domingo, 19 maio , 2024
28 C
Recife

Grupo PSA promove 1º Desafio Openlab Mobilidade em São Paulo, em parceria com Mackenzie e IVM

A criação da Direção Mundial dos Serviços de Mobilidade do Grupo PSA, cujo objetivo é propor soluções de mobilidade sustentável, inteligente, segura e compartilhada para garantir a liberdade de movimento para todos, demonstra a importância desse tema.

- Publicidade -

O recente lançamento da Free2Move, a marca mundial de serviços de novas mobilidades, que agrupará o conjunto das ofertas de serviços conectados e de mobilidades, também reforça o objetivo do Grupo PSA em se tornar o fornecedor de serviços de mobilidade preferido mundialmente.

No Brasil, o Grupo PSA e alguns de seus parceiros também trabalham o desafio da mobilidade no futuro de forma integrada com Universidades e Centros de Pesquisas.

E, através desse trabalho, nasceu o 1º Desafio Openlab Mobilidade São Paulo 2030, uma parceria do Grupo PSA, do Instituto Cidade em Movimento (IVM – Institut pour la Ville en Mouvement) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

O objetivo desta ação é estimular a reflexão sobre o futuro da cidade de São Paulo no que se refere à mobilidade e encorajar projetos de soluções inovadoras em transporte autônomo.

- Publicidade -

Essa ação será implementada através da reunião de estudantes e especialistas de diversas áreas do conhecimento para pesquisa, debate, reflexão e elaboração de projetos criativos para a mobilidade do futuro próximo nas cidades latino-americanas.

No amplo escopo de questões relacionadas à mobilidade, o 1º Desafio Openlab de Mobilidade São Paulo 2030 tem foco nos seguintes temas:

· Novas utilidades para o carro e o surgimento do veículo autônomo.
· Mudanças de paradigmas e de configuração urbana em função das novas alternativas de transporte e da intermodalidade.
· Desenvolvimento de novos tipos de serviços, conexões e demandas relativas à mobilidade e ao transporte.

A escolha dos grupos de trabalho seguiu os critérios de: criatividade; impacto sobre as pessoas, a cidade e o meio ambiente; se o modelo da proposta pode ser replicado ou aprimorado; e a simplicidade de execução da iniciativa e compreensão pela população e agentes envolvidos.

Para Emmanuel Hedouin, Gerente Geral de Pesquisa e Engenharia Avançada do Grupo PSA, as pesquisas de mobilidade na América Latina precisam cada vez mais de uma visão multidisciplinar: “Inserir jovens estudantes de várias áreas nesse tema é uma oportunidade de ‘sair da caixa’ e propormos novas soluções que se adaptem à realidade local. Eles são os nossos clientes de amanhã e ter essas opiniões é essencial, pois refletem o desejo das pessoas que utilizarão os nossos produtos e a nossa oferta de serviços no futuro. A mobilidade hoje é prioridade para o Grupo PSA e participar de projetos que possibilitem uma melhoria e desenvolvimento nesses setores é muito importante”, explicou.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Fiat Toro

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais