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ALCOA apresenta nova tecnologia de soldagem para o mercado automotivo

A solda por fricção (friction stir welding, em inglês), também conhecida como soldagem no estado sólido, é considerada excelente solução para o alumínio, um dos materiais leves mais aplicados para a redução de peso dos veículos.

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Falar sobre a utilização deste processo no mercado automotivo brasileiro é a proposta de Paulo Kodama, supervisor de Contas da ALCOA, que participará do 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia, dia 7 de junho, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

Segundo Kodama, estudos recentes demonstram que a solda por fricção é solução para o alumínio por oferecer diversos ganhos de produtividade e eliminar defeitos provenientes do sistema convencional de solda por ser um processo que não possui fase líquida.

“Possibilita, por exemplo, manter a retilineidade na soldagem e a estrutura do material, podendo unir, inclusive, materiais dissimilares”, aponta.

Considerado um processo adequado à indústria por ser hoje totalmente escalável, a solda por fricção tem utilização crescente no mundo, segundo Kodama.

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“Como o Brasil ainda precisa de investimentos neste tipo de processo, nada melhor do que despertar o interesse de uma indústria de massa como a automotiva para a expansão deste processo aqui”, avalia o engenheiro.

Paulo Kodama é engenheiro metalurgista graduado pelo Centro Universitário da FEI e pós-graduado em Marketing com Ênfase em Gestão de Vendas pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Possui ampla experiência na área de desenvolvimento de aplicações metalúrgicas, como alumínio extrudado e aço plano.

“Os simpósios da SAE BRASIL elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e preparam os profissionais da engenharia para os desafios competitivos atuais e futuros”, aponta Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO

08h – Abertura com Marco Colosio, chairperson do 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia.
Painel “Avanços das Tecnologias dos Materiais Ferrosos no Setor Automotivo”

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08h30 – Palestra “Otimização da Conformação a Quente de Aços com Nanoprecipitados a Base de Nióbio”, com Hardy Mohrbacher, sócio-diretor da NiobelCon.

09h – Palestra “Avançados Aços de Alta Resistência – Próxima Geração”, com Alexandre Cortez, especialista em Desenvolvimento de Projetos Automotivos da ArcelorMittal.

09h20 – Palestra “Soluções Leves – Tecnologias e Tendências para o Mercado Brasileiro”, com Frederico Hirota, gerente de Desenvolvimento de Estruturas da Benteler.

09h40 – Palestra “Recentes Desenvolvimentos dos Aços AHSS e PHS para o Segmento Automotivo – Desafios e Estratégias”, com Augusto de Oliveira, coordenador da Engenharia de Aplicação de Produtos e Soluções Inovadoras da CSN.

Debate moderado por Mauro Paraiso, gerente de Materiais Metálicos da Mercedes-Benz.
Painel “Avanços das Tecnologias dos Não Ferrosos no Setor Automotivo”

10h55 – Palestra “Tecnologia em Estampagem de Alumínio para o Setor Automotivo”, com Fabio Meneghine, gerente da Área de Acabamento da Novelis.

11h15 – Palestra “FSW (Friction Stir Welding) em Aplicações Automotivas”, com Paulo Kaneji Kodama, supervisor de Contas da ALCOA.

11h35 – Palestra “Alumínio de Alta Resistência para Sistema de Absorção de Impacto em Veículos de Passeio”, com Carolina Sayuri Hattori, engenheira da Votorantim Metais.

Debate moderado por Roberto Garabosky, da Ford.
Painel “Novos Materiais na Soldagem Automotiva”

12h05 – Palestra “Sistemas de Exaustão : Soluções para Aumentar a Produtividade e Reduzir os Custos de Fabricação”, com Ronaldo Cardoso Junior, gerente de Produtos da ESAB.

12h25 – Poster Session: Soldagem Automotiva.

Debate moderado por José Castillo, assessor de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil.
Painel “Avanços das Tecnologias dos Materiais Poliméricos e Nanotecnologia no Setor Automotivo”

14h05 – Palestra “Overview da Nanotecnologia Automotiva”, com Adriano Marim, pesquisador do IPT.

14h35 – Palestra “Desenvolvimento de Aplicações de Materiais Poliméricos no Setor de Transporte”, com Gustavo Spina de Almeida, coordenador de Tecnologia do SENAI.

14h55 – Palestra “Estudo e Caracterização de um Compósito de Polipropileno e Pneu em Pó para Uso em Encapsulamento de Motor”, com Kelly Cristina Lixandrão, doutoranda em Nanociências e Materiais Avançados da UFABC (Universidade Federal do ABC).

Debate moderado por Flavio Lemos, líder técnico da EDAG.
Painel “Materiais Avançados & Engenharia de Superfície”

15h20 – Palestra “Soldagem AHSS”, com Marcelo Carboni, gerente de Desenvolvimento da CBMM.

15h40 – Palestra “Efeitos Tribológicos da Qualidade Superficial de Chapas na Vida Útil de Ferramentas de Estapagem”, com João Henrique Souza, supervisor de Pesquisa & Desenvolvimento da Brunning.

16h – Palestra “Soluções em Revestimento de Matrizes para Conformações em Aços de Alta Resistência (Cold Forming/ Hot Forming)”, com Marcos Lima, gerente de Contas da Oerlikon.

16h20 – Palestra “O Laser na Manufatura Aditiva e no Tratamento Térmico”, com Diogo Corazza, engenheiro de Aplicação da Trumpf.

16h40 – Palestra “Novos Materiais para Arames”, com Vincent Vermeersch, gerente de Mercado Global da Belgo Bekaert Arames.

Debate moderado por Jesse Paegle, sócio-diretor da JWP Engineering & Consulting.
17h – Encerramento com Plínio Cabral Jr., diretor da Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL.

9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia
Data: 7 de junho, das 8h às 17h.
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT (Auditório do Prédio 50) – av. Profº Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo.

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