quarta-feira, 19 junho , 2024
28 C
Recife

Boletim Técnico | Veículos híbridos plug-in

Geralmente equipados com dois motores – um elétrico e um à combustão –, os veículos híbridos já são uma realidade no mundo. No Brasil, o incentivo mais importante é o desconto de até 35% na alíquota para importação, que também inclui os chamados veículos híbridos plug-in, do termo em inglês para “conectado”.

- Publicidade -

Esses veículos são movidos por um motor elétrico e um outro motor à combustão, porém, diferentemente dos híbridos convencionais, os plug-in podem ter suas baterias recarregadas com uma tomada elétrica.

Os híbridos plug-in podem usar somente o motor elétrico ou somente a combustão para poder rodar, mas, quando há uma solicitação de mais potência por parte do motorista, os dois motores podem ser acionados simultaneamente. Essas seleções dos motores geralmente são feitas de forma automática.

Apesar de esses veículos poderem ser recarregados pelas tomadas convencionais, de 110v ou 220v, nessa situação precisam de mais tempo para recarga, chegando a 22 horas para uma carga completa.

Só que essas duas alternativas não são as únicas opções, há também postos de abastecimento que fazem essa recarga de forma mais rápida, diminuindo o tempo em mais de 95%.

- Publicidade -

Os carregadores de carga rápida possuem conectores específicos para essa função, com correntes elétricas altas, fornecendo mais energia ao veículo em menos tempo, em recargas de bateria de até 30 minutos.

Esses conectores possuem diferentes características de acordo com o modelo do veículo, o que torna mais difícil para o usuário recarregar em postos públicos.

Conectores – Os tipos de conectores mais comuns são:

Conector SAE J1772 – Conforme a norma da SAE, esse tipo de conector utiliza corrente alternada para a recarga das baterias, e limitação de corrente, o que faz com que tenha recargas mais lentas. Possui sistema de comunicação com o veículo e proteção para evitar riscos na aproximação do conector ao carro no momento da recarga.

Conector Mennekes – Com características parecidas com o conector baseado na norma SAE, este também usa corrente alternada para recarregar a bateria do veículo, porém seus pinos de conexão são diferentes dos do conector SAE. Sua característica permite recargas semirrápidas devido às correntes elétricas mais altas.

- Publicidade -

CHAdeMO – Carregador de carga rápida, é mais comum no mercado asiático e permite alta potência. Usa corrente elétrica contínua para recarregar as baterias, além dos sistemas de proteção contra choque.

Conector combo – Reunindo os dois tipos de carregadores em um só modelo, esse tipo de conector pode usar corrente alternada ou contínua para efetuar a recarga, dependendo do posto de carregamento. Também tem os mesmos tipos de proteção contra choque elétrico durante a recarga.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente