quarta-feira, 22 maio , 2024
28 C
Recife

Sai o Comando de válvulas e entram os acionadores eletromagnéticos

Além de reduzir em 20% o consumo de combustível e a emissão de gases, aumenta o torque e torna mais suave o funcionamento do motor.

- Publicidade -

A Valeo desenvolve o primeiro sistema de acionamento de válvulas completamente eletromagnético do mundo para abertura e fechamento independente das válvulas de motores a gasolina, em substituição à tradicional árvore de comando.

O princípio dos acionadores está baseado na oscilação de um conjunto massa-mola com duas bobinas magnéticas que mantêm as válvulas abertas ou fechadas de forma alternada.

O projeto conta com duas diferentes configurações, ambas compostas por acionadores, uma unidade de comando de válvulas (UCV), o chicote e uma central eletrônica (ECU).

A primeira, denominada “Full Camless” (totalmente sem comando), comanda a abertura e o fechamento das válvulas de admissão e de escapamento.

- Publicidade -

A segunda, identificada como “Half Camless” (semi-sem comando), gerencia apenas a abertura e o fechamento das válvulas de admissão. A empresa prevê a adoção do novo sistema em motores a gasolina de veículos vendidos nos mercados da Europa, Estados Unidos e Ásia.

Por intermédio de uma unidade de controle eletrônico das válvulas e do fluxo de entrada da mistura ar-combustível, denominada WOT (Wide Opened Throttle -acelerador todo aberto), é controlada a admissão da mistura ar-combustível, segundo o tempo de abertura e levantamento da válvula.

Os ciclos termodinâmicos de alta eficiência proporcionam superior enchimento dos cilindros, de acordo com o torque requerido, e marcha-lenta mais baixa, além de permitir a desativação de válvulas e/ou dos cilindros.

Esse processo aumenta o torque do motor entre 15% e 20% em baixas rotações e contribui para acelerações mais rápidas e suaves em comparação com os motores com o comando de válvulas convencional.

Também proporciona melhor dirigibilidade, redução do consumo de combustível em torno de 20% e das emissões de gases, especialmente de NOx (óxidos de nitrogênio).

- Publicidade -

No cabeçote do motor, acionadores eletromagnéticos promovem a abertura e o fechamento de cada válvula, em lugar da tradicional árvore de comando.

Bobinas eletromagnéticas mantêm as válvulas abertas ou fechadas, alternadamente.

O resultado é o aumento de torque em baixas rotações, suavidade de funcionamento do motor e redução do consumo de combustível e da emissão de gases, especialmente NOx.

A ECU (unidade eletrônica de controle) transmite informações ao WOT (Wide Opened Throttle-acelerador todo aberto).

Comanda as informações que resultam na abertura e no fechamento das válvulas e contribui para o superior enchimento dos cilindros.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais