terça-feira, 19 março , 2024
28 C
Recife

Ford desenvolve simulador de corridas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

O simulador Team Fordzilla Ford Adapta criado na Espanha dá mais acessibilidade aos fãs de videogames

Os videogames mais modernos de corrida, como os usados nos eSports (esportes eletrônicos), são verdadeiros simuladores que fazem o jogador se sentir no comando de um automóvel real, com volante, pedais e câmbio.

A Ford apresentou na Europa o primeiro simulador de games criado e adaptado às necessidades de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O equipamento, chamado Team Fordzilla Ford Adapta, foi inspirado nos veículos adaptados da marca.

A sua peça chave é o volante, equipado com comandos que permitem o acionamento manual do acelerador e do freio.

Desse modo, jogadores com deficiência ou limitação de movimentos podem ter uma experiência de direção semelhante à de um carro tradicional e competir no mais alto nível.

O simulador foi desenvolvido pela empresa especializada Hi-Speed ​​Simulators, com apoio da Ford Espanha e da Fundação ONCE, através do programa para a mobilidade Ford Adapta, e do Team Fordzilla, equipe de eSports da Ford.

Ele é compatível com diferentes consoles e jogos, incorpora um software com modo de mobilidade reduzida e tem a opção de realidade virtual ou até três monitores 4K.

Para apresentar o novo simulador, a Ford convidou Cisco García, um dos melhores tenistas profissionais em cadeira de rodas da Espanha e fã de videogames.

Ele sofreu uma lesão na medula espinhal em um acidente, mas sempre buscou novos desafios e lutou pela acessibilidade no esporte.

Segundo o atleta, o simulador Ford Adapta é “perfeito”.

“Em vez dos pedais, você troca de marcha, acelera e freia no volante. Ele tem um colete que te faz vibrar como se estivesse dentro do carro e há também fones com um som brutal. Você sente que está realmente dentro de um carro de corrida”, elogia.

A iniciativa está integrada aos valores de acessibilidade, inclusão, competitividade e diversão do Team Fordzilla.

Mais informações sobre o equipamento desenvolvido na Espanha estão disponíveis em www.fordadapta.com.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn