quarta-feira, 9 outubro , 2024
28 C
Recife

Prisma “Y”, o novo carro conceito do design da General Motors do Brasil

Baseado no recém-lançado sedã Prisma, é um veículo multiuso bastante versátil

Inspirado no mais recente lançamento da Chevrolet, o sedã Prisma, a área de Design da General Motors do Brasil criou o Prisma “Y”, um trabalho estilístico bastante apurado da área de design da empresa, que buscou desenvolver uma versão aventureira do automóvel.

- Publicidade -

“O Prisma “Y” é um exercício direcionado aos consumidores jovens com senso de aventura”, destaca Carlos Barba, o diretor de Design da GM para a divisão LAAM, que engloba as regiões da América Latina, África e Oriente Médio.

O projeto foi desenvolvido totalmente com a utilização da moderníssima sala de ‘realidade virtual’ da área de Design da GM – a única existente no País no setor automobilístico – , e a identificação “Y” origina-se das palavras do idioma inglês “young” ou “youth” que, em português, significam “jovem” ou “juventude”.

“O desenvolvimento do Prisma ‘Y’ concentrou-se em buscarmos as direções atuais do mercado brasileiro. Tivemos o desafio de descobrir as tendências e tradição do estilo de vida do brasileiro”, comenta Carlos Barba.

- Publicidade -

O Prisma ‘Y’, segundo Barba, é um veículo esportivo e versátil com capacidade para cinco pessoas e também a possibilidade de transporte de vários apetrechos de camping, equipamentos de surf como pranchas e ‘bikes’.

“Tudo o que lembra recreio e lazer de fim-de-semana é alvo dos objetivos do nosso veículo conceito”, acrescenta Barba.

Momento da apresentação do Prisma Y – Multiuso na cidade, estrada e campo – “Buscamos um perfeito equilíbrio entre o uso do veículo na cidade, estrada e campo. Com tamanho e aptidão para uso nas cidades, o ‘Prisma Y’ também está sempre pronto para o lazer nos finais de semana, seja na praia ou no campo”, assinala Barba.

- Publicidade -

O principal desafio da área de design foi a de adicionar ao modelo Prisma a praticidade e a robustez dos veículos Sport Utilities (SUV’s). A principal mudança estética está no tipo de carroceria, que deixa de ser sedã, para se transformar em um veículo multiuso.

Como um dos principais atributos do Prisma ‘Y’ é o seu porta-malas, a área de design da GM dedicou uma atenção especial para a funcionalidade e a capacidade volumétrica deste veículo conceito.

O porta-malas, além do volume oferecido, também tem como vantagem as excelentes possibilidades de aberturas horizontais e verticais.

Graça a isso, em relação ao próprio Prisma, o porta-malas do Prisma ‘Y’ teve um aumento de sua capacidade volumétrica, além de ter facilitado o seu acesso a grandes objetos até mesmo para ‘bikes e acessórios voltados para o camping e outras formas de lazer.

Visual diferenciado – O segundo desafio na concepção do Prisma ‘Y’ foi a elevação da suspensão combinada com o uso de pneus de uso misto (asfalto/terra) e rodas de design exclusivo com 16 polegadas de diâmetro.

Na nova parte dianteira mais robusta do veículo, assim como no Prisma, predomina o elemento gráfico trapezoidal.

O marcante vinco central vertical onde é aplicado o novo logo Chevrolet com a gravata dourada (bow tie), reforça a nova identidade característica da marca.

Os pára-choques dianteiros contam com os faróis auxiliares incorporados e com design inspirado no uso fora-de-estrada, em que o ângulo de ataque é um fator muito importante a ser considerado. O seu acabamento é na cor cinza, com detalhes em prata.

Na lateral do Prisma “Y” o destaque fica para as molduras dos pára-lamas e, na parte inferior, na cor cinza para as portas. Os espelhos retrovisores maiores também ganharam um design exclusivo e adequado ao apelo do carro.

Na parte traseira predominam as linhas horizontais com superfícies limpas e marcantes. Assim como na parte dianteira, a traseira também é seccionada por um vinco vertical, o novo ‘DNA’ da marca, onde é aplicado o novo logo Chevrolet.

Os pára-choques seguem a mesma linha de design dos dianteiros. O vidro da tampa traseira se integra com as janelas laterais propiciando uma melhor visibilidade traseira.

O principal atrativo do Prisma “Y” fica por conta do teto solar panorâmico.

Todos os seus ocupantes têm direito a ele, além de poder contar com um console central superior integrado ao painel de instrumentos e com uma extensão posterior, incrementando ainda mais o número de porta-objetos disponíveis em seu interior.

A carroceria foi pintada na cor exclusiva Azul Brilhante com detalhes em cinza e prata.

Características de ‘off-road’ – O Interior do ”Y” segue o design básico do Prisma. Foi concebido de tal forma para destacar a sinergia com o estilo de design adotado para o exterior do veículo.

Como resultado, o Prisma ‘Y’ transformou-se em um veículo moderno e simples em suas formas, tanto no painel de instrumentos como nos painéis de acabamento das portas.

O novo carro conceito da GM do Brasil contará com novos itens de personalização e com materiais exclusivos e apropriados ao tipo de uso “off-road”.

O Prisma Y tem também, em sua concepção, o banco traseiro totalmente rebatível e ficando na altura do assoalho, a exemplo do que já acontece com o sistema ‘flexspace’ do monovolume Zafira.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT