sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Introdução a administração de empresas

Rodrigo Soto Tognetti

- Publicidade -

Caros Amigos;
Vamos iniciar nossa jornada a Administração de Empresas e é muito bom contar com sua participação e empenho.

O primeiro passo agora e trazer ao conhecimento os conceitos bases da Administração Moderna.

O que é Administração? Administração de Empresa é um método “científico” de Dirigir, Organizar, Planejar e Controlar, visando “minimizar perdas e potencializar ganhos”

A Administração de uma empresa tornou-se uma tarefa bastante desafiadora, principalmente nesse cenário de mudanças rápidas como a que estamos vivendo.

- Publicidade -

Os velhos conceitos, hábitos e prática de administrar, “os paradigmas”, vem constantemente sendo quebrados e substituídos por outros que atendam melhor as necessidades das Corporações de hoje em geral, ou seja, não podemos mais utilizar a famosa Equação Linear de Botequim (os quais tenho profundo respeito e admiração) que era : R – D = L (R eceita – D espesas = L ucro). Ou seja, o que denominamos lucro hoje era denominado OQS ( O Que Sobrou!).

A Teoria Geral da Administração como Ciência teve início no Sec. XIX e teve como pai Frederick Taylor, nascido em Germantown, Filadélfia, Estado da Pensilvânia, em 20/03/1856 (aliás, Taylor trabalhou em oficina mecânica, no início de sua carreira), e teve como temas centrais a prosperidade máxima, evitando o desperdício; produção máxima, rentabilidade máxima e custos reduzidos; valorização do homem econômico através de incentivos financeiros.

Com os Reparadores não é diferente, pois vocês também estão incluídos nesse conjunto denominado Corporações (Empresas), e não estou me referindo apenas a estabelecimentos devidamente abertos, com seus CNPJ, I.E., M.E., mais também para os reparadores “Pessoa Física”, autônomos ou empregado.

As condições de hoje requerem mais atenção a maneira de se Administrar do que antigamente. Com certeza, em época passadas, não havia a necessidade e importância de uma boa administração como hoje. Bastava executar bons serviços, manter as contas em dia e….pronto! Com a introdução da Administração Científica, deixou-se de utilizar um conceito simplista, abordando os pormenores da rotina de uma empresa.

Um bom exemplo disso foi demonstrado no balanço financeiro das Cias Aéreas Americanas: economia de 40 mil dólares por retirar apenas…. UMA azeitona de cada salada servida as passageiros!

- Publicidade -

Portanto, é em essência o que eu quero passar a vocês, que não basta faturar e pagar as contas e contentar-se com OQS para assegurar a boa eficiência e prosperidade e permanência do negócio. Vamos mudar para uma Administração mais eficaz.

Peço que se familiarize-se com os 04 pilares que sustentam a boa administração:

No próximo artigo entraremos mais especificamente no pilar n.º 01 DIREÇÃO, trazendo assuntos como missão de empresa e unidade de direção, entre outros.

No momento, peço que saia, quebre, rompa antigos costumes e hábitos. Quero que você tenha a determinação e desenvolva a força de vontade e desejo de transitar para um patamar mais elevado.

Passe a buscar o autodesenvolvimento sustentável. Inscreva-se em cursos. Atualize-se. O site Revista Mecânica Online tem ótimas opções de cursos com valores muito acessíveis, o que está esperando?

Caso tenha dúvida, sugestão, crítica, escreva para nós
faleconosco@mecanicaonline.com.br

Participe!

Um grande abraços a todos e até o próximo artigo sobre o 1º Pilar da Administração: Direção

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança