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Renault Modus: o primeiro compacto a conquistar cinco estrelas da Euro NCAP

O monovolume Renault Modus entrou hoje para o seleto clube dos carros mais seguros da Europa ao obter a classificação “cinco estrelas” nos testes de impacto realizados pela Euro NCAP (European New Car Assessment Program). O modelo também é o primeiro compacto a conseguir esta distinção.

Ao obter 32,84 pontos de um total de 37 pontos possíveis, o Modus é o primeiro Renault do segmento de carros compactos a oferecer elevado nível de segurança.

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Esta avaliação reforça a experiência e o conhecimento da Renault nesta área, além da aplicação do conceito “Segurança para Todos”.

Única montadora a ter sete carros “cinco estrelas”, a Renault confirma sua liderança em termos de segurança veicular.

“Este resultado é muito satisfatório, uma vez que é mais difícil proteger os ocupantes de um veículo compacto”, afirma Jacques Faure, responsável pela área de Segurança Passiva da Renault.

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“Esta recompensa é fruto do projeto “Segurança para Todos”, desenvolvido há diversos anos. O objetivo é de garantir um melhor nível de segurança a todos os ocupantes de nossos produtos, tanto para os carros pequenos quanto para os de grande porte”, complementa Faure.

Nos diferentes testes, os inspetores da Euro NCAP constataram um excelente nível de proteção no Modus.

O balanço de lesões ocasionadas nos manequins colocados dentro do carro prova a eficiência dos dispositivos de retenção dos ocupantes, com destaque para os airbags frontais adaptáveis com dois volumes de enchimento e ao sistema de pré-tensionadores duplos.

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A estrutura do veículo também permite uma melhor dissipação de energia em caso de choque, além de evitar qualquer invasão do habitáculo.

A Euro NCAP é uma entidade independente, que reúne a maioria dos países europeus, através da associação Internacional Testing, agrupando 25 associações de consumidores, organizações governamentais do Reino Unido, Suécia e França, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e diversos Automóveis Clubes europeus.

Esta associação tem por objetivo testar regularmente o desempenho dos veículos no que se refere à segurança. Os resultados, indicados em quantidade de estrelas, mostram o grau de segurança do modelo.

Esta pontuação é determinada pelos danos causados aos passageiros da frente, nas seguintes situações: em choque frontal a 60 km/h, choque lateral com impacto de uma barreira deformável a 50 km/h (am ângulo de 90º) e choque lateral em um poste a 29 km/h.

Um compacto muito seguro – A segurança passiva do Modus foi um ponto extremamente desenvolvido pela Renault. A concepção do modelo visa preservar a integridade dos ocupantes em todo o habitáculo para qualquer tipo de choque.

O Modus é ainda equipado com o Sistema Renault de Proteção de terceira geração. Este dispositivo é composto por seis airbags, sendo dois frontais adaptáveis com dois níveis de enchimento e quatro laterais (dois laterais na parte dianteira para proteção do tórax e outros dois para a proteção da cabeça dos passageiros da frente e de trás).

Em um choque frontal, um sensor localizado no banco permite ao sistema adaptar o acionamento do airbag em função do tamanho do motorista.

Os bancos dianteiros se beneficiam de cintos com pré-tensionadores e limitadores de esforço de 400 kg.

O veículo conta ainda com alarme sonoro e uma luz localizada no painel de instrumentos, que avisam quando o condutor não está com o cinto de segurança afivelado.

No que diz respeito à parte traseira, foi constatado que o risco de “efeito mergulho” é limitado pela presença de cintos com pré-tensionadores, fixadores curtos e verticais e de um sistema inédito de ancoragem dos assentos, que não existe em nenhum outro carro da categoria.

Uma estrutura reforçada – A estrutura do Modus é reativa em caso de choques devido à utilização de chapas com alto nível de elasticidade.

Ela absorve a energia e transforma o habitáculo numa célula de proteção que preserva os ocupantes contra a invasão de qualquer elemento mecânico.

Os componentes do bloco dianteiro (motor, caixa de câmbio, bateria e demais acessórios) se empilham em caso de choque, o que permite a deformação programada da estrutura. A estrutura do volante em magnésio é deformável e a coluna de direção retrátil.

Os pedais deslocam-se para baixo, limitando o risco de ferimentos nas partes inferiores do corpo. Além disso, os paddings dos pés, laterais do passageiro e do motorista protegem a tíbia e o tornozelo.

Nos choques laterais, o impacto é absorvido pela coluna B com zona de deformação programada.

Também contribuem para a proteção dos passageiros, paddings integrados no painel da porta, que protegem a bacia e o abdômen do ocupante e um airbag lateral para proteção do tórax.

Em caso de choque contra uma árvore ou um poste, um airbag protege a cabeça de todos os passageiros.

Um desempenho incontestável na Euro NCAP – Com sete veículos “cinco estrelas” avaliados pela Euro NCAP, a Renault tem hoje a gama de veículos mais segura do mercado automobilístico.

Confira abaixo as classificações obtidas nos últimos anos:
– Espace IV Cinco estrelas “carro mais seguro do mercado” 2003
– Vel Satis Cinco estrelas “carro mais seguro da categoria” 2002
– Laguna II Cinco estrelas primeiro cinco estrelas do segmento 2003
– Scénic II Cinco estrelas primeiro cinco estrelas do segmento 2003
– Mégane II Cinco estrelas primeiro cinco estrelas do segmento 2002
– Mégane II coupé/ conversível Cinco estrelas “carro mais seguro da categoria” 2004
– Modus Cinco estrelas “carro mais seguro da categoria” 2004

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