terça-feira, 18 junho , 2024
28 C
Recife

Salão de Tóquio apresenta o amanhã dos automóveis

Destaques da Nissan

- Publicidade -

A Nissan Motor Co. apresentou no Salão de Tóquio sete carros conceitos que incorporam idéias e tendências para os futuros veículos Nissan. A empresa apresenta também elementos e características que unem o prazer de dirigir ao conforto a bordo.

A mais recente Tecnologia de Informação Nissan (IT) e soluções de interface do usuário com o veículo estão incorporadas em vários dos carros conceitos apresentados.

Fruto da tecnologia e de pesquisas que focam a preservação do meio ambiente, a Bateria Compacta de Lítio-Ion e o Super Motor também são destaque no stand da Nissan.

Conceitos de segurança e soluções de powertrain também reforçam o compromisso da empresa com o prazer de dirigir.

- Publicidade -

Características dos carros conceitos apresentados:

FUGA
O FUGA apresenta a tendência para os carros de luxo se tornarem esportivos e espaçosos ao mesmo tempo. Seu estilo invoca tanto a esportividade quanto o espaço e conforto interno.

A plataforma FR-L (FM Package), que também é utilizada no novo Skyline, oferece grande desempenho e dirigibilidade. O interior espaçoso supera todos os outros sedan da categoria.

O FUGA possui amplo espaço para a cabeça e pernas tanto do motorista quanto dos passageiros. Os controles essenciais localizados no volante, o que reduz em grande parte os movimentos do motorista ao mesmo tempo que fornecem excelente funcionalidade.

SERENITY
Uma fusão de sedan esportivo e minivan, o SERENITY é a aposta da Nissan para a próxima geração de station wagons.

- Publicidade -

Com o design inspirado no “DNA Japonês”, o SERENETY transmite a sensação de tranqüilidade característica da cultura japonesa. As janelas laterais possuem um formato distinto e o design da dianteira do veículo teve influência da maquiagem Kabuki, tradicional no Japão.

O interior foi inspirado em elementos japoneses que remetem à cultura do país. Os bancos ergonômicos foram desenvolvidos para proporcionar o mínimo de desconforto aos seus ocupantes.

Baseados no conceito de postura neutra, eles reclinam para distribuir a pressão do corpo e evitar qualquer tipo de tensão na coluna. A interface entre o usuário e o carro é feita através de controles de fácil acesso e de displays que fornecem várias informações em tempo real.

REDIGO
Com teto aberto, o REDIGO foi projetado para jovens ativos que gostam da sensação de andar ao ar livre. Os painéis de vidro que integram o teto deslizam para dentro de uma coluna central através de um motor elétrico, proporcionando uma sensação de liberdade e espaço.

A Tecnologia da Informação também está presente no REDIGO, através de displays e do e-Memo, um chip de memória e entretenimento inteligente. O sistema de som foi planejado para garantir que todos os quatro ocupantes possam aproveitá-lo com alta qualidade.

O REDIGO é equipado com o sistema de tração e-4WD, projetado para máxima facilidade em seu uso diário.

C-NOTE
A proposta da Nissan para um novo carro compacto com qualidade superior contém inúmeros equipamentos e características que proporcionam ótimo conforto aos ocupantes. O amplo espaço para cabeças e pernas e os assentos espaçosos estão à frente da concorrência.

O interior, com acabamento em bege, complementa a atenção dada aos detalhes do painel e dos assentos. O design frontal e traseiro contribuem para uma maior agilidade nas manobras e melhor dirigibilidade no uso diário.

EFFIS
Movido por uma célula de combustível não poluente, o EFFIS é um carro conceito projetado para as pessoas que trabalham nos grandes centros mas residem em seus arredores.

As várias possibilidades de configuração do painel de instrumentos e dos assentos proporcionam amplo espaço para três ocupantes, apesar do veículo não ter mais de três metros de comprimento.

O novo propulsor da Nissan, chamado Super Motor, é leve, compacto e de alta eficiência. Na construção do veículo foi empregado o uso de materiais plásticos e alumínio para a redução de seu peso.

MURANO
Resultado da fusão de um SUV com um sedan, o MURANO tem apelo moderno, exterior baseado no conceito de “escultura em movimento”, com suas linhas suaves e curvas. Seu interior é espaçoso e altamente funcional.

A combinação do motor V6 3.5L DOHC e da transmissão XTRONIC CVT resultam em excelente desempenho e economia de combustível. O sistema de tração All-Mode 4×4 possibilita ótima performance em todos os tipos de terrenos.

CUBE3 + CONRAN & PARTNERS
A Nissan com a colaboração da Conran & Partners introduz o conceito do “mundo Cube”. Trata-se da combinação de funcionalidade e design do Cube3 com a concepção de estilo interativo da Conran, criando uma parceria exclusiva.

A empresa londrina expressa a beleza japonesa no design dos círculos unidos por linhas diretas. A Nissan definiu as cores. Internamente a decoração fica por conta do forte “DD Red”, enquanto que o exterior possui o cinza “Shadow Grey”.

Tecnologia
CARWINGS
A Nissan está desenvolvendo, em parceria com a NTT DoCoMo Inc., a próxima geração do seu sistema de informações e navegação, chamado CARWINGS.

Os estudos estão baseados na possibilidade de utilização do CARWINGS através de telefones celulares, para que o serviço possa ser acessado mesmo após o motorista sair do veículo.

Há também estudos focando a implementação de conexões sem fio baseadas no uso da tecnologia Bluetooth, que visa facilitar as comunicações de voz e dados através de interatividade entre vários equipamentos.

INTERFACE ENTRE O USUÁRIO E O VEÍCULO
A Nissan está continuamente desenvolvendo tecnologias de interface entre o usuário e o veículo de modo que fiquem mais seguras e mais fáceis de usar. Os novos conceitos HMI (Human-Machine Interfaces) da Nissan está presente no FUGA.

SUPER MOTOR
Em um motor elétrico tradicional, a energia gerada vem de um rotor que gira dentro de um imã fixo.

No exclusivo Super Motor da Nissan, dois rotores giram em torno do imã, um internamente e outro ao seu redor, criando um motor menor, porém mais eficiente. Esse sistema controla a força de cada eixo de transmissão separadamente, possibilitando que as rodas direita e esquerda girem independentemente.

O Super Motor pode ser utilizado das mais diversas formas, incluindo em veículos movidos por célula de combustível ou como um gerador em veículos híbridos.

BATERIA COMPACTA DE LÍTIO-ION
Como resultado de extensas pesquisas, a Nissan obteve sucesso desenvolvendo baterias de alta capacidade e na concepção de uma célula de lítio-ion com peso e volume reduzidos, uma evolução à bateria convencional, que é cilíndrica.

A nova bateria compacta é inovadora porque não aquece facilmente e pode ser acomodada facilmente dentro do veículo, melhorando assim o aproveitamento de espaço.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente