sexta-feira, 19 julho , 2024
28 C
Recife

WABCO mostra solução para o monitoramento da pressão do pneu

O Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) divulgou uma pesquisa que revelou que 60% dos caminhões que estão nas estradas brasileiras têm problemas por falta de manutenção preventiva.

A pesquisa integra a campanha Caminhão 100% e trouxe dados que comprovam que a falta de manutenção causa acidentes. As avaliações levaram à conclusão de que 25% dos caminhões estão com algum tipo de comprometimento na barra de direção e terminais; o cubo de roda (que afeta os pneus), com 22%, e a embreagem, 18%.

- Publicidade -

Nos Estados Unidos, em levantamento semelhante feito pela NHTSA (sigla para National Highway Traffic Safety Administration), agência governamental norte-americana responsável pela segurança no trânsito, pneus defeituosos são as principais causas de acidentes envolvendo veículos comerciais.

Para ajudar o motorista a seguir com mais segurança pelas estradas, a WABCO – fornecedora global líder em tecnologias e serviços que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais – desenvolveu o OptiTire™, sistema que monitora de maneira constante a pressão do pneu, alertando o condutor quando ela está abaixo do normal.

Outro estudo, feito pela fabricante de pneus Michelin, revela a importância desse item para a segurança: estima-se que 30% das avarias em caminhões são causadas por falhas do pneu. Além disso, o estudo mostra que rodar com o pneu com a pressão 15% acima ou abaixo do recomendado reduz a vida útil em até 10%.

- Publicidade -

Além do atributo de segurança, equipar caminhões, ônibus e semirreboques com monitores em pneus resulta em economia do consumo de combustível, conhecido como um dos maiores fatores de custos para frotistas.

Quanto maior a resistência do pneu no rolamento, maior o consumo de combustível e, consequentemente, aumentam também as emissões de gás carbônico. Ao assegurar a pressão certa do pneu, o OptiTire proporciona tanto a economia de combustível quanto uma significativa redução de emissões de até 2%.

WABCOOptiTire – A mais nova geração do OptiTire é o primeiro sistema que permite aos fabricantes de veículos escolher se os sensores ficam na parte interna ou externa das rodas.

- Publicidade -

O OptiTire auxilia na melhora da faixa de temperatura do pneu e detecta rapidamente qualquer perda de ar, o que ajuda na manutenção.

O OptiTire proporciona uma economia de combustível de até 2% e aumenta a vida útil do pneu, já que o sistema auxilia na manutenção da pressão nos níveis recomendados.

Por ser especificamente projetado para reduzir custos de operação e melhorar a segurança da frota, a mais recente geração de sistema de monitoramento de pressão dos pneus da WABCO é fácil de adaptar em uma ampla gama de veículos comerciais.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão