domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Em 65 anos de Brasil, EATON mantém foco em soluções para veículos à combustão e mira no mercado de eletrificação

A EATON está comemorando 65 anos de Brasil com uma estratégia focada em três importantes macrotendências: transição energética, sustentabilidade e digitalização.

- Publicidade -

Estas frentes estão norteando os negócios da multinacional a nível global e local com o objetivo de ampliar a presença da empresa nos mercados em que atua e expandir o fornecimento de suas soluções para novos segmentos.

Até 2030, cerca de 95%* do mercado da América do Sul de veículos comerciais leves e carros de passageiro ainda devem ser equipados com motorização à combustão, considerando a aplicação em veículos híbridos que necessitam desses mesmos componentes. Enquanto apenas cerca de 5%* serão puramente elétricos.

Para isso, a EATON mira no mercado futuro, mas mantem os investimentos e suporte aos clientes nesta fase de transição da indústria.

Além disso, uma estratégia de transformação digital a nível global contempla novos modelos de negócio, experiência digital do cliente, fábrica do futuro (Indústria 4.0) e produtividade funcional.

- Publicidade -

“Acreditamos que o movimento de hibridização é uma realidade mais próxima do Brasil, por isso, a perspectiva é manter um crescimento contínuo no mercado de motores à combustão ao longo dos próximos anos e introduzir soluções híbridas a esse cenário. Ao mesmo tempo que prevemos crescer nesse segmento, nosso know-how profundo em eletrificação com soluções que já rodam em outros países, nos permite seguir com investimentos robustos para atender as demandas futuras de veículos movidos 100% à bateria. Trabalhamos focados em resultados nas áreas de sustentabilidade e digitalização para atender as necessidades da transição energética e também do futuro”, comenta Antonio Galvão, presidente do grupo Veículos e Corporativo da EATON para a América do Sul.

Nesse sentido, a EATON oferece em seu portfólio soluções mais limpas que equipam motores à combustão e suportam a transformação da mobilidade, como as válvulas do sistema ORVR, que são utilizadas nos tanques de combustíveis de veículos de passeio e reduzem até 98% de emissões evaporativas, as válvulas ocas (hollow) de motor, pump actuator, atuador de válvula variável e engine break que propiciam uma queima de combustível otimizada para cada condição de uso e podem ser equipados em caminhões e carros.

Além disso, como solução pós-tratamento, o eHeater trabalha para elevar a temperatura dos gases de combustão enquanto o motor opera em regime frio e melhora a eficiência do sistema de pós-tratamento.

Com um share relevante e em crescimento para os câmbios automatizados, que adentraram no mercado em 2019, as transmissões da Eaton estão presentes nos principais fabricantes de caminhões e ônibus de veículos comerciais leves da América do Sul (6 a 13 toneladas), enquanto a transmissão automatizada Ultrashift Plus MHD já está consolidada no segmento de médios e semipesados (14 a 35 toneladas).

Já no portfólio eMobility, a multinacional está preparada para novos negócios com uma completa infraestrutura de soluções que inclui sistemas de distribuição e eletrônica de potência e conectores de rede.

- Publicidade -

Em janeiro 2022, a aquisição global da Royal Power Solutions ampliou a oferta de uma gama de soluções de conectores, que já atendem veículos à combustão, híbridos e elétricos.

No segmento de reposição, a projeção para 2023 é manter um crescimento na casa dos dois dígitos e lançar no mercado 12 produtos, sendo que uma das novidades está para ser lançada ainda neste ano, reforçando a estratégia em alcançar novos mercados e ir além dos produtos convencionais: será a embreagem centrífuga, que atua como acoplamento para transferir o torque do motor a diesel do equipamento de refrigeração para o compressor e é aplicada em transporte refrigerado.

*Fonte: IHS LV Powertrain + Alternative Propulsion Forecast, Setembro 2022

Eaton no Brasil há 65 anos – Atualmente, quatro plantas do país (Caxias do Sul, Mogi Mirim, São José dos Campos e Valinhos) desenvolvem e produzem soluções para o mercado automotivo e, uma fábrica em Porto Feliz e um escritório em São Paulo se dedicam ao portfólio para o setor elétrico.

A EATON cresceu em solo brasileiro e reúne números e marcos relevantes nos mercados em que atua. Grandes montadoras de veículos comerciais, vocacionais e carros de passeio que são líderes do mercado automotivo são clientes da empresa, além da presença consistente no setor do agronegócio também.

No segmento elétrico, fornece suas tecnologias para os mais diversos clientes, contribuindo para concessionárias de energia, redes de fast food, estádios, hospitais, emissoras de TV, usinas, mineradoras, shoppings, hotéis e centros de pesquisa.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança