quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Como identificar o verdadeiro Hardox, produzido pela SSAB

Pensando em como evitar possíveis cópias ilegais do aço de alta resistência Hardox no mercado brasileiro, a SSAB, siderúrgica fabricante de aços de alta resistência com unidades produtivas na região nórdica e nos Estados Unidos, reuniu algumas medidas para reconhecer o produto, garantindo segurança e qualidade para seus clientes e usuários finais e também, evitar prejuízos.

- Publicidade -

As chapas de aço Hardox têm diversas grades de durezas (350 a 650 Brinell), ampla faixa de espessuras, dimensões e características próprias e únicas, e assim oferecendo opções para reduzir o desgaste de produtos ou equipamentos, reduzir o tempo de fabricação, aumentar a vida útil e aumentar a produtividade das operações.

“Todas as chapas Hardox são numeradas e contêm um certificado individual, o que demonstra a autenticidade do material”, afirma Diego Rigoletto, Gerente Regional de Vendas da SSAB.

- Publicidade -

É possível identificar o verdadeiro aço Hardox a partir de dois exemplos: pelas chapas grossas laminadas a quente, com dimensão padrão de 2500 x 6000 (fabricadas na Suécia e nos EUA) e pelas tiras laminadas a quente e a frio, com dimensão padrão de 1500 x 5800 (fabricadas na Suécia e Finlândia).

Lembrando que outras dimensões disponíveis também possuem a mesma marcação.

Para a chapa grossa laminada a quente, Diego conta que toda chapa tem uma marcação puncionada indicando sua grade e sua identificação (número de lote e chapa) e uma pintura amarronzada, o que facilita a identificação pela cor.

- Publicidade -

“Essa pintura refere-se a um primer de proteção contra corrosão atmosférica”, diz.

Toda chapa tem diversas informações impressas nas cores branca ou preta, com a dimensão impressa – no exemplo, 15 x 2500 x 6000, vem com a marcação da grade do Hardox: Hardox 450, 500, 550, etc., e estampa o nome da usina.

“No nosso caso, SSAB significa Ssvenskt Stal A.B. – Aço Sueco S.A.” comenta. Além disso, o aço também tem o nome da cidade e estado onde a usina está localizada, como por exemplo, Oxelosund (Suécia) e Alabama (EUA). Todas as chapas são entregues com bordas aparadas também.

No caso das tiras laminadas a partir de bobina, o material vem em fardos embalados, que são identificados por meio de etiquetas alocadas em cada um, com as seguintes informações: a indicação da grade do Hardox, o nome da usina, que este material é produzido somente na Suécia (SSAB EMEA AB, Sweden) e sua dimensão – no exemplo, 4 mm x 1500 x 4020.

Os dois casos – chapas grossas e tiras laminadas – trazem o número da corrida e o número da chapa. “Esta informação liga cada chapa a um certificado de qualidade”, conclui Diego.

Em resumo, todas as chapas ou bobinas da SSAB vêm com uma identificação com:

– Espessura;

– Largura e comprimento;

– Número de lote e chapa (nos casos de chapas grossas);

– Nome do material (Hardox);

– Grade: Hardox 400, 450, 500 etc.;

– Usina onde foi produzida.

Primer e bordas aparados são importantes neste processo também.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança