quarta-feira, 19 junho , 2024
28 C
Recife

Honda FCX, movido a hidrogênio, começa a circular em Nova York

Além do Estado norte-americano, modelo que utiliza célula de combustível foi alugado pela marca a cidades como Los Angeles e São Francisco

- Publicidade -

A Honda anunciou nos Estados Unidos o aluguel por dois anos de duas unidades do Honda FCX 2005, modelo movido a hidrogênio sob alta pressão, para o Estado de Nova York.

A parceria foi firmada recentemente entre o presidente e CEO da American Honda e ex-presidente da Honda Brasil, Koichi Kondo, e o governador George Pataki.

O primeiro modelo começou a circular ainda em dezembro, enquanto o segundo veículo será entregue no primeiro semestre de 2005.

Além da sua capacidade de operação em temperaturas extremas, entre -20°C e 95°C, o Honda FCX 2005 recebeu aprimoramentos que possibilitaram a redução de 50% no número de componentes.

- Publicidade -

O modelo converte hidrogênio sob alta pressão em eletricidade, processo que resulta em água sem poluir o ambiente, e suas baterias proporcionam uma autonomia de 305 quilômetros, mesmo com quatro ocupantes, diferenciais que o credenciam ao uso com diversas finalidades.

Atualmente o mais avançado automóvel movido a célula de combustível do mundo, o Honda FCX também foi o primeiro a receber a certificação dos principais órgãos de proteção ambiental dos Estados Unidos, a EPA (Environmental Protection Agency) e a CARB (California Air Resources Board).

Além dos dois veículos destinados ao Estado de Nova York, outros dez circulam pelos Estados Unidos, em cidades como Los Angeles e São Francisco.

O modelo é resultado do esforço da Honda em desenvolver combustíveis alternativos que possam reduzir a emissão de gases poluentes e servir como fontes de energia sustentáveis.

As pesquisas da marca nessa área começaram nos anos 80 e se concretizaram nos primeiros protótipos do Honda FCX, em 1999.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente