sexta-feira, 4 outubro , 2024
28 C
Recife

Fluence: esportivo, sensual e sedutor

O carro-conceito Fluence é um cupê esportivo de quatro lugares inspirado no segmento superior deste mercado.

As linhas fluidas e o interior agradável reforçam a simplicidade e sensualidade de suas formas.

- Publicidade -

Patrick Le Quément, Vice-Presidente Corporativo Sênior de Design, define o carro como “a continuação de uma longa tradição de notáveis construtores franceses”.

O Fluence expressa a filosofia da Renault a respeito de um segmento fundamental no mundo dos automóveis: os cupês esportivos de quatro lugares, que disputam uma faixa superior do mercado.

Missão cumprida: “O Fluence é tanto um desenho quanto uma escultura. Ele mescla generosidade, atitude, elegância e fluidez”, explica Patrick Le Quément, Vice-Presidente Corporativo Sênior de Design.

- Publicidade -

Esportivo e sensual – O Fluence é um cupê de 4,6 metros de comprimento cujas formas voluptuosas foram esculpidas com linhas simples e estruturadas. É a expressão moderna do princípio que sublinha todos os cupês: prazer de movimento.

Este prazer é sugerido pelo contraste visualmente dinâmico de uma frente ascendente e a traseira vertical.

O design frontal é aerodinâmico: a grade do radiador está ausente para ceder foco ao logotipo em forma de losango e para evocar outros carros Renault de prestígio.

- Publicidade -

Indicadores de direção estreitos estão junto aos faróis, cujas formas reforçam a pureza e fluidez que caracterizam o estilo frontal do Fluence.

Nos faróis dianteiros, uma faixa dupla de LEDs (Light-Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz) colocada em ângulos diferentes é abrigada atrás de duas lentes de vidro curvadas.

Os diodos iluminam à medida em que o ângulo de direção se altera, a fim de fornecer luz multidirecional nas curvas.

Duas entradas de ar estendem e acentuam as formas dos faróis, ligadas por uma terceira entrada estreita e horizontal.

Em contraste com a fluidez da dianteira, o perfil vertical da traseira do Fluence transmite um forte senso de energia.

Esta impressão é frisada pelo contraste entre as largas seções traseiras, destacadas pelos faróis horizontais alongados, e uma seção central mais alta de cor diferente.

Esta última conecta a janela traseira com o escapamento central duplo, junto ao extrator de ar.

Entre as bem distintas frente e traseira, o Fluence é estruturado ao redor de um plano horizontal.

Linhas vigorosas emergem da dianteira para convergir no centro e na porta traseira. Duas delas correm quase simetricamente ao longo de cada lado. Outro par de linhas emoldura o capô, passando pelo teto e contornando a janela traseira.

No formato de um “V”, a janela traseira é conectada ao pára-brisa por duas faixas de vidro que se estendem ao longo do teto em direção à porta traseira.

Com acabamento em alumínio, a base da carroceria se acopla ao carro de forma a reduzir o arrasto, uma função também exercida pelo aro das rodas.

Aliás, as rodas de 22 polegadas são uma promessa a mais de prazer de dirigir para quem olha o Fluence.

Por dentro, uma harmonia acolhedora – “O interior do Fluence é simples e facilmente registrado na memória, com sua harmonia natural”, diz Patrick Le Quément.

A luz entra através da ampla área envidraçada realçando o vermelho Rouge Margaux. Os assentos de couro são montados em trilhos.

Preparando-se para receber o passageiro, as laterais do banco se afastam e as almofadas se estendem quando as portas são abertas.

Os suportes laterais do assento podem então ser ajustados de acordo com preferências individuais.

Os descansos de braço das portas, que também são corrediços, ajustam suas posições juntamente com os bancos.

O painel em couro também é predominantemente vermelho, com detalhes em bege. Em uma espécie de movimento espiral, o console envolve os controles intuitivos “Touch Design”.

Usando um joystick, o motorista seleciona as principais funções do carro que são mostradas em uma tela escamoteável na parte superior do painel. Os instrumentos são digitais e analógicos, com um fundo preto e vermelho.

Uma atenção especial foi dada para o conforto na parte traseira, a começar pelo grande e acolhedor assento dos passageiros.

Os projetistas da Renault se inspiraram em utensílios domésticos para projetar as luzes de cortesia.

Quando necessário, elas podem ter sua direção ajustada de acordo com o ângulo desejado.

O porta-malas é revestido de couro na cor Rouge Margaux e oferece 396 litros de capacidade com duas unidades de armazenamento laterais.

Ele é acessado pela porta lateral usando-se um inovador mecanismo de abertura: a porta desliza para cima do teto graças a um braço central articulado.

Isso elimina as tradicionais aberturas laterais, que podem obstruir o acesso ao porta-malas.

Promessa do design, realização da engenharia – A motorização do Fluence é um convite irresistível ao prazer de dirigir.

O motor dianteiro de 3.5 litros V6 a gasolina desenvolve 280 cv e oferece satisfação ao motorista seja qual for a velocidade.

As suspensões e chassi bem ajustados favorecem um estilo de dirigir rápido e ágil que se adapta a todas as condições de piso.

E a acústica estudada em detalhes produz um som agradável do motor. A transmissão automática seqüencial de seis velocidades realça o conforto e a serenidade de seu comportamento.

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Dimensões
Comprimento 4.600 mm
Largura (menos espelhos) 1.890 mm
Altura 1.390 mm
Entre-eixos 2.750 mm
Balanço dianteiro 920 mm
Balanço traseiro 960 mm
Distância do solo 200 mm
Peso 1.500 kg

Conjunto motor/câmbio
Motor 3.5 litros, V6, 24V, gasolina, Norma Euro 4
Potência / Torque 280 cv e 37,21 mkgf de torque máximo
Câmbio Seqüencial de seis marchas
Desempenho 0 – 100 km/h em 6,5 segundos

Transmissão
Tração Dianteira com motor transversal
Rodas aro de 22 polegadas
Pneus Michelin PAX 245-710 / R560, específicos

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT