segunda-feira, 26 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Peugeot 307: tecnologia da Multiplexagem

Entre as principais novidades do modelo 307 destaca-se a avançada tecnologia da ‘Multiplexagem’, que, através de sensores instalados em quase todos os equipamentos do veículo, alimentam até 18 microprocessadores, gerenciados por uma Caixa de Serviço Inteligente (CSI) por meio de uma única rede (VAN), otimizando as informações e permitindo ganhos de eficiência na utilização dos recursos disponíveis no veículo.

Esse compartilhamento de informações proporciona ainda a redução da quantidade de cabos e fios condutores, maximização de espaço, reduz as possibilidades de mau contato e o peso total do veículo.

Essa integração de equipamentos de conforto e segurança se revela em ganhos de comodidade, facilitando o ato de dirigir.

A ‘Multiplexagem’ já está presente em diversos modelos Peugeot, em maior ou menor intensidade.

O 307 já foi projetado para utilizar essa tecnologia, o que lhe permite oferecer uma gama de equipamentos e recursos normalmente encontrados em veículos de alta gama.

Podemos citar como exemplos dessa integração o acendimento automático das luzes de emergência em caso de frenagem forçada; acionamento automático dos faróis e do painel quando a luminosidade diminui, ou quando os limpadores de pára-brisa são acionados pelo sensor de chuva; acendimento dos faróis por 45 segundos após o desligamento do contato (follow me home) e travamento automático do porta-malas com o veículo em movimento.

Temos ainda, o indicador de manutenção inteligente, que considera a utilização real do veículo para avisar a necessidade de revisão e a função de localizador na chave, ideal para estacionamentos.

Outro benefício da ‘Multiplexagem’ é a maximização dos espaços existentes no habitáculo, através da redução da quantidade de fios, permitindo projetar um porta-luvas de grandes proporções (mais de 17 litros) e a confiabilidade dos circuitos elétricos, agilizando ainda a manutenção do veículo; pois o diagnóstico e a solução de eventuais problemas tornam-se mais simples e rápidos.

Grande quantidade de informações-A Multiplexagem possibilita ao cliente ter ao seu alcance, de maneira simples, ágil e segura, uma série de informações sobre o funcionamento do veículo e de outras funções importantes do ato de dirigir.

Um computador de bordo com comando no volante e exibição na tela multifunção instalada na parte superior do painel, informa ao motorista, nas versões Passion e Rallye, os consumos instantâneos e médios, autonomia, velocidade média e distância percorrida.

Na área central do painel de instrumentos estão instalados até 16 alertas luminosos, que informam desde o nível do óleo do motor a temperatura da água do sistema de arrefecimento.

Integrado ao velocímetro estão os hodômetros parcial e total (digitais), também interligados pela ‘Multiplexagem’.

O indicador de manutenção inteligente que equipa de série todas as versões do modelo 307 exibe a distância que falta ser percorrida antes que a próxima revisão seja realizada.

Esta distância é medida automaticamente pela Caixa de Serviço Inteligente (CSI) durante todo o tempo de utilização do automóvel por parte do cliente.

Além disso, caso necessário, pode-se realizar uma adaptação da periodicidade em que a manutenção deve ocorrer, sendo que as revisões estão programadas para acontecer em intervalos de 20 mil quilômetros.

Segurança contra furtos-Graças à tecnologia da ‘Multiplexagem’, o modelo 307 conta com uma série de recursos que dificultam qualquer tipo de roubo: um sistema evoluído de bloqueador de partida eletrônico como o transponder (a cada partida é feita a leitura de códigos eletrônicos entre o Calculador da Injeção Eletrônica e a CSI, para confirmar o arranque do motor); fechaduras que impedem a introdução de qualquer outro objeto que não seja a chave do veículo e supertravamento (oferecido na versão Rallye), que desativa o comando interno e externo das portas e impede sua abertura durante um arrombamento.

Um alarme (de série na versão Rallye) com duas funções: volumétrica ultra-sônica, que detecta qualquer movimento realizado no interior do habitáculo e perimétrica, que identifica a abertura das portas, capô e porta-malas, complementam o conjunto.

Mecânica Online e Imprensa Peugeot

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn