terça-feira, 7 maio , 2024
28 C
Recife

Volkswagen mostra pela primeira vez o novo Polo GTI

A Volkswagen AG apresentou o mais novo lançamento da empresa, o Polo GTI, durante o Salão Internacional do Automóvel de Tóquio, no Japão.

- Publicidade -

Com 150 cv de potência, esse é o Polo mais vigoroso de todas as versões lançadas nos últimos trinta anos.

Com design que faz ligeiras menções ao do lendário Golf GTI, tanto na carroceria como no interior do habitáculo, o compacto esportivo da Volkswagen começará a ser vendido na Alemanha a partir de março de 2006. Custará 18.950 euros.

A sigla GTI é uma das marcas mais conhecidas da indústria automobilística mundial, sobretudo pelas versões esportivas de veículos da Volkswagen. Representa arrojo e esportividade.

A última vez que um Polo carregou esse rótulo foi em 1998. Na época, o motor desenvolvia 125 cv de potência e propiciava que o modelo alcançasse velocidade máxima de 205 km/h.

- Publicidade -

Já a versão 2006 do Polo GTI, com 25 cv de potência suplementares, leva o compacto a 216 km/h.

Com 1,8 litro de cilindrada, cinco válvulas por cilindro e sobrealimentado com turbocompressor (e intercooler), o propulsor rende 229 Nm de torque máximo à baixíssima rotação de 1.950 rpm.

Para atingir 100 km/h, o puro-sangue alemão leva apenas 8,2 segundos. Nem por isso decepciona no consumo: em média, o Polo GTI faz 12,82 km/l.

Externamente, a frente do Polo GTI é composta por uma grande grade de radiador, pintado de preto e em forma de V, seguindo a nova tendência mundial da Volkswagen.

Os faróis também são contornados em preto, formando uma “máscara” de indisfarçável apelo esportivo, assim como as saias laterais.

- Publicidade -

Na parte traseira, o destaque surge no aerofólio traseiro. Já os pneus são 205/45 e as rodas têm aro 16.

Em conjunto com a suspensão, que foi rebaixada em 15 milímetros, o carro ganha um autêntico temperamento esportivo no contorno de curvas.

Já a parte interna do modelo é marcada fortemente pelo estilo GTI. O volante, a manopla do câmbio e o freio de estacionamento são revestidos em couro.

O carro é equipado com bancos esportivos especiais com design diferenciado e nome bastante conhecido entre o público brasileiro: Interlagos.

O painel ganha detalhes metálicos, que envolvem a parte central do console e a ventilação, sem contar os pedais em alumínio.

Outro aspecto que chama bastante a atenção para quem entra no novo Polo GTI é a sutil presença da cor vermelha em alguns itens do carro, como o contorno do cinto de segurança e o miolo do voltante, mostrando uma grande preocupação da Volkswagen até nos pequenos detalhes.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais