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Pernambucana, Rampage é a picape mais potente e veloz do Brasil e custa a partir de R$ 239.990

O Polo automotivo da Stellantis, em Goiana, Pernambuco, mostra que é possível evoluir sempre. E dessa vez o passo mostra a importância de termos uma das fábricas mais modernas da Stellantis no mundo, com o lançamento da primeira picape Ram concebida e desenvolvida no Brasil, a Rampage.

Fui até São Paulo, atendendo convite da Ram e vou mostrar para vocês as primeiras impressões da picape que promete mexer com o segmento, afinal, são três versões, duas opções de motorização e maior conteúdo tecnológico do mercado, com recursos de auxílio à condução e o novo sistema Ram Connect.

A Rampage faz sua estreia mundial no Brasil carregando muitas primazias

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Quinto veículo a sair do Polo Stellantis de Goiana (PE), que já contabiliza cerca de 1,4 milhão de unidades produzidas, a Rampage estará na rede de concessionárias Ram – prestes a ter mais de 100 lojas – a partir de agosto, em três versões, cada uma com personalidade própria: Laramie, Rebel e R/T.

Apoiados por times norte-americanos da Ram, o projeto da Rampage foi realizado por mais de 800 engenheiros e técnicos no Brasil, superando 1,2 milhão de horas de desenvolvimento.

O investimento na picape passou de R$ 1,3 bilhão, do total de R$ 16 bilhões que a Stellantis está alocando no país entre 2018 e 2025.

Pré-venda já começa nesta quinta-feira, 22 de junho, às 10h, pelo site da marca.

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Apesar da lateral trazer algumas semelhanças com a Fiat Toro, a carroceria é toda nova e foi dada uma atenção especial às proporções de todos os volumes, para a carroceria ficar “musculosa”, de qualquer ângulo que se veja.

Os designers da Stellantis também trabalharam para que cada versão da Rampage pudesse mostrar uma identidade específica.

Por isso, na Rebel o visual off-road dá as cartas, com o uso extensivo de peças externas com acabamentos preto e grafite. Da mesma forma que na “irmã maior” Ram 1500 Rebel, as rodas e a grade, em formato trapezoidal, têm desenho exclusivo.

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Na Rampage Laramie, predominam os acabamentos cromados e prateados em peças como grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro, trazendo um estilo mais tradicional, como nas Ram 2500 e 3500.

Já na versão mais esportiva, a R/T, toda a tradição da sigla famosa (“Road/Track”, Estrada/Pista) é exibida com uma mescla de componentes na cor da carroceria e pretobrilhante. Destaque ainda para as grandes faixas no capô e para o emblema da versão nos para-lamas traseiros e nas faces da rodas também exclusivas desta versão. Completa o pacote esportivo o teto printado em preto.

Vale ressaltar ainda a atenção colocada nos detalhes da Rampage, como nos conjuntos óticos, ambos inteiramente de LED.

Na frente, os faróis têm assinatura marcante e as setas são dinâmicas, com a luz se “movimentando” de dentro para fora – recurso inédito no segmento. Ainda nos faróis, eles contam com um projetor de função dupla, responsável pelo farol baixo e alto. E os faróis de neblina também são em LED com função cornering(acompanham a curva).

Atrás, as lanternas trazem grafismos que, quando iluminados, remetem à bandeira dos Estados Unidos, com listras vermelhas e a luz de ré formando o retângulo das estrelas. Ambos conjuntos óticos ainda possuem um welcome movement ao ligar a picape.

Em relação às principais dimensões externas, a Rampage tem 5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre eixos e 264 mm de vão livre entre os eixos. Para você ter uma ideia, comparando, a Fiat Toro tem comprimento de 4.945 mm; altura de 1.672 mm; largura, 1.845 mm e entre-eixos de 2.990 mm, valores bem próximos.

Mecânica Online – A Rampage vem para ser a picape mais potente fabricada na América do Sul. Isso se deve  ao moderno motor Hurricane 4, aplicado pela primeira vez a um veículo produzido na região. Ele pode equipar as três versões, sendo que na R/T é a única motorização.

São 272 cv de  potência e 400 Nm (40,8 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, o mesmo que equipa o Jeep Wrangler.

De última geração, ele é todo  feito de alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas.

Parte da família GME (sigla inglesa para motor médio global) da Stellantis, o Hurricane 4  tem ainda turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e  recirculação refrigerada dos gases de escapamento. Tudo para proporcionar o melhor  desempenho entre as picapes produzidas na região.

Na versão R/T, a mais esportiva de  todas, a Rampage acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima  (limitada) de 220 km/h.

Nas demais, o desempenho não fica por baixo, temos o famoso – 0 a 100 km/h  em 7,1 segundos e velocidade máxima de 210 km/h. Vale mencionar que, quando equipada com este motor, a Rampage conta com escapamento  duplo que, na versão R/T, produz um som ainda mais instigante. Em nossos vídeos mostramos em detalhes.

No volante da Rebel e da  Laramie há o botão Sport, que altera o visual do quadro de instrumentos digital, torna mais  rápidas as respostas de acelerador e direção e programa as trocas de marchas em giros  mais altos. Na R/T, esse comando leva o nome da versão e altera ainda mais esses pontos.

O outro propulsor da Rampage é o Multijet Turbo Diesel – também oferecido na Fiat Toro, de 2 litros, que  entrega 170 cv de potência e 380 Nm (38,8 kgfm) de torque. Esse motor é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingir até 186 km/h. O Multijet está disponível nas configurações Rebel e Laramie.

Todas as versões da Rampage têm câmbio automático de nove marchas, com seletor  giratório – como nas Ram 1500 – e opção de trocas manuais através de aletas no volante.

Por sua vez, a tração é sempre 4×4 automática, que distribui a força entre os dois eixos, com  opção de reduzida por meio de um botão no console central.

A estrutura é composta por 86% de aços de alta e ultra-alta resistência.

A tração é independentes nas quatro rodas, com arquitetura McPherson na frente e multilink atrás, as  suspensões têm geometria e calibração específicas para a nova picape.

A versão R/T conta ainda com molas e amortecedores mais firmes, rebaixamento de 10 mm  na suspensão e rodas de aro 19 polegadas com pneus 235/55.

Na Rebel, a aptidão para o  fora de estrada é reforçada pelos pneus All Terrain 235/65 R17 (com banda de rodagem  ainda mais fora de estrada na opção a gasolina). A versão Laramie conta com aros de 18” e  pneus 235/60.

O elevado desempenho do motor Hurricane 4 também exigiu cuidado especial com o  sistema de freios. Em todas as Rampage eles são a disco ventilados nas quatro rodas – 305  mm de diâmetro na frente e 320 mm atrás.

O freio de estacionamento é eletrônico e tem o  recurso Auto Hold, facilitando a vida do motorista em trânsito pesado. Nos aclives, há ainda  o Start Assist (para partida em rampa). Também de série em todas as versões há o recurso  Hill Descent Control (HDC), para descidas íngremes no off-road.

A capacidade de carga é de 1.015 kg nas configurações a diesel e de 750 kg com o propulsor  a gasolina.

Números que tornam fácil o transporte de cargas pesadas na caçamba, que  conta com revestimento plástico em todas as versões e tem 980 litros de capacidade  volumétrica. Até na cabine o armazenamento se sobressai, com 35,4 litros de porta-objetos,  a melhor capacidade entre picapes médias.

Por dentro da Rampage os bancos foram inspirados em móveis premium, criando uma sensação de  poltrona de sala de estar. Tudo com um nível muito alto de acabamento, como se vê na  escolha de materiais nobres como couro perfurado e suede (este, exclusivo da versão R/T,  que também conta com costuras vermelhas para incrementar ainda mais o visual esportivo).

O ar-condicionado é sempre digital, de duas zonas, e ainda inclui saídas para os passageiros  de trás. A atenção na composição de uma atmosfera requintada também se reflete na luz  ambiente em LED e no sistema de som premium Harman Kardon®. Esse último conta com  10 falantes distribuídos na cabine, sendo um deles um subwoofer de 6” localizado abaixo do  banco do passageiro. O sistema é capaz de gear 360 watts de potência. Ambos os recursos  fazem parte do único pacote opcional, Elite, que inclui ainda banco com ajustes elétricos de  12 vias para o passageiro – o do motorista sempre é elétrico de série.

Além de contar com abertura elétrica (por um botão na chave), a caçamba tem  amortecimento, para baixar com suavidade e facilitar o levantamento, e iluminação interna  também em LED.

O painel de instrumentos é revestido em couro, assim como o painel de portas, o apoia braço  central e o volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade.

O revestimento do  painel de instrumentos é revestido em couro preto na versão Rebel, couro marrom na  Laramie e suede na R/T. Além deste cuidado, painel de porta dianteiro e a parte superior do  painel de instrumentos são de toque macio, o que ajuda inclusive a reduzir o ruído interno  na cabine.

A Rampage é a picape de produção nacional com o conteúdo tecnológico mais amplo. Quem  entra nela é impactado imediatamente por 22,6 polegadas de telas. São 10,3” do quadro de  instrumentos full digital e 12,3” do monitor da central multimídia Uconnect, o maior da  categoria. Além do tamanho e da definição da tela, o sistema se destaca pelo uso intuitivo e  pela quantidade de recursos, como conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e possibilidade de parear dois smartphones ao mesmo tempo.

No amplo console central, outro  ponto alto é o RamCharger, carregador de celular por indução com saída de ar para resfriar  o telefone. Falando em carregamento, 6 portas USB – sendo 3 do tipo C – estão espalhadas  pela cabine, a maior quantidade entre as picapes compactas e médias oferecidas no  mercado.

Vale lembrar que duas dessas estão posicionadas em um porta-objetos localizado  abaixo do console central. A lista de equipamentos de segurança é farta e inclui, por exemplo: sete airbags (frontal,  lateral dianteiro, de cortina (dianteiro e traseiro) e de joelhos para motorista), controle de  estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto,  monitoramento da pressão dos pneus e vários auxílios à condução.

Entre eles estão o  controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem  autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos  cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.

Outro ponto alto da Rampage, em todas as versões, é o Ram Connect, que estreou no mês  passado no Brasil com a Ram 1500 Limited. Trata-se de um conjunto de serviços que  conecta o motorista à picape de várias formas.

Tanto por uma série de recursos a bordo  quanto pelo aplicativo de smartphone de onde se pode consultar remotamente o Relatório  de Saúde da picape que mostra o tempo para a próxima revisão, pressão dos pneus e nível  de combustível, além dos comandos remotos (como dar partida e climatizar a sua Rampage) entre outras informações.

O Ram Connect é um amplo pacote de conectividade, segurança em tempo real com  monitoramento 24 horas, assistência em situações de emergência, atualizações remotas e  navegação inteligente (como o cálculo da autonomia de combustível para chegada ao  destino e a situação do trânsito no momento, por ex.).

Toda Rampage incluirá acesso gratuito  a todos os serviços premium por 12 meses, a exemplo de Wi-Fi embarcado com 60 GB de  franquia de dados, tornando o veículo um hotspot com possibilidade de conectar até oito  dispositivos simultaneamente. O sistema traz ainda recursos como agendamento online de serviço e conexão a conta pessoal.

Completam os itens de série da Rampage a partida remota na chave (que também pode ser  feita pelo aplicativo do Ram Connect), o sistema Keyless Enter’n Go, o retrovisor interno  eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva, e os espelhos retrovisores exteriores  elétricos com rebatimento elétrico e luzes de cortesia.

Os planos de manutenção programada da Rampage a colocam em uma posição privilegiada  no mercado. A soma das revisões até 60 mil km é de R$ 4.464 nas versões com o motor  turbo diesel e de R$ 6.120 quando equipada com o Hurricane 4. Valores bem inferiores aos praticados pela concorrência. Lembrando que as revisões serão feitas a cada 20 mil km  (diesel) e a cada 12 mil km (gasolina) ou 1 ano, o que ocorrer primeiro.

A Rampage terá garantia total de 3 anos com a possibilidade de adquirir uma extensão  (ampla ou de motor e câmbio) de 12 ou 24 meses, para atingir até 5 anos de cobertura.

Uma  novidade que estreia com a Rampage nas concessionárias da marca Ram é a oportunidade para fazer serviços de estética veicular como lavagem técnica, higienização e cristalização.  Tudo parte do programa Ram Care, feito para entregar o máximo de cuidado para o cliente.

Customizar a Rampage será muito fácil. Para o lançamento estará à disposição um portifólio  de mais de 35 acessórios originais Mopar, dos quais se destacam itens como os estribos elétricos, inéditos em picapes nacionais e produzidos no Brasil.

Também vale citar equipamentos como RamBar – o santantonio da Ram –, capota marítima rígida (elétrica ou  manual), capota marítima de lona, estribos fixos, divisor modular de caçamba, tapetes off[1]road (com bordas elevadas) e soleiras metálicas com o logotipo Ram retroiluminado por  LEDs com a abertura das portas dianteiras.

Além disso, a Rampage está chegando com a inovação do Mopar 3D Lab, algo inédito na  América Latina. São desenhos gratuitos de acessórios que os clientes poderão produzir em  uma impressora 3D, para aumentar ainda mais as possibilidades de personalizar a picape.

Nesse primeiro momento haverá seis itens, todos para serem encaixados no andar de baixo  do console central: dois suportes para carregadores de celular, porta-objetos com ganchos  para lixeirinha, divisória interna, emblema Ram e a cabeça do carneiro vintage, no estilo dos  ornamentos de capô usados pela Dodge nos EUA entre os anos 1930 e 1980.

Preços e versõs

Rampage Rebel Turbo Diesel – R$ 239.990

  • Câmbio automático de 9 marchas
  • Tração 4×4 com reduzida
  • Central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Quadro de instrumentos full digital de 10,3”
  • Revestimento interno de couro preto
  • Banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias
  • Ram Connect (plataforma de serviços conectados)
  • Faróis e lanternas full LED
  • RamCharger (carregador de celular por indução com resfriamento)
  • Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
  • 7 airbags
  • Controle de velocidade adaptativo
  • Monitoramento de pontos cegos
  • Sistema de permanência na faixa de rodagem
  • Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas
  • Pneus All Terrain 235/65 R17
  • Rampage Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 249.990
    acrescenta:
  • Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm
  • Escapamento duplo
  • Modo Sport
  • Pneus All Terrain Plus 235/65 R17
  • Rampage Laramie Turbo Diesel – R$ 249.990 (mesmo valor da versão gasolina)
    todo o conteúdo da versão Rebel Turbo Diesel mais:
  • Revestimento interno de couro na cor Mountain Brown
  • Para-choque traseiro cromado
  • Rodas aro 18” diamantadas com pneus 235/60
  • Acabamentos externos cromados

  • Rampage Laramie Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 259.990
    acrescenta:
  • Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm
  • Escapamento duplo
  • Modo Sport

  • Rampage R/T Hurricane 4 – R$ 269.990
    acrescenta:
  • Revestimento interno de couro e suede com costuras Ruby Red
  • Modo R/T
  • Suspensão esportiva
  • Escapamento duplo esportivo
  • Rodas aro 19” em preto brilhante
  • Teto preto brilhante

  • Opcional – todas as versões
  • Pack Elite (ambiente light, som premium Harman Kardon e banco do passageiro com
    ajustes elétricos – R$ 6.000.

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