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Eletra e Caio lançam primeiros ônibus escolares elétricos 100% brasileiros

São dois modelos que terão a capacidade de atender as mais diversas necessidades do país.

No evento C-Move Brasília, nos dias 19 e 20 de março, a Eletra, em parceria com a Caio, apresentou pela primeira vez dois modelos de ônibus elétricos escolares totalmente brasileiros. Os Escolares Eletra/Caio representam os primeiros ônibus desse tipo lançados no Brasil, marcando um avanço significativo na indústria de transporte escolar.

Um dos modelos possui 9,6 metros de comprimento, chassi Volkswagen, carroceria Foz Super da Caio, motores e baterias da WEG. Ele tem capacidade para 41 passageiros sentados, uma vaga para cadeirante, autonomia de 120/140 km e recarga em movimento (recarga regenerativa), além de ar-condicionado.

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Já o segundo ônibus elétrico escolar tem 11,3 metros de comprimento, chassi Mercedes-Benz, carroceria Foz Super da Caio, motores e baterias WEG. Com capacidade para 52 passageiros e uma cadeira de rodas, possui autonomia de 110/120 km, recarga em movimento e também conta com ar-condicionado.

Os Escolares Elétricos, com tecnologia inteiramente nacional, visam preencher uma lacuna no setor de transporte escolar, oferecendo viagens mais confortáveis, silenciosas, sustentáveis e seguras para crianças e jovens.

Estima-se que uma frota de 100 ônibus escolares elétricos rodando por um ano deixe de emitir 1.065,94 toneladas de CO² na atmosfera, contribuindo com as metas internacionais de controle da poluição e a saúde das crianças.

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Os ônibus contam com tecnologia de tração elétrica e integração da Eletra, carroceria da Caio eMillennium, motor elétrico e baterias da WEG, todas empresas brasileiras. Os chassis Mercedes-Benz e Volkswagen são fabricados em São Bernardo do Campo (SP).

Além desses modelos, a Eletra lançou ao longo de 2023 uma linha completa de ônibus elétricos, todos fabricados no Brasil com tecnologia nacional. Essa linha inclui diversos modelos adaptados para diferentes características topográficas e urbanas das cidades brasileiras e latino-americanas, como o e-Trol, um trólebus com ampla autonomia sem contato com a rede aérea, ideal para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit).

A produção desses ônibus ocorre na nova fábrica da Eletra, inaugurada em maio de 2022, com capacidade para produzir até 150 ônibus elétricos por mês, podendo aumentar essa produção em até 50% conforme a demanda. A empresa tem como objetivo se posicionar como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados, refletindo um compromisso com a inovação e sustentabilidade no transporte público.

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