sábado, 20 julho , 2024
28 C
Recife

Brasileiro conquista segundo lugar no Concurso de Design Peugeot

Selecionado dentre mais de quatro mil projetos elaborados por concorrentes de 113 países, o projeto N Jooy, do paranaense Wesley Saikama, ficou em segundo lugar na classificação final.

A Peugeot divulgou no último dia 13 de fevereiro, através do site www.peugeot-concours-design.com, a classificação final da quarta edição do Concurso de Design Peugeot.

- Publicidade -

O destaque desta edição do concurso ficou por conta do projeto N Jooy, criado pelo brasileiro Wesley Saikama, estudante de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que conquistou a segunda colocação.

Inspirado em antigos veículos de Fórmula 1, o projeto – que possui esferas ao invés de rodas, controladas por motores elétricos independentes – é o responsável por elevar, pela primeira vez, um concorrente brasileiro a esse resultado.

Após conseguir a classificação entre os dez finalistas, resultado obtido através da votação de mais de 116 mil internautas e divulgado na última semana, o projeto brasileiro foi um dos escolhidos pelo júri criado por Frédéric Saint-Geours, Diretor Geral da Peugeot, com base em critérios como originalidade do projeto, qualidade da apresentação final (visuais, explicação do conceito) e coerência com o tema.

- Publicidade -

“Foi um resultado inesperado”, declara Wesley Saikama, que pela primeira vez participou de um concurso dessa dimensão, em nível mundial, com concorrentes de mais de 100 países.

“Tive conhecimento do concurso durante a terceira edição, mas não teria tempo hábil para criar o projeto”, afirma. Visando uma futura participação, Saikama passou a realizar pesquisas focadas nos veículos de série e concept-cars Peugeot, buscando referências também nos projetos vencedores das edições anteriores e em pesquisas pela Internet, inclusive através do game X Box 360.

O esforço valeu a pena. A partir da divulgação do tema, o estudante precisou de dois meses para desenvolver seu projeto, e mais duas semanas para adaptá-lo ao computador.

- Publicidade -

“Esse reconhecimento será muito importante profissionalmente, pois creio que poderá me abrir portas no mercado de trabalho”, conclui Saikama, que pretende ainda investir em outros cursos para obter êxito nesta área de trabalho.

Jovem romeno conquista o primeiro lugar – O grande vencedor do concurso foi o Flux, projeto elaborado pelo romeno Mihai Painatescu, de 20 anos, que estuda no Instituto Europeu de Design, em Turim.

Este projeto foi criado sob um conceito de versatilidade, com a finalidade de possibilitar o uso em diferentes condições de piso, proporcionando uma condução divertida e em total contato com o ambiente externo – por isso a ausência da capota.

O veículo traz em seu design uma mistura harmoniosa de linhas retas e curvas, visual característico da marca Peugeot, e apresenta medidas relativamente pequenas, com 3,5m de comprimento por 1,65m de largura.

O Flux é movido por meio de uma estação de energia de hidrogênio compacta localizada na parte traseira do veículo, em conjunto com um tanque instalado sob o capô dianteiro.

O plástico é o material utilizado na composição do capô e dos painéis laterais, trazendo ainda poliuretano nos assentos e alumínio para as peças mecânicas. Componentes como os protetores que envolvem o cockpit e o chassi são feitos em metal.

Já o terceiro lugar foi conquistado pelo venezuelano Gustavo Ferrero, com o projeto Allscape.

Trata-se de um veículo híbrido – pode ser movido a gás natural ou através de quatro motores elétricos, localizados na rodas –, que traz suspensão esportiva rígida e um sistema de transmissão seqüencial de sete velocidades, com três modos de utilização: automática, manual e F1 – destinada para o uso em competições.

Criado sob um novo conceito de design, destinado a uma geração de amantes de carros esportivos que buscam alta potência, o Allscape é dotado também de diversos acessórios e detalhes, tais como computador de bordo no console, monitores internos com diversas funções, console geográfico – com bússola analógica, altímetro e horizonte artificial, que auxiliam na navegação –, além de CD, DVD, MP3, apresentação de informações de GPS e conexões múltiplas USB.

Um projeto, um conceito – O prêmio maior, destinado ao primeiro colocado, será a produção de um protótipo do seu projeto em tamanho natural, que será apresentado em setembro, no Salão de Frankfurt.

O troféu “La Griffe”, juntamente com o cheque no valor de 6 mil euros, será entregue ao vencedor por Saint-Geours no Salão de Genebra, que acontece em março.

O tema desta edição, “Reinvente o automóvel Peugeot como fonte de prazer”, resumido através da sigla P.LE.A.S.E, foi revelado ao público em setembro de 2006 por meio do site, que também hospedou todos os projetos enviados entre 6 de outubro e 4 de dezembro.

Dentre os mais de quatro mil projetos concorrentes, trinta foram selecionados em meados de dezembro e, posteriormente, disponibilizados para votação dos internautas, para seleção dos dez finalistas.

O Concurso de Design Peugeot é realizado desde 2000 com o objetivo de proporcionar aos designers amadores uma oportunidade de expressarem seu espírito criativo a partir do tema “Automóvel”.

Os concept-cars ilustram de forma brilhante a importância da estética à Peugeot, alinhada a valores como inovação, tecnologia e preocupação com o meio ambiente, para que o automóvel seja sempre um prazer.

Confira os vencedores das edições anteriores:

2000 / 2001 – Tema “Desenhe o seu Peugeot de 2020”
Projeto: Moonster
Criador: Marko Lukovic (22 anos) – Sérvia

2002 / 2003 – Tema “Desenhe o seu Peugeot de estilo retrô-futurista”
Projeto: 4002
Criador: Stefan Schulze (32 anos) – Alemanha

2004 / 2005 – Tema “Desenhe o Peugeot com que sonha para um futuro próximo”
Projeto: Moovie
Criador: André Costa (22 anos) – Portugal

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão