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Sistema Stop & Start presente no Citroën C3

A Citroën apresentará no próximo Salão Mundial do Automóvel 2004, o Citroën C3 « Stop & Start », o primeiro carro dotado de um sistema que permite a parada e a partida instantâneas do motor em situações de imobilidade do veículo, como semáforos, tráfego congestionado, etc.

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Esta inovação do Grupo PSA Peugeot Citroën será associada a uma outra tecnologia de ponta já comercializada no C3 na Europa, a caixa de câmbio robotizada SensoDrive. O sistema será apresentado num veículo com motor a gasolina.

Os ganhos de consumo esperados com o Stop & Start são de aproximadamente 10% em uso urbano e de 6% em ciclo misto.

O Stop & Start será, em seguida, progressivamente instalado em outros veículos da marca Citroën.

Assim, o Grupo mantém o desenvolvimento de sua política « de uma tecnologia útil para todos » permitindo, ao mesmo tempo, uma vantagem para o cliente – a redução do consumo – e uma vantagem para o cidadão – a redução das emissões de CO2.

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Testes efetuados em ambientes de aglomerações urbanas demonstram que, em uso urbano, os veículos ficam aproximadamente 30% do tempo parados.

Os clientes e o meio ambiente urbano passarão a contar também com outra vantagem do sistema Stop & Start: a diminuição de ruídos e o conseqüente conforto acústico (tanto de usuários quanto de pedestres).

Citroën NaviDrive: tecnologia a serviço da segurança e do conforto – A Citroën acaba de lançar na Europa um serviço tríplice de assistência ao usuário dos veículos das linhas C8, C5, C3 e C2, que oferece muita tranqüilidade aos usuários envolvidos em situações de emergência ou que demandem qualquer tipo de orientação sobre os produtos e serviços da marca.

Denominado NaviDrive, é na verdade um sistema de comunicação via satélite baseado principalmente na tecnologia GPS, que localiza imediatamente o veículo e pode assim acionar rapidamente o socorro aos veículos através de uma central de atendimento que opera 24 horas, sete dias por semana.

Totalmente integrado ao veículo, o sistema NaviDrive proporciona serenidade, conforto e assistência a qualquer momento, tanto pelos serviços prestados como pela eficácia dos profissionais envolvidos.

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Citroën NaviDrive : comunicação moderna e eficaz
A Citroën tem sido precursora na utilização de novas tecnologias de comunicação embarcada.

Essa filosofia foi iniciada com o desenvolvimento de veículos como o Citroën Evasion Bureau Mobile (escritório móvel), o XM Multimidia e ainda o Xsara e C5 Auto PC.

O sistema de comunicação NaviDrive é oferecido para os veículos C8, C5, C3 e C2 (inicialmente apenas para o mercado europeu) e apresenta três funções básicas essenciais: o sistema de navegação GPS, o telefone GSM banda dupla tipo mãos livres com acesso à agenda de endereços, e o sistema de áudio (rádio e carregador de 6 CDs).

Permite igualmente a leitura na tela ou em modo de síntese vocal os SMS recebidos por telefone.

As funções principais são acessíveis facilmente por comandos no volante, que permitem também acionar o reconhecimento de voz. Sem nenhuma aprendizagem, o NaviDrive pode ser comandado pela voz do usuário.

Esta função é muito útil para telefonemas, busca de orientação de rotas ou simplesmente acesso à agenda de endereços com total segurança.

O sistema pode igualmente ser pilotado diretamente no painel específico integrado ao painel de bordo (o C8 dispõe também de um comando circular no console central).

As mensagens são mostradas numa tela monocromática ou em tela maior colorida de 16×9 polegadas.

Conforme o veículo (C8, C5 e C3) e segundo as versões colorida ou monocromática da tela de mensagens, o preço do sistema NaviDrive (com um carregador de 5 ou 6 CDs, pode variar entre 1.400 à 2.250 euros.

Os serviços associados ao NaviDrive
O NaviDrive é igualmente importante por oferecer serviços complementares. A combinação das funções GPS e de telefonia móvel permitem a localização do veículo e o acesso rápido a uma central de atendimento.

Os serviços propostos ao cliente são: Citroën Urgence, Citroën Assistance e Citroën On Line.

Citroën Urgence
A tecla SOS conecta o usuário ao Citroën Urgence, serviço rápido e eficaz que ajuda a reduzir ao mínimo os tempos de intervenção de socorro.

Numa situação de emergência (exemplo: testemunha ou vítima de acidentes com feridos) e graças a uma pressão contínua na tecla SOS, o cliente entra em contato telefônico com a central de chamadas Citroën Urgence, disponível 24 horas, sete dias por semana.

O veículo é então localizado precisamente via GPS. Em função da situação e depois de uma rápida avaliação da ocorrência no veículo por especialistas (um médico está sempre à disposição para os primeiros conselhos), a central Citroën Urgence aciona os serviços de socorro apropriados (Corpo de Bombeiros, Emergência, Polícia, etc).

Em parceria com uma empresa européia especializada (IMA-Inter Mutuelle Assistance), este serviço, gratuito no primeiro ano, pode reduzir o tempo de intervenção do socorro e assim salvar vidas, considerando-se que, segundo os especialistas, os dez primeiros minutos são essenciais para a eficiência do socorro.

Por ocasião de um choque, por exemplo, a chamada de urgência é feita automaticamente uma vez que o número da central Citroën Urgente está previamente programado. A tecla identificada com o chevron da marca conecta o usuário também aos serviços Citroën Assistance e Citroën On Line.

Citroën On Line
A Citroën oferece também um serviço de aconselhamento on line.

Com uma pressão curta na tecla com o logo da marca, o condutor entra em contato (via rede GSM) com uma central que orienta sobre todas as questões eventuais de utilização dos produtos e de serviços de telemática embarcada.

Este serviço é acessível das 08h00 às 20h00, de segunda a sábado.

Citroën Assistance
Um toque mais longo na tecla identificada com o logo Citroën permite ao usuário entrar em contato com o serviço Citroën Assistance.

Em caso de acidente com o veículo, esta opção assegura a localização do veículo pelo sistema GPS para o atendimento rápido no local da ocorrência.

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