quarta-feira, 1 maio , 2024
28 C
Recife

Para celebrar o Dia do Caminhoneiro, piloto dá dicas de pilotagem e manutenção

Em comemoração ao Dia do Caminhoneiro, a Goodyear, reconhecida pela qualidade e tecnologia na sua linha de pneus para caminhões, achou uma maneira autêntica de celebrar a ocasião.

- Publicidade -

O piloto de testes da Goodyear Felipe Zacarias, acostumado a testar os mais diversos pneus de caminhões e automóveis, no campo de provas da empresa, em Americana (SP), resolveu cair na pista para preparar uma série de dicas para os muitos caminhoneiros pelo Brasil.

Segundo Felipe, além de prudência, reponsabilidade e respeito às leis de trânsito quando se dirige um caminhão, é necessário fazer todas as manutenções adequadas dos pneus.

“Antes de tudo é preciso manter uma regularidade semanal de calibração de pressão e o alinhamento dos mesmos (Geometria Veicular). E antes de viajar, é fundamental uma inspeção visual dos pneus e verificação das pressões utilizadas na sua aplicação, além da profundidade de borracha remanescente. É extremamente importante checar se os pneus não estão carecas”, afirma.

Depois de fazer a revisão dos pneus, é a hora de cair na estrada.

- Publicidade -

E são nas rodovias que os imprevistos acontecem, por isso é necessário que todos os caminhoneiros estejam extremamente preparados.

Isso inclui, uma boa noite de sono e muita disposição para encarar estradas sob as mais diferentes condições.

“Além dos buracos e desvios, a chuva e as íngremes subidas são alguns dos fatores mais preocupantes para os caminhoneiros. Com a perda da visibilidade e a diminuição da aderência, a dica é reduzir a velocidade e redobrar a atenção. Já em condições de subidas, a dica é sempre subir com velocidade constante para evitar patinagem dos pneus, mantendo o veículo na faixa da direita conforme legislação e para fazer um bom consumo de combustível, manter a rotação do seu caminhão sempre na faixa verde de rotação (RPM)”, diz.

Manutenção e compra de um pneu novo – Felipe reforça que na hora de comprar um pneu novo, o ideal é sempre procurar o mesmo desenho recomendado para cada tipo de aplicação para garantir desempenho e segurança.

E conclui, “o importante é seguir as recomendações técnicas do fabricante para obter o máximo rendimento, quilometragem e segurança”.

- Publicidade -

Outro ponto importante são os rodízios de pneus e o uso de pneus recauchutados.

No caso, o rodízio é aconselhável para garantir uma maior durabilidade dos pneus. Por isso, esteja atento aos desgastes irregulares e diferenças de profundidade de borracha entre os eixos, e se for o caso verificar a geometria veicular e efetuar o rodizio.

No caso dos pneus recauchutados é preciso esclarecer que a legislação não permite este tipo de pneu nos eixos direcionais dos caminhões.

São recomendados para os demais eixos e ajuda diminuir os custos operacionais, porém a dica é procurar um reformador certificado pelo INMETRO e utilizar bandas de rodagem com desenhos indicados para cada aplicação.

 

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança