quarta-feira, 1 maio , 2024
28 C
Recife

Fine-T: carro-conceito híbrido da Toyota com célula de combustível

O Toyota Fine-T, carro-conceito híbrido com célula de combustível, estréia no Salão de Automóvel de São Paulo.

- Publicidade -

O sistema híbrido de baixas emissões com célula de combustível da Toyota comprova que o efeito de um veículo no meio ambiente pode chegar próximo de zero.

Meio ambiente – O Fine-T é acionado por uma nova configuração de bateria de células de combustível de alta performance e tamanho reduzido, que adota uma nova liga catalisadora, permitindo uma drástica redução na quantidade de metais preciosos utilizados.

Os componentes do sistema híbrido são instalados sob o piso do veículo, o que proporciona maior espaço interno, além de criar um baixo centro de gravidade.

O interior do Fine-T é composto em grande parte por materiais de origem vegetal, sob o conceito de “carbono neutro”, ou seja, não adiciona dióxido de carbono à atmosfera quando descartado.

- Publicidade -

Dirigibilidade – O Fine-T oferece uma nova solução para melhorar o desempenho na direção em estradas estreitas ou para estacionar em espaços pequenos.

O carro-conceito utiliza um sistema de esterçamento independente nas quatro rodas, com grande ângulo de giro, e tração independente nas quatro rodas, incorporando motores alojados nas rodas com controles integrados de tração e ângulo de esterçamento nas rodas.

Um sistema “drive-by-wire” conecta os controles do motorista a atuadores que operam as funções do veículo, que pode ser manobrado tanto pelo eixo dianteiro como pelo traseiro, facilitando o estacionamento.

O direcionamento variável contínuo das rodas dianteiras e traseiras permite uma mudança de direção de praticamente toda a extensão dos veículos nas quatro direções.

O modo de giro no lugar garante a conveniência de giros de 3 60 graus sobre o eixo vertical.

- Publicidade -

Os sistemas de tração e de esterçamento independentes nas quatro rodas do Fine-T, e a montagem do sistema de células de combustível sob o piso do veículo contribuem para o baixo centro de gravidade do carro-conceito, que é mais baixo do que na maioria dos veículos.

Estilo e conforto – A entrada e a saída do Fine-T são facilitadas por amplas portas “asa de gaivota” e pelos “assentos de boas-vindas”.

Uma vez que o motorista esteja sentado, o assento desliza automaticamente para trás até a posição de dirigir. Para deixar o veículo, o toque em um botão movimenta o assento para a posição de saída, permitindo que o motorista simplesmente se levante para deixar o veículo.

Adicionalmente, o sistema de direção “drive-by-wire” se retrai automaticamente para facilitar a entrada e a saída do veículo.O conforto do interior é também maximizado pelo espaçoso habitáculo.

A bateria, os motores e os outros componentes operacionais são montados no piso do veículo ou próximos das rodas, assim o espaço disponível na cabine se estende por quase todo o comprimento do veículo.

Para completar, o Fine-T é equipado com câmeras de vídeo para visão frontal, lateral e traseira, que permitem ao motorista monitorar os obstáculos no perímetro do veículo.

Dimensões Com capacidade para quatro passageiros, o Fine-T possui .860 mm de comprimento, 1 .75 0 mm de largura, .55 0 mm de altura e 2 .85 0 de distância entre-eixos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança