quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Insegurança: Renault Sandero/Logan continua com uma estrela

A terceira série de resultados do Latin NCAP de 2018 foi apresentada hoje com resultados alentadores para o Mitsubishi Eclipse Cross, que acabou de ser lançado, ganhando cinco estrelas para os adultos e três estrelas para a proteção infantil e, mais uma vez, um resultado decepcionante para o Renault Sandero/Logan que apenas conseguiu uma estrela para a proteção do ocupante adulto e três para a proteção infantil.

- Publicidade -

O Mitsubishi Eclipse Cross, que acabou de ser lançado, ganhou cinco estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto e três estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil.

O Eclipse Cross oferece uma boa proteção para adultos no impacto frontal, lateral e lateral de poste, tendo sido aprovado, também, no teste de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).

- Publicidade -

O Eclipse Cross conta com sete airbags como equipamento padrão, sendo um deles para os joelhos do motorista.

A qualificação de três estrelas para a proteção infantil é explicada pela escolha dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) utilizados no teste, que apenas podem ser ajustados usando cintos de segurança, proporcionado uma baixa proteção em ambos os dummies infantis.

O fabricante decidiu não colocar à disposição SRIs com ancoragens ISOFIX para os consumidores antes do teste, portanto não foram usados.

- Publicidade -

Contudo, o carro oferece ancoragens ISOFIX padrão aprovadas de tamanho i-size.

Se esse veículo tivesse tido SRI com ISOFIX, teria apresentado melhores resultados. Todos os SRIs avaliados foram aprovados no teste de instalação.

O carro também conta com cintos de três pontos em todos os bancos.

O popular Renault Sandero/Logan conseguiu apenas uma estrela para a Proteção do Ocupante Adulto e três estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil.

O Sandero/Logan obteve uma proteção pobre no peito do motorista no impacto frontal e lateral, explicando a única estrela para a Proteção do Ocupante Adulto.

Apesar de o Sandero/Logan contar com barras laterais nas portas, a falta de uma estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia, para o impacto lateral, explicam o baixo rendimento no impacto lateral.

O Sandero/Logan ainda não oferece cintos de três pontos em todos os bancos de forma padrão, não tendo ancoragens ISOFIX como equipamento padrão.

Esse fato surpreende levando em conta que o Sandero lançado na África, testado pelo Global NCAP, possui cintos de três pontos em todos os assentos, bem como ISOFIX como equipamento padrão.

A Renault confirmou que irá melhorar o desempenho de segurança do Sandero/Logan.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

“É alentador encontrar mais modelos cinco estrelas na região. Contudo, para alguns fabricantes, a proteção dos ocupantes infantis ainda não conta com a mesma prioridade que para os ocupantes adultos. É uma enorme preocupação para o Latin NCAP que ainda um dos modelos mais vendidos na região, como é o Sandero/Logan, ofereça um nível de proteção tão baixo, que não possua ESC e tenha uma proteção mínima contra impactos laterais.

Nosso trabalho demonstrou que testar modelos e publicar seus resultados para informar adequadamente os consumidores é a ferramenta mais poderosa e eficiente, que está impulsionando o mercado latino-americano a contar com mais carros seguros, além e bem antes que as regulações governamentais.

Essa mudança é, em grande parte, por causa dos consumidores e gerentes de frota.

Os governos deveriam alentar e promover a qualificação obrigatória para todos os automóveis vendidos em seus mercados, visando acelerar a mudança em direção a carros mais seguros.

Os governos deveriam impulsionar e criar incentivos para todos os carros contarem com tecnologias de segurança ativa, como o ESC e a frenagem autônoma de emergência.

Ricardo Morales Rúbio, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, comentou:

“Os últimos resultados do Latin NCAP mostram claramente as consequências da falta de regulamentações sólidas em toda a região da América Latina e do Caribe. Os carros mais vendidos ganham, ainda, resultados decepcionantes, sendo isso inaceitável para os consumidores. Alentamos a melhorar esses modelos à brevidade, assumindo ações claras de responsabilidade corporativa que serão refletidas em vidas salvas”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança