quinta-feira, 30 maio , 2024
28 C
Recife

Ford utiliza nanotecnologia na pesquisa de novos materiais

A Ford lidera as pesquisas no campo da nanotecnologia para desenvolver novos materiais, principalmente metais e plásticos mais leves e resistentes, e aumentar a segurança e a economia de combustível de seus veículos.

- Publicidade -

A empresa está utilizando nesse trabalho um dos equipamentos mais avançados disponíveis hoje nos Estados Unidos, o LEAP (Local Electrode Atom Probe), instalado no laboratório da Northwestern University.

O equipamento, um dos quatro únicos do gênero existentes na América do Norte, permite reduzir à metade o tempo necessário para analisar a estrutura molecular de metais e plásticos e determinar os caminhos para modificar o material e obter peças mais leves e duráveis.

As pesquisas estão sendo conduzidas junto com a Boeing, com quem a Ford mantém uma parceria de 11 anos e que já resultou no aprimoramento de vários produtos para ambas as empresas.

“A Ford tem uma longa história de pesquisas no campo da nanotecnologia e esse relacionamento vai fortalecer nosso conhecimento para o futuro”, diz Gerhard Schmidt, vice-presidente de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford.

- Publicidade -

A nanotecnologia é a ciência que manipula materiais no nível atômico ou molecular – na escala de um bilionésimo de polegada.

Devido ao seu potencial de impactar todas as indústrias e áreas da sociedade, ela geralmente é tida como uma tecnologia de interesse geral.

Seu uso está se expandindo rapidamente nas áreas farmacêutica, eletrônica e ótica – nanomateriais já são usados, por exemplo, em bloqueadores solares e cosméticos – e tende a crescer na indústria automotiva, um de seus segmentos mais promissores.

Os especialistas estimam que em 2015 os nanomateriais devem atingir 70% das aplicações automotivas, com receita na casa dos US$7 bilhões.

Catalisadores, alumínio e vidros – A Ford foi uma das primeiras montadoras a aplicar a nanotecnologia em seus produtos, produzindo desde os anos 1970 catalisadores e controladores de emissões, que são sistemas baseados em nanotecnologia.

- Publicidade -

Os catalisadores utilizam metais preciosos em nanoescala para aumentar a área de superfície do metal, reduzindo custos e aumentando a sua eficiência.

Em 2003, o Dr. Haren Gandhi, técnico em emissões e catalisadores da Ford, ganhou a Medalha Nacional de Tecnologia dos Estados Unidos pelo seu trabalho nessa área.

A Ford também foi uma das pioneiras no desenvolvimento de microscópios escaneadores que permitiram aos cientistas visualizar melhor a matéria no nível nano.

Na Northwestern University, os pesquisadores da Ford estão trabalhando para desenvolver materiais estruturais que usam nanopartículas como preenchedores para reduzir seu peso e aumentar a resistência.

Entre eles se incluem fundidos de alumínio de melhor desempenho para blocos de motores e tintas e vidros que bloqueiam a radiação infravermelha do sol e eliminam a sujeira.

Nanofluidos – A Ford está desenvolvendo também nanofluidos – líquidos refrigerantes, óleos, lubrificantes e fluidos de transmissão que utilizam nanopartículas.

Os cientistas da empresa descobriram que a adição de nanopartículas nesses líquidos reduz a fricção e aumenta a condutividade térmica, propriedades que permitem ao líquido operar com temperaturas mais baixas.

“A nanotecnologia pode impactar uma variedade muito grande de componentes e funcionalidades do veículo. Por isso, fornece instrumentos que ajudam a antecipar as expectativas dos clientes em termos de desempenho, conforto, conveniência e qualidade”, diz Erika Murray, gerente da parceria Ford, Boeing e Northwestern.

A aliança entre a Ford, a Boeing e a Northwestern abre caminho para a pesquisa de aplicações comerciais da nanotecnologia.

O acordo foi desenhado para favorecer futuros avanços nas áreas de transporte, metais especiais, materiais térmicos, revestimentos e sensores, mas o seu desenvolvimento pode beneficiar também outras áreas de aplicação desse conhecimento.

Matérias relacionadas

Site oficial de ofertas Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais