quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Fras-le compra Nakata e amplia presença no mercado de reposição

A Fras-le expande sua atuação no mercado de reposição ao anunciar a compra integral das ações da Nakata Automotiva, sediada em São Paulo, incluindo suas unidades nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

- Publicidade -

A empresa, consolidada entre as líderes do setor, fabrica e comercializa componentes destinados a veículos leves, pesados e motocicletas, incluindo um amplo portfólio de produtos para suspensão, direção, transmissão, freio e motor.

A transação, no valor de R$ 457 milhões, envolve todas as operações e negócios. Tanto a gestão, quanto os 416 funcionários serão mantidos.

- Publicidade -

A conclusão da aquisição está condicionada, dentre outros, à aprovação da Assembleia Geral Extraordinária de acionistas da Fras-le, a ser agendada, e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), bem como dos demais órgãos de defesa da concorrência em outras jurisdições, conforme aplicável.

A expectativa da Companhia é de que o negócio seja consolidado no segundo trimestre de 2020.

Segundo Sergio L. de Carvalho, CEO da Fras-le e COO da Divisão Autopeças das Empresas Randon, a aquisição reflete a sinergia com os planos estratégicos de crescimento da empresa: “Com a Nakata, a Fras-le adiciona itens de suspensão, direção e powertrain aos produtos do sistema de frenagem que já integram o atual portfólio, podendo aumentar significativamente sua penetração no mercado de reposição nacional. Se beneficia tanto a empresa, que ganha diferencial competitivo, quanto o cliente, que conta com maior diversidade de produtos”, declara.

- Publicidade -

Embora atue mais focada na reposição da linha leve, a Nakata também tem opções para a linha pesada.

Seus principais produtos, entre outros, incluem amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, juntas homocinéticas, juntas universais, bombas, componentes de eixos, de tração leve e sistemas de direção.

Jorge C. Schertel, CEO da Nakata mencionou que “o time da Nakata Automotiva se sente muito honrado pela união com uma das mais importantes empresas do setor de autopeças. São duas empresas líderes e complementares que produzirão relevantes resultados para seus funcionários, acionistas, clientes e fornecedores. Com valores e princípios éticos similares e a combinação entre as melhores práticas e soluções, toda a cadeia de clientes será beneficiada”.

A Nakata soma-se a um portfólio recente de aquisições e negócios voltados ao mercado de reposição brasileiro e exportação. Em 2018, a Fras-le comprou a Fremax, tradicional fabricante de discos de freio.

No mesmo ano, assumiu o controle da Jurid do Brasil, dedicada à produção de pastilhas de freio. Em 2012, adquiriu a Controil, que fabrica componentes para sistema de freio hidráulico.

Em sua trajetória de mais de 65 anos, a Fras-le sempre olhou para o mercado externo. O processo de globalização, entretanto, se intensificou mais recentemente. O ano de 2017 foi um dos períodos de maior expansão, notadamente no mercado internacional.

A Companhia realizou importantes aquisições e associações envolvendo três empresas da Argentina e do Uruguai.

Na Índia, por meio de uma joint venture com a ASK Automotive (P) Ltd, criou a ASK Fras-le Friction para fornecimento aos mercados da própria Índia, Bangladesh, Nepal e Sri Lanka. Também duplicou a unidade fabril da China e, ainda, instalou um escritório de vendas e um centro de distribuição na Colômbia.

Perfil Nakata Automotiva – Há quase sete décadas, a marca Nakata se confunde com a história da indústria automotiva brasileira, participando ativamente da evolução e consolidação desse setor.

Dadas as características únicas e necessidades crescentes da Reposição Independente nos últimos 15 anos, dedica-se exclusivamente a este mercado, com linhas completas e produtos líderes nos segmentos de suspensão, direção e transmissão, além de soluções em freios e motopeças.

Com produtos de elevada performance, associados a serviços únicos no aftermarket, Nakata é sinônimo de qualidade e confiança.

Pesquisa & Desenvolvimento, excelência em manufatura, marketing e distribuição fazem com que os produtos Nakata estejam disponíveis não só em todo mercado nacional, mas também no exterior.

Comprometida com o aftermarket e, visando fornecer conforto e segurança a seus consumidores, a Nakata tem na inovação e excelência em produtos e serviços, sua razão de ser.

Perfil Fras-le – Integrante das Empresas Randon desde 1996 e com fábricas no Brasil, Estados Unidos, China, Argentina, Uruguai e Índia, centros de distribuição na Argentina, Alemanha, Estados Unidos e Colômbia e operações comerciais no Chile, México, Emirados Árabes e África do Sul, a Fras-le possui capacidade produtiva e estrutura comercial capaz de atender às demandas internacionais de maneira rápida e eficiente.

Com um portfólio de mais de 14.000 referências em produtos em diversas marcas, sua linha é formada por pastilhas e lonas para freio de veículos pesados, pastilhas, lonas e sapatas para veículos leves.

Também produz revestimentos de embreagem, pastilhas e sapatas para motocicletas, pastilhas para aeronaves, pastilhas e sapatas para trens e metrôs.

Outra linha é a de lonas moldadas e trançadas, placas universais, discos e tambores para freios, produtos para o segmento de freio hidráulicos como cilindros mestre, de roda e embreagem, kits de reparo, líquidos de freio e radiador, filtros, dentre outros.

Além do Brasil, atualmente a Fras-le comercializa seus produtos em mais de 126 países.

Sobre as Empresas Randon – Com 70 anos de história, as Empresas Randon são referência global em soluções para o transporte, atuando nos setores de reboques e semirreboques, veículos fora-de-estrada, autopeças e serviços financeiros.

Por meio das empresas Randon Implementos, Randon Veículos, Fras-le, JOST Brasil, Master, Suspensys, Suspensys WE/Castertech, Randon Consórcios, Banco Randon e suas controladas, o grupo se tornou líder em diversos segmentos, apostando no forte investimento em tecnologia e pesquisa e desenvolvimento.

Além disso, possui ampla atuação no ecossistema de inovação, através do Instituto Hercílio Randon, e trabalha na transformação social por meio do Instituto Elisabetha Randon.

Faz parte do Nível 1 de Governança Corporativa da B3, figurando entre as maiores empresas privadas brasileiras, e, a partir da sua sede em Caxias do Sul (RS) e das unidades espalhadas pelo mundo, exporta para mais de 100 países, em todos os continentes.

Saiba mais em: www.fras-le.com

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança