domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Audi RS Q e-tron vence Dakar com sistema de propulsão inovador

Protótipo da Audi com baixas emissões conquista o deserto em competição de 7.900 Km.

Leitura rápida – Pela primeira vez na história, um veículo elétrico com baixo nível de emissões, o Audi RS Q e-tron, triunfa no Rally Dakar. Os pilotos espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz garantem a vitória com uma vantagem notável de uma hora e vinte minutos após percorrerem cerca de 7.900 quilômetros. A Audi celebra a conquista como um marco no automobilismo, ressaltando o avanço tecnológico e a eficiência do RS Q e-tron.

- Publicidade -

O Rally Dakar, conhecido como o desafio mais difícil do automobilismo, testemunhou um feito histórico com a vitória do Audi RS Q e-tron, um protótipo de propulsão elétrica.

Os pilotos espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz asseguraram a primeira posição com uma notável vantagem de uma hora e vinte minutos, percorrendo mais de 7.900 quilômetros em terrenos desafiadores.

A conquista representa um marco para a Audi, estabelecendo o RS Q e-tron como um competidor de destaque em ralis extremos. O veículo elétrico, equipado com um propulsor elétrico, uma bateria de alta voltagem e um conversor de energia, destacou-se pela eficiência e pelo baixo nível de emissões.

Utilizando combustível residual reFuel, o RS Q e-tron alcançou uma redução de 60% nas emissões de CO2 em comparação com combustíveis convencionais.

- Publicidade -

O Presidente do Conselho de Administração da AUDI AG, Gernot Döllner, parabenizou a equipe pela vitória, enfatizando o significado do triunfo eletrificado no Rally Dakar. O sucesso do RS Q e-tron destaca o comprometimento da Audi com a inovação e aponta para o futuro elétrico da empresa.

O chefe da Audi Motorsport, Rolf Michl, elogiou a equipe pela performance impressionante, destacando que a vitória escreve um novo capítulo na história da Audi e do Rally Dakar. Além do aspecto competitivo, a Audi sublinha a importância de vencer uma competição tão desafiadora com um veículo totalmente elétrico.

Com uma equipe de pilotos e uma estratégia tática sólidas, a Audi enfrentou adversários experientes, superando dificuldades ao longo das doze etapas do Rally Dakar 2024. O resultado histórico do RS Q e-tron destaca a viabilidade e a excelência da tecnologia de propulsão elétrica em condições extremas.

A Audi Sport alcançou um incrível resultado com a vitória do altamente eficiente Audi RS Q e-tron em apenas três anos. Para Leonardo Pascali, “a Audi Sport estabeleceu um marco histórico com a tração inovadora: depois que a tração integral quattro mudou para sempre os ralis na década de 1980 e posteriormente conquistou vitórias e títulos em abundância no circuito, a Audi demonstrou grande inovação e força em Le Mans.

A eficiente tração TFSI, a tração integral eletrificada e-tron quattro e tecnologias individuais, como a luz matricial LED e a luz laser Audi, representam um alto nível de inovação e “Vorsprung durch Technik”. O primeiro carro de corrida totalmente elétrico da Audi fez sua estreia na Fórmula E, antes de a marca enfrentar os desafios extremos do Rally Dakar e ser o primeiro fabricante com propulsão elétrica a concluí-lo com sucesso.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança