domingo, 21 julho , 2024
28 C
Recife

Manutenção da suspensão: a importância das buchas no sistema automotivo

Delphi destaca o papel crucial das buchas de suspensão para a dirigibilidade e durabilidade do veículo.

As buchas de suspensão são peças fundamentais para o funcionamento correto do sistema de suspensão automotiva, garantindo conforto e longevidade aos componentes. Pedro Valencio, supervisor de atendimento ao cliente da Delphi, explica a importância da manutenção regular e da substituição adequada dessas peças.

Quando pensamos em suspensão automotiva, peças como amortecedores, bandeja de suspensão, bieleta e terminal axial vêm à mente. No entanto, um componente essencial para o correto funcionamento de todas elas são as buchas de suspensão. Elas desempenham um papel importante no conforto do motorista e na longevidade de todo o sistema. Saber reconhecer a necessidade de substituição das buchas é essencial para a preservação dos demais componentes do conjunto e para manter as boas condições de dirigibilidade do veículo. A Delphi, marca do grupo PHINIA, oferece uma ampla gama de itens de suspensão, garantindo qualidade e durabilidade.

- Publicidade -

As buchas atuam como almofadas entre as peças, controlando a intensidade do movimento entre as juntas. Elas reduzem o ruído, a vibração e a aspereza provocados pelo contato das rodas com o solo. No entanto, como qualquer componente mecânico, as buchas podem se deteriorar com o tempo devido ao estresse causado pela movimentação constante, fricção, calor e exposição a sujeira e contaminantes. Uma bucha desgastada ou danificada afeta negativamente essas funções, tornando essencial a inspeção regular e a substituição quando necessário.

Sinais de Desgaste da Bucha – Quando as buchas se desgastam, ocorre contato entre as partes metálicas das juntas e peças conectadas, diminuindo a vida útil de todo o conjunto. Isso aumenta o risco de danos a outros componentes, resultando em custos elevados para o proprietário do veículo. Pedro Valencio, supervisor de atendimento ao cliente da Delphi, destaca a importância de substituir as buchas ao primeiro sinal de deterioração. “Uma inspeção visual mostrará buchas danificadas ou desgastadas, como rasgos na borracha ou quebras na ligação borracha-metal. O desgaste dos pneus também é um bom indicador de problemas na suspensão”, comenta Valencio.

Outros sintomas de desgaste ou danos incluem:

- Publicidade -
  • Ruídos de atrito de metal com metal.
  • Sensação de perda de aderência nas curvas.
  • Ruídos e estalos ao acelerar ou frear.
  • Vibração acentuada na dianteira do carro durante acelerações.
  • Rangidos ao dirigir em uma superfície irregular.
  • Desgaste prematuro e/ou irregular dos pneus.

Como Substituir Buchas Desgastadas – Pedro Valencio alerta para alguns detalhes importantes ao realizar a troca das buchas da suspensão:

  • Utilize a bucha correta para cada veículo – embora visualmente semelhantes, cada produto é produzido de acordo com especificidades de cada aplicação. Siga as especificações do fabricante.
  • Substitua as buchas da barra estabilizadora aos pares.
  • Confira as dimensões da peça de acordo com as informações técnicas do veículo antes da montagem.
  • Aperte as fixações com o veículo no chão antes de testá-lo para evitar tensão desnecessária na bucha, que pode resultar em falha prematura.

“Algumas buchas podem ser difíceis de substituir e exigirão o uso de ferramentas especializadas. Nesse caso, pode ser mais econômico substituir todo o conjunto do que apenas a bucha. Por exemplo, algumas buchas do braço de suspensão não podem ser substituídas separadamente, sendo necessário trocar todo o componente”, explica Valencio.

As peças de suspensão e direção da Delphi são testadas em condições extremas, de temperaturas inferiores a -40ºC a superiores a 120°C, e expostas a 720 horas de névoa salina, comprovando sua durabilidade e performance. Com qualidade de produto original (OEM), o portfólio da Delphi atende veículos de alta performance, garantindo maior segurança e durabilidade.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão