terça-feira, 8 outubro , 2024
28 C
Recife

Novo Volvo S80 desafia líderes da categoria com elegância e funcionalidade

O novo Volvo S80 chega ao mercado com design dinâmico, focado em conforto, excelente dirigibilidade e segurança do mais alto nível.

Um motor V8 combinado com tração nas quatro rodas e um novo motor de seis cilindros em linha são outros destaques para atrair consumidores exigentes.

- Publicidade -

Apresentado pela primeira vez no Salão Internacional de Genebra no dia 28 de fevereiro, o novo Volvo S80 se posiciona num segmento muito amplo, em que a concorrência é acirrada e os consumidores têm grandes expectativas.

“Agora nós estamos desafiando os melhores deste setor com um carro muito especial. O novo S80 tem o que nós chamamos de ‘luxo escandinavo’, com linhas limpas, elegantes e funcionalidade, em que cada pequeno detalhe foi projetado com tudo o que nossos clientes têm em mente”, diz Fredik Arp, presidente e CEO da Volvo Automóveis.

Atraente e inteligente – O “luxo escandinavo” tem algo diferente, é mais centrado no ser humano ao combinar a estética com tecnologia de modo atraente e inteligente.

- Publicidade -

Este conceito difere do luxo tradicional, que tem seu apelo baseado em ser simplesmente elitista.

No novo S80 o “luxo escandinavo” é expresso pelo design elegante e simples e pela tecnologia que oferece ao usuário prazer e praticidade em cada um dos detalhes – além da preocupação consagrada com a segurança e o cuidado com meio-ambiente.

“O carro possui um projeto bastante evoluído. Todas as formas e materiais representam o desenvolvimento contínuo da nossa linguagem estética. Na parte externa nós demos ao S80 um perfil mais compacto, jovem e dinâmico. Internamente criamos uma atmosfera aconchegante e atraente com materiais refinados e cores que se mesclam harmoniosamente com a tecnologia de fácil utilização”, explica Steve Mattin, diretor de design da Volvo Cars.

- Publicidade -

Linha de motores inclui um V8 e um novo seis cilindros em linha – A segunda geração do S80 é o primeiro modelo sedã da marca disponível com o motor V8 compacto e transversal de 315 cv e 45 Kgf/m de torque.

Com quatro catalisadores e eletrônica avançada, esse motor – que foi utilizado pela primeira vez no Volvo XC90 – é um dos V8 menos poluentes do mercado.

O novo S80 também pode ser equipado com um motor de seis cilindros aspirado tão compacto que tem o mesmo tamanho do motor Volvo de cinco cilindros.

Pode receber uma transmissão automática de seis marchas desde que a transmissão do comando de válvulas e os sistemas auxiliares sejam realocados e parcialmente integrados no próprio bloco do motor.

O novo seis cilindros em linha tem deslocamento volumétrico de 3,2 litros e produz 238 cv de potência e torque máximo de 32,6 Kgf/m, proporcionando rápida aceleração.

Tração nas quatro rodas com motor V8 – O maior sedã da Volvo estará disponível com o sistema eletrônico de tração nas quatro rodas AWD (All Wheell Drive), no caso do motor V8.

O novo S80 também poderá vir com o chassi ativo Four-C, que ajusta automaticamente as configurações dos amortecedores para adaptar o carro às condições de rodagem continuamente. O DSTC (Controle Dinâmico de Tração e Estabilidade) é equipamento de série.

Novo sistema de alarme – O nível de segurança do novo Volvo S80 está entre os mais altos do mundo.

Entre as novidades estão os novos sistemas de segurança ativa e estrutura da carroceria com quatro tipos de aço.

O novo S80 será o primeiro modelo da marca com o piloto automático adaptativo (Adaptive Cruise Control) com alarme de colisão (Colision Warning) e freios de apoio (Brake Support).

O sistema tem duas funções:
O piloto automático adaptativo mantém automaticamente uma distância pré-determinada do veículo da frente.

Se o adaptador não estiver sendo usado e a distância para o veículo da frente diminuir rapidamente podendo haver colisão, o sistema alerta o motorista com um sinal sonoro e luzes de advertência.

Ao mesmo tempo, o sistema de freios é preparado, para efetuar uma frenagem mais eficiente.

O novo S80 possui faróis ativos bi-xenon que mudam os feixes de luz na direção das curvas da estrada, garantindo a melhor visibilidade possível.

O controle remoto avançado (Personal Car Communicator) é o primeiro do mundo. Garante uma série de funções inteligentes.

Por exemplo, antes de o motorista chegar ao veículo ele poderá checar se o carro está trancado ou se o alarme foi ativado.

Um sensor de batimentos cardíacos também alerta se alguém estiver escondido dentro do carro.

Sistema de áudio de última geração – O novo S80 também vem equipado com o sistema de som Premium Sound.

Um amplificador Digital ICE Power da Alpine com tecnologia da Bang & Olufsen PowerHouse, um sistema Dolby Pro Logic II Surround e alto-falantes da Dynaudio, produzidos na Dinamarca, interagem para criar uma experiência sonora da maior qualidade.

“Nós estamos convencidos de que o novo Volvo S80 será um forte competidor e poderá conquistar novos consumidores. Esperamos que 70% dos 50.000 carros que serão produzidos por ano sejam comprados por consumidores que não possuem um Volvo hoje. Os principais mercados são os Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Suécia e China”, disse Fredrik Arp.

Zona Interna Limpa (Clean Zone Interior Package) – inédito no mundo – A preocupação da Volvo também se estende ao crescente número de pessoas que sofrem das várias formas de alergia.

A Volvo está lançando agora o Clean Zone Interior Package, baseado no Controle Eletrônico de Clima Interno (ECC – Electronic Climate Control) e no Sistema de Qualidade do Ar Interior (IAQS – Interior Air Quality System).

Se a temperatura exterior estiver acima de 10 graus Celsius, quando o carro é destravado via controle remoto, o compartimento de passageiros é ventilado automaticamente por aproximadamente um minuto.

O equipamento garante que o ar do interior do carro atenda as especificações da Associação Sueca de Asma e Alergia (Swedish Asthma and Allergy Association).

Os materiais usados no acabamento interno foram selecionados para minimizar emissões de substâncias prejudiciais à saúde.

Ajustes pessoais (Personal settings) – O motorista do S80 tem uma grande opção de possibilidades para customizar as características de conforto do carro para suas preferências particulares.

Os parâmetros são ajustados no sistema de informação do carro. O menu cobre características como os assentos, os espelhos retrovisores, a unidade climatizada, os sistemas de áudio e navegação e, de certa forma, as propriedades de direção do carro também.

Uma das novidades é o desembaçador traseiro automático. Quando a função é pré-selecionada, o descongelador é ativado sempre que a temperatura cai para aproximadamente nove graus Celsius.

Um outro exemplo é a programação da rigidez do volante em função da velocidade. Pode ser selecionado três níveis diferentes por meio do sistema de informação.

“O grande número de opções de personalização contribui para o elevado nível de conforto do novo S80″, diz Silvia Güllsdorf, diretora de projeto do S80.

“Do ponto de vista da segurança, entretanto, é importante que o motorista não gaste muito tempo no menu enquanto estiver dirigindo. Para evitar distração na estrada, determinadas funções são bloqueadas aproximadamente 20 segundos após o ajuste”.

Comunicador Pessoal do Carro (Personal Car Communicator) – o primeiro com sensor de batimentos cardíacos

Num mundo cada vez mais inseguro é importante ter o controle sobre o que está acontecendo ao seu redor, principalmente ao viajar de carro.

“A segurança pessoal é uma das pedras fundamentais do perfil de segurança da Volvo”, diz Silvia Güllsdorf.

“É poder deixar seu carro despreocupadamente e evitar situações de perigo na volta.”

Juntamente com novo Volvo S80 está sendo lançado também o Comunicador Pessoal do Carro (Personal Car Communicator), uma função de controle avançada em formato de bolso.

Fornece informações que em determinadas situações podem ser cruciais à segurança do proprietário do carro.

O comunicador pessoal do carro é surpreendentemente parecido com um controle remoto normal, mas pode fazer muito mais do que ativar travas e alarmes.

Apenas pressionando um botão o proprietário do carro pode ter em alguns segundos informações como:
– Se o carro está trancado ou destrancado;
– Se o alarme está ativado ou não;
– Se o alarme está ativado e se há alguém escondido dentro carro, registrado por um sensor de batimentos cardíacos altamente sensível e um avançado processo de cálculo.

O Comunicador Pessoal recebe informações até um raio de 100 metros de distância do carro.

Porém a informação mais recente fica guardada para que a qualquer momento, e em qualquer lugar, o proprietário possa checar se o carro foi trancado quando foi estacionado.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT