segunda-feira, 27 maio , 2024
28 C
Recife

FIAT Automóveis capacita jovens do Recife para o setor automotivo

Aula inaugural do Programa Árvore da Vida – Capacitação Profissional em eletromecânica, aconteceu na terça-feira, 03 de novembro de 2009, na cidade do Recife. Iniciativa é oportunidade também para emprego e renda

- Publicidade -

Reportagem | Tarcisio Dias
Com Assessoria de imprensa da Lead Comunicação Organizacional

Destinado a jovens entre 18 e 22 anos moradores de áreas de risco social, a Fiat expande o seu programa de capacitação profissional no setor automotivo para a cidade do Recife, oferecendo 20 vagas para o curso de eletromecânica, que tem duração média de 10 meses em período integral. A aula inaugural aconteceu no dia 03 de novembro, na Escola Técnica SENAI Santo Amaro.

Os alunos receberão gratuitamente uniformes, alimentação, material didático e transporte, além de todos os recursos para que possam obter a carteira de habilitação.

Eles terão a oportunidade de adquirir conhecimentos específicos e práticos do setor automotivo e passar por experiências nas concessionárias parceiras, podendo, ao final do curso, ser efetivados.

- Publicidade -

Para a triagem e seleção dos jovens, o programa contou com parceiros locais, como o Movimento Pró-Criança, em Recife.

Os jovens passaram por três etapas de seleção, a primeira com provas de português, matemática e redação, a segunda com teste psicotécnico e a terceira com dinâmica de grupo e entrevista.

De acordo com Marco Antônio Lage, diretor de Comunicação Corporativa da montadora, a partir da experiência, maturidade e consolidação do programa realizado no Rio de Janeiro, Betim e São Paulo, a empresa enxergou a oportunidade de iniciar turma também em Recife.

“É um programa em que todos os lados saem ganhando. Os jovens por conseguirem uma capacitação, que lhes garante uma vaga no mercado de trabalho; e as concessionárias Fiat, que incorporam ao seu quadro de funcionários profissionais altamente qualificados”, explica.

O programa é resultado de uma parceria com o Senai, o ISVOR (Universidade Corporativa da Fiat) e a Rede de Concessionárias Fiat.

- Publicidade -

O curso de eletromecânica possibilita aos jovens conhecimentos sobre metrologia, eletricidade e eletrônica, motor ciclo otto e os diversos sistemas em que o veículo é dividido, além de português, matemática, cidadania e informática.

As atividades em eletromecânica visam a capacitação em diagnósticos e reparos em defeitos mecânicos e elétricos. Durante a prática, os jovens passam por situações cotidianas de um mecânico e buscam as soluções para as mais diversas realidades da profissão.

O gerente regional da Fiat para o Nordeste, Edgar Oliveira, também marcou presença e destacou o engajamento das concessionárias do grupo Fiat presentes em Pernambuco na efetiva colaboração e apoio da iniciativa, principalmente por se tratar da primeira cidade do Nordeste a fazer parte desse importante trabalho social da Fiat.

Já Ana Veloso, responsável pela coordenação da ação Fiat com a comunidade, mencionou o crescimento do projeto Árvore da Vida – Capacitação Profissional, que teve sua primeira turma em 2006, na cidade de Betim, MG, com expansão em 2008 para São Paulo e agora em 2009 ampliando para Recife, Brasília e Curitiba.

O jovem Pedro Henrique, de 18 anos, está terminado o terceiro ano no ensino médio e já sabe o que fazer assim que finalizar seus estudos. Ele foi um dos inscritos no Movimento Pró-Criança, em Recife, e aprovado para o curso de eletromecânica.

Ansioso pelo início das aulas, Pedro adorou a proposta da Fiat e diz que é uma ótima oportunidade para quem precisa iniciar no mercado de trabalho.

“Fiquei surpreso e feliz quando soube que, dos 80 concorrentes e 20 selecionados, eu fui um deles. Agora, vou me dedicar muito, me especializar nessa área, para ter a chance de ser empregado em uma das concessionárias da rede Fiat”, conta.

A Concessionária Viasul, em Recife, é umas das parceiras e está bastante envolvida com o programa.

“Depois de conhecer como funciona o curso de capacitação em outras cidades, nos envolvemos e acreditamos na iniciativa. Destaco o aspecto social, pois o curso beneficia jovens com menos oportunidades e os capacita para o setor automobilístico, além dos benefícios para as concessionárias, que recebem jovens qualificados e cheios de energia”, explica Paulo Figueiredo Júnior, diretor da Viasul.

Os cursos atendem as necessidades das concessionárias, justamente por serem formatados pelo ISVOR, que é responsável pela capacitação dos funcionários de toda a Rede de Concessionárias.

Além disso, a participação ativa das concessionárias no planejamento das turmas permite ajustes na grade curricular e no peso da carga horária de cada disciplina, fazendo com que o curso seja formatado no molde ideal para a demanda de mercado. E o Senai é o responsável pela docência, corpo docente e espaço físico.

Por reconhecer a importância de investir na formação de jovens para o mercado de trabalho, a Fiat irá iniciar mais três cursos em outras cidades brasileiras ainda este ano através do Programa Árvore da Vida – Capacitação Profissional.

Foto | Tarcisio Dias
Mecânica Online
Alunos participantes juntamente com representantes da FIAT, SENAI e Movimento Pró-Criança

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais