sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Mais potência para o Audi Allroad Quattro

Apresentado como uma das novidades da Audi no Salão Internacional de Genebra, que terminou no último dia 17, o Allroad Quattro com motor V8 4.2 passa a ser um dos modelos mais velozes entre os principais todo-terreno produzidos no mundo.

- Publicidade -

Com o seu novo motor de 300 cavalos de potência e 380 Nm de torque entre 2.700 e 4.600 rpm, o novo Allroad acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos, e alcança velocidade máxima de 240 km/h.

A versão com motor V6 2.7 biturbo tem 250 cavalos de potência, acelera de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e atinge velocidade máxima de 234 km/h.

Embora o V8 4.2 já estivesse disponível no A6 Quattro e no S6, no Allroad a nova motorização trouxe vantagens adicionais: como o modelo da Audi é 37 mm mais curto, proporcionou melhor distribuição de peso sobre o eixo, o que colabora no comportamento off-road do veículo.

Pela dianteira do Allroad ser mais curta, o motor V8 passou por algumas alterações: a correia dentada frontal foi substituída por uma corrente instalada na parte posterior do propulsor, e o grande ventilador original foi trocado por dois menores.

- Publicidade -

O motor dispensou o cabo do acelerador. Neste oito-cilindros, movimentos do acelerador são transformados em pulsos elétricos, que resultam em respostas mais rápidas (drive-by-wire).

O coletor de admissão variável em dois estágios, de magnésio, garante máxima potência em alta rotação e ampla faixa de torque em baixos regimes.

O Allroad 4.2 conta ainda com um comando de válvulas variável por bancada de cilindros, o que possibilita alteração do tempo de abertura das válvulas de admissão, de acordo com a rotação do motor.

O resultado é uma ampla curva de torque e funcionamento silencioso, além de baixa emissão de poluentes.

A transmissão fica por conta do câmbio Tiptronic, que permite mudanças de automático para manual sem que o motorista tenha de tirar as mãos do volante.

- Publicidade -

Durante uma ultrapassagem, por exemplo, o sistema possibilita a redução apenas com um toque de botão.

O Tiptronic volta para a condição automática oito segundos depois da intervenção do motorista.

Há ainda o Dynamic Shift Program (DSP), capaz de se adaptar ao estilo de condução do motorista, e um programa esportivo – opção que retarda a troca de marchas em ascensão e acelera as reduções.

Como outros modelos da marca, o Allroad dispõe de ESP (Electronic Stability Program) com ABS e EBD (Electronic Brake-force Distribution), além de ASR (Anti-Slip Regulation) e EDL (Electronic Differential Lock).

A tração permanente nas quatro rodas, com distribuição variável, assegura eficiente transmissão de força às rodas, mesmo com o motor em alta rotação.

Se uma ou mais rodas perde tração, a força é automaticamente redistribuída para as que tenham melhor condição de aderência.

O melhor de dois mundos-À primeira vista, o problema parece insolúvel: carro fora-de-estrada, mais alto em relação ao solo, normalmente oferece baixa estabilidade em curvas de alta velocidade.

Por outro lado, o baixo centro de gravidade e a suspensão de curso reduzido em veículos desenvolvidos para uso rodoviário e urbano encontram problemas sobre piso não-pavimentado.

A resposta da Audi a esse desafio está na altura variável. A suspensão a ar do Allroad tem regulagem eletrônica na frente e atrás: entre 80 e 130 km/h, a altura em relação ao solo é de 16,7 cm. Acima disso, o veículo desce 2,5 cm, para melhorar estabilidade e aerodinâmica. No uso off-road, a distância pode subir a 20,8 cm.

Com o veículo rodando a mais de 35 km/h, o nível baixa para 19,2 cm. Ângulo de entrada de 19,5 graus e de saída de 23 graus garantem boa capacidade para cruzar terreno difícil, como transposição de valas, sem dificuldades.

O Audi Allroad 4.2 recebeu rodas de alumínio aro 18, pneus 245/45 e faróis xênon. Há dois air bags frontais, air bags laterais na frente e o sideguard – air bags para proteção de cabeça, que cobrem as janelas laterais.

Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho, MTb 12.079 – Assessoria de Imprensa Audi Senna Ltda

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança