domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Ford marca gerações com grandes momentos do Mustang no cinema

O Mustang é um carro da Ford muito desejado e associado a grandiosos momentos, ao status e sonho de consumo de várias gerações.

- Publicidade -

O seu carisma vai muito além do asfalto e foi simbolizado também no cinema, como astro de produções que marcaram época.

Em 53 anos de história, o esportivo soma nada menos que 3.800 aparições em filmes e na TV, um marco que ultrapassa a soma de mais de 20 artistas de primeiríssima linha.

Selecionar os momentos mais marcantes dessa carreira de sucesso do Mustang é uma difícil tarefa e as cinco produções listadas aqui com certeza estão entre as mais famosas, mostrando o poder e a renovação do mito em diferentes épocas.

1 – 007 Contra Goldfinger (1964) – O Mustang estreou cedo nas telas e nunca mais saiu de cena.

- Publicidade -

Apenas oito meses depois do seu lançamento, na Feira Mundial de Nova York de 1964, um modelo conversível branco foi usado pela bela assassina que perseguiu James Bond em “Goldfinger”.

A perigosa estrada de Furkapass, nos Alpes Suíços, serviu como cenário para as cenas de perseguição. Uma das passagens de maior impacto é o momento em que o agente destrói os pneus do Mustang conversível de Tilly Masterson.

2 – Bullitt (1968)

Em 1968 o Mustang já era um ícone nas ruas, mas Steve McQueen o transformou em um astro do cinema com personalidade própria, naquela que é considerada a melhor perseguição de carros já filmada: o clímax final de 9 minutos de “Bullitt”.

A mesma sequência foi refeita 44 anos depois para a TV, no final da série “Alcatraz”.

- Publicidade -

O caráter marcante do Mustang GT verde eternizado no filme resultou na criação de várias edições comemorativas, como a do modelo de 2001 pilotado por Chad – filho de Steve McQueen – numa reconstituição da famosa cena de perseguição nas ruas de São Francisco.

O Mustang Bullitt original foi encontrado recentemente no México, ainda com as marcas dos dois maiores impactos sofridos durante as gravações.

3 – 007 – Os Diamantes são Eternos (1971)

Quando se viu encurralado num beco sem saída pela polícia de Las Vegas, James Bond realizou uma das manobras mais arriscadas do cinema e inclinou seu Mustang Mach 1 em duas rodas, passando por um caminho de pedestres e provando para o mundo, e para o próprio 007, a potência do modelo.

4 – 60 Segundos (2000)

A refilmagem de “60 Segundos”, no ano 2000, produziu outro clássico, um Mustang Eleanor 1967 prata e preto, dirigido por Nicolas Cage.

No remake do filme de mesmo nome lançado em 1974, o protagonista é forçado a roubar 50 carros de luxo numa noite. Para tentar despistar as autoridades, ele dá nomes de mulheres a cada modelo.

O último desses modelos, um Mustang Shelby GT500, foi chamado de Eleanor e protagonizou uma das melhores cenas de perseguição policial dos anos 2000. Ele é o único Mustang da história a ter o seu nome incluído como astro nos créditos de um filme.

5 – Eu Sou a Lenda (2007)

Mais recentemente, em 2007, Will Smith foi o protagonista de “Eu Sou a Lenda”, filme pós-apocalíptico em que usa seu Mustang Shelby GT500 para encontrar a cura de um mal que dizimou a raça humana.

Depois de seis gerações e uma forte ligação com a cultura pop, o “muscle car” se tornou o esportivo mais vendido do mundo e será lançado em breve pela Ford no Brasil.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança