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Anfavea: março foi melhor mês da história

A Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – divulgou os resultados obtidos pela indústria brasileira no mês de março e no primeiro trimestre de 2010. E o novo recorde, como era esperado pela entidade e pelo próprio mercado, se confirmou.

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Março foi o melhor mês da história do setor automobilístico do País, com recordes na produção e principalmente no comércio interno.

Foram emplacados 337.346 automóveis e comerciais leves no período, volume 59,6% superior às 211.348 vendas de fevereiro e 29,3% maior que as 260.971 unidades negociadas em março do ano passado.

Já no primeiro trimestre, o avanço em relação a 2009 não foi tão expressivo numericamente, mas mostra um mercado ainda extremamente aquecido, mesmo diante de uma economia mundial em estado de recuperação pós-crise.

A Brasil acumulou 750.395 carros vendidos entre janeiro e março, com crescimento de 16,9% frente aos 641.971 emplacamentos registrados no três primeiros meses do ano passado.

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O grande aliado do comércio de veículos foi, sem dúvida, o desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), concedido pelo Governo Federal no auge do ‘baque’ financeiro internacional e que terminou no último dia 1º de abril.

“Acredito que teremos uma acomodação agora em abril, mas as vendas não devem cair muito já que temos os emplacamentos acumulados de março e um estoque ainda com o desconto no IPI. Mas creio que as condições econômicas atuais do País devem manter o mercado aquecido, sobretudo com a geração de empregos. A economia depende muito da confiança do consumidor. E por estarmos em um momento de grandes investimentos na produção, há uma perspectiva positiva para o restante do ano, mesmo sem o incentivo fiscal. Nossa projeção para 2010 segue com avanço esperado de 8% no comércio”, destaca Jackson Schneider, presidente da Anfavea.

Com os recordes de vendas, a produção também precisou de maior fôlego. E março marcou um novo recorde nas linhas de produção.

No mês passado saíram das fábricas brasileiras 309.677 veículos, contra as 233.252 unidades entregues em fevereiro – um salto longo de 32,8%.

Na comparação com março de 2009 também houve crescimento – ligeiramente menor – de 18% diante dos 262.461 modelos montados.

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Mas foram as exportações que deram uma guinada mais forte: dos 81.839 veículos enviados ao exterior no primeiro trimestre de 2009, as montadoras passaram a um total de 151.503 unidades exportadas, volume 85,1% superior.

“Peguei um mandato de crescimento acentuado no início. Houve conversa com o governo para viabilizar esse crescimento. Era preciso investir para aumentar a capacidade de produção. Esse foi o primeiro desafio. Depois tivemos a crise do fim de 2008, que pegou um mercado em crescimento brutal. Da noite para o dia, a País parou de comprar carros. Se a reação não tivesse sido imediata, seria muito difícil depois sair da recessão. A indústria, o governo e o varejo fizeram ações coordenadas. Foi um ponto baixo seguido por um ponto alto”, resume Jackson Schneider, que se despediu hoje da presidência da Anfavea. A posse do novo mandatário será em maio. O presidente da Fiat, Cledorvino Belini, é o mais cotado para assumir o posto.

Fiat encerra trimestre com recordes e na liderança – A Fiat encerrou o primeiro trimestre de 2010 com recorde de vendas no mercado brasileiro, mais uma vez na liderança da preferência dos consumidores.

No acumulado dos três primeiros meses do ano, foram 167.528 automóveis e veículos comerciais leves emplacados, com um crescimento de 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

A participação de mercado no período foi de 22,3%, com uma vantagem de mais de 11 mil veículos à frente da segunda colocada no ranking.

Os dados são do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), divulgados hoje pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Em março, a Fiat emplacou 73.615 veículos, também na liderança, com crescimento de 51,2% sobre fevereiro e de 14,2% sobre março do ano passado. O desempenho de vendas em março passa a ser o novo recorde mensal da Fiat.

No ranking do trimestre, a Fiat mantém três modelos entre os cinco mais vendidos: o Palio, com 39.634 unidades; o Uno, com 36.379, e o Siena, com 31.029 veículos emplacados.

Entre os comerciais leves, a picape Strada permanece líder isolada, com 24.249 veículos, mais que o dobro do segundo modelo mais vendido no segmento, enquanto a Ducato é líder entre os furgões grandes, com 1.991 unidades emplacadas.

Volkswagen tem o melhor mês de sua história em vendas de automóveis – A Volkswagen do Brasil registrou em março seu recorde histórico de vendas de carros e comerciais leves, totalizando 69.474 unidades, volume 60,9% superior às vendas da marca no mês de fevereiro.

No mercado de carros, especificamente, as vendas atingiram 61.097 unidades no mês. O resultado deu a empresa a liderança nesse mercado, com uma participação de 22,3%.

O volume de março representa um crescimento da ordem 62% em relação ao mês anterior. As vendas de carros correspondem a mais de 80% das vendas totais de veículos no mercado brasileiro.

“No mês que a empresa está completando 57 anos de presença no País, tivemos um resultado histórico, graças principalmente a uma moderna linha de produtos, que está trazendo muitas vantagens para os consumidores. Para esse ano reservamos ainda 13 novidades para fortalecer a presença da marca nesse competitivo mercado”, afirma Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.

O Gol continua firme na liderança, com 29.342 unidades e uma participação de 10,7% nas vendas totais de carros no mercado brasileiro.

O modelo Fox é o segundo automóvel mais vendido da marca, atingindo em março 15.076 unidades, mantendo-se no quinto lugar entre os veículos mais vendidos do País.

A picape Saveiro, que foi totalmente renovada em agosto, atingiu seu melhor resultado de vendas, com 5.095 unidades em março, contribuindo significativamente para o desempenho da marca no período.

Liderança do Gol – A nova geração do modelo Gol, o Novo Gol, foi lançada em junho de 2008 com design moderno e arrojado, maior espaço interno, novos e sofisticados detalhes de acabamento, nova plataforma, novo motor e câmbio, além de maior nível de tecnologia.

O Gol completou 23 anos de liderança em vendas em 2009. O modelo foi projetado e desenvolvido por brasileiros para atender principalmente as situações e necessidades do mercado nacional.

Novo Fox mais completo e atraente – O Novo Fox, lançado em outubro do ano passado, foi o primeiro modelo da da Volkswagen a adotar no Brasil a linha de estilo global da marca.

O oferece maior nível de conforto e tecnologia, como por exemplo a moderna transmissão automatizada.

Nova Saveiro e Saveiro Cross – A Volkswagen está atuando fortemente no mercado de comerciais leves, que passou a contar, a partir de agosto do ano passado com a Nova Saveiro, que atraiu um maior número de consumidores, por sua versatilidade. O modelo é ideal para quem busca um veículo tanto para o trabalho como para o lazer.

Para reforçar ainda mais sua participação nesse segmento, a Volkswagen lançou em fevereiro a versão Saveiro Cross, que alia o caráter aventureiro e o visual robusto a um nível de equipamento, conforto e qualidade de acabamento incomuns neste segmento.

A Volkswagen tem quatro fábricas no Brasil: em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP) e emprega 22 mil pessoas. A marca oferece o maior portfólio de produtos do País, com 22 veículos.

Land Rover – No acumulado do ano, o volume de vendas da Land Rover no Brasil cresceu 54% ─ 1.173 veículos ─ em comparação ao 1º trimestre do ano passado. O aumento foi acima da média global de 36,2%, colocando o País entre os mercados de mais destaque como China (36%) e Coreia (100%).

Março sozinho registrou o melhor mês na história da marca britânica em território nacional, ficando 21% à frente de Setembro de 2008, até então recorde mensal, imediatamente antes à crise financeira.

“Todos os nossos modelos tiveram aumento real: de 42% nas vendas do Discovery até 200% de subida na comercialização do Range Rover, cifras comparadas com o mesmo período de 2009”, exalta John Peart, presidente do Escritório Regional da Jaguar Land Rover para América Latina e Caribe, baseado em São Paulo.

Phil Popham, diretor-geral da Land Rover, comentou hoje que “a marca teve um começo de ano incrível, já estando 1/3 maior do que o primeiro trimestre de 2009. É muito empolgante ver os mercados emergentes num crescimento sólido”. A empresa comemorou seis meses consecutivos de incremento no seu volume de vendas.

“A chegada do Discovery 4 e as atualizações dos modelos 2010 estão ratificando aos consumidores que a Land Rover é a melhor opção entre os 4×4 de luxo”, justifica Peart. O executivo confirma ainda que a marca concentra 50% do mercado nacional de SUV Premium.

O Freelander 2 é o Land Rover mais vendido no Brasil, com mais de 50% do total. O Discovery 4 vem em segundo com aproximadamente 30%; a linha Range Rover (Range Rover Sport e Range Rover Vogue) em terceiro e o Defender chega para fechar a gama.

A Europa também mostrou uma recuperação importante para os negócios da empresa. Portugal, Áustria, Espanha, Alemanha, França e Holanda se destacam, mas o grande volume ainda se concentra nos três principais mercados Land Rover em todo o mundo: Reino Unido, América do Norte e China, nessa ordem. No mês de Março, o Brasil foi o 7º mercado da marca no mundo.

Honda – Moto Honda da Amazônia, Honda Automóveis e Honda Serviços Financeiros quebram recordes em suas respectivas áreas

O mês de março foi o melhor da história da Honda no Brasil. Três áreas de atuação do grupo em território nacional alcançaram recordes.

A Moto Honda Amazônia superou pela primeira vez a marca de 137 mil unidades vendidas num único mês, enquanto a Honda Automóveis alcançou um feito inédito ao ultrapassar a casa das 14 mil unidades emplacadas.

Já o CNH (Consórcio Nacional Honda) e o Banco Honda, empresas que compõem a Honda Serviços Financeiros, também bateram seus anteriores melhores resultados.

Moto Honda da Amazônia – Confirmando sua liderança no segmento de duas rodas, a Moto Honda da Amazônia alcançou, em março, seu melhor desempenho mensal em vendas.

Foram 137.091 motocicletas comercializadas, ultrapassando o recorde anterior de 130.695 unidades, registrado em julho de 2008.

O resultado histórico, que representa ainda um crescimento de 42% nas vendas com relação ao mesmo mês de 2009, quando foram comercializadas 96.574 motocicletas, se deve à boa aceitação do público perante os modelos da marca e foi impulsionado pela grande quantidade de lançamentos durante todo o ano passado.

A família CG, carro-chefe da marca, somou 79.865 unidades vendidas no período, com crescimento de 32,5% em relação ao mesmo mês de 2009.

No segmento on-off road, o resultado representa desempenho 509,6% superior ao obtido no mesmo período do ano passado. Já a CRF 230F experimentou crescimento de 11,2% nas vendas.

Os modelos acima de 600 cm3 também alcançaram excelentes resultados. A CB 600F Hornet, em suas versões Standard quanto na versão com freios ABS, obteve crescimento de 25% em relação ao mesmo período de 2009.

O segmento de importadas também apresentou bom desempenho, com destaque para a CBR 1000RR, que teve incremento de 14,8% nas vendas em relação a março de 2009, e para a Varadero, que saltou 30,8% também em relação ao mesmo período do ano passado.

Honda Automóveis do Brasil – No último mês com IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido, a Honda Automóveis do Brasil atingiu seu melhor resultado mensal desde o início da produção nacional, em 1997 –14.839 unidades emplacadas, número bem superior ao recorde anterior, que havia ocorrido em setembro de 2009 (13.910 unidades comercializadas). No acumulado do primeiro trimestre, a Honda Automóveis contabiliza 31.175 unidades vendidas.

Grande parte desse excelente desempenho se deve a dois modelos específicos. O New Fit teve 5.951 unidades vendidas em março, superando a então principal marca, registrada em setembro de 2009 (5.191 unidades).

O crossover Honda CR-V também quebrou seu recorde. Foram 1.649 unidades emplacadas em suas duas versões (4×2 e 4×4). Um ano atrás, quando havia alcançado melhor resultado, o número foi de 1.424 unidades.

Outro destaque foi o resultado do Honda City, que teve 3.112 unidades emplacadas no mês de março. Nos três primeiros meses de 2010 foram comercializadas 7.352 unidades do modelo, que lidera seu segmento.

O New Civic também alcançou bons resultados: foram 4.113 unidades emplacadas em março deste ano, somando 8.461 veículos no acumulado do primeiro trimestre.

Honda Serviços Financeiros – O terceiro mês de 2010 também reafirmou a importância do CNH (Consórcio Nacional Honda) no mercado nacional. Foram 87.137 cotas vendidas, superando em 10% o recorde anterior, que era de 79.402, alcançado em julho de 2009.

Em março, foram entregues 35.120 motocicletas 0km, o que representa 5% a mais do que o último recorde –33.595 unidades alcançadas em julho de 2009. Aliás, o CNH não para de acumular números expressivos.

Recentemente, o CNH atingiu a surpreendente marca de três milhões de motocicletas entregues nas quase três décadas de existência da empresa. Outra empresa da Honda Serviços Financeiros, o Banco Honda também comemora os resultados de março.

Em automóveis, o número de contratos foi de 4.900, o que representa um incrível crescimento de 169% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre as motocicletas, chegou aos 6.508 contratos. Isso significou 75% a mais que o registrado em março de 2009.

Toyota – As vendas da Toyota totalizaram 22.408 unidades nos três primeiros meses de 2010, o que representou um crescimento de 20% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a marca comercializou 18.734 unidades.

No primeiro trimestre desse ano, o mercado brasileiro total de automóveis e comerciais leves – no qual a Toyota está presente – cresceu 14,7%, ou seja, 5,3 pontos percentuais a menos em comparação com a evolução da Toyota.

Em março último, a Toyota obteve seu melhor resultado de 2010, emplacando 9.947 veículos novos no mercado interno (16% a mais que o mesmo mês de 2009, que encerrou com vendas de 8.604 unidades).

Entre os produtos da Toyota comercializados no Brasil, o que merece maior destaque nos três primeiros meses do ano, no que diz respeito a crescimento percentual, é o utilitário esportivo SW4, cujas vendas tiveram incremento de 30% no comparativo com o mesmo período do ano passado (1.588 unidades comercializadas no acumulado de 2010 contra 1.224 unidades emplacadas nos três primeiros meses de 2009). Atualmente, o SW4 é líder de mercado entre os utilitários esportivos médios, com 23,4% de participação.

A picape Hilux também registrou forte alta no período avaliado, com vendas de 4.728 unidades, registrando crescimento de 26% em comparação com os três primeiros meses do ano passado (5.902 unidades). A Hilux vem consolidando sua liderança entre as picapes médias com motores a diesel.

O Corolla, líder absoluto entre os sedãs médios, com 30,7% de participação, também obteve crescimento de 18% em vendas, emplacando 12.739 unidades no acumulado do primeiro trimestre de 2010, contra 10.797 unidades comercializadas no mesmo período ao ano passado.

IPI reduzido é mantido – A Toyota manterá nesse mês de abril a alíquota do IPI em 7,5% para a recém-lançada linha Corolla 2011.

A marca não repassará a alíquota cheia do imposto, que, desde o dia 1º deste mês, retornou ao seu patamar de 11% para os veículos entre 1.000 e 2.000 cilindradas.

Renault – Março foi mês de desempenho recorde para a Renault em termos de vendas e produção no Brasil. No período, a marca comercializou 16.586 unidades, o que representa 3.770 carros a mais que o recorde anterior, de outubro de 2009 (12.816 unidades).

A participação de mercado da Renault foi de 4,9% no mês, posicionando a empresa no 5º lugar do ranking nacional de vendas, com boa distância em relação às montadoras das posições seguintes.

Além do recorde de vendas consolidadas e de modelos como Sandero, Sandero Stepway, Clio Campus e Master, a Renault também registrou recorde de produção de automóveis no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais.

No mês, foram produzidos 16.468 veículos – entre unidades de passeio e utilitários – ultrapassando o patamar anterior, de julho de 2008, no qual foram produzidos 14.806 veículos.

“Este é um momento muito importante para a evolução de nossas operações no Brasil. Estamos investindo continuamente em produtos e serviços de forma que este ganho de mercado e de novos clientes é a prova que estamos no caminho certo”, comenta Jean-Michel Jalinier, presidente da Renault do Brasil.

O desempenho da Renault do Brasil em março foi 103% superior em relação ao mesmo mês do ano passado, resultado bem superior se comparado ao desempenho do mercado de automóveis novos em geral, que cresceu 29% na mesma comparação.

No acumulado do ano, a Renault já comercializou 34.080 veículos, uma elevação de 40,3% ante o mesmo período de 2009 (24.284 unidades). O mercado de automóveis 0km obteve uma elevação de 17% na mesma comparação do acumulado 2010 ante 2009.

Este patamar histórico é resultado do excelente desempenho de modelos como Sandero, Logan, Clio Campus e Sandero Stepway.

Os modelos Sandero e Sandero Stepway registraram volumes recordes de vendas no mês, com 6.614 e 1.028 unidades emplacadas, respectivamente.

Outro destaque foi o utilitário Master, que também obteve recorde de vendas, com 468 unidades emplacadas no mês.

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