domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Braking bag: atrito para frear o veículo

A novidade mais revolucionária é o braking bag – um enorme airbag acomodado no assoalho externo. Se um sensor indicar risco iminente de um impacto, ordena inflar instantaneamente essa bolsa de ar que estabiliza o veículo por meio de atrito com o solo

- Publicidade -

Reportagem | Fernando Calmon
Com Tarcisio Dias

A Mercedes-Benz mantém há 35 anos um departamento ESF (que significa algo como Experimentação de Segurança Viária).

O último trabalho deste departamento é o S 400 Hydrid ESF Concept, considerado pela marca alemã como o carro mais seguro já desenvolvido.

O carro traz uma série de equipamentos de segurança, muitos inéditos, que ainda estão em fase de testes.

- Publicidade -

O Mercedes S 400 ESF Concept é equipado com diversos airbags – bem maiores e com formato que envolvem todo o painel para ampliar área de proteção.

O carro conta também com muitos sensores e barras de segurança lateral de última geração, além de um sistema que ao interpretar a iminência de uma colisão lateral, deslocam os bancos para o centro da cabine.

A lista de equipamentos também contempla os mais avançados sistemas eletrônicos de controle de tração e estabilidade, recursos anti-capotamento e freios ABS além do inédito “braking bag”: uma espécie de airbag posicionado abaixo do motor, que em última instância, tenta auxiliar a frenagem com a fricção da bolsa no solo e levantar a frente do carro, para que o impacto de uma colisão frontal seja absorvido da melhor forma possível.

Braking bag – O desenvolvimento contínuo de novos dispositivos de segurança para os automóveis é uma maratona que parece nunca terminar.

A Mercedes-Benz, por exemplo, destaca que em 1939 começaram as pesquisas sobre as zonas de deformação da carroceria em caso de choques, conduzidas pelo lendário engenheiro Béla Barényi, um dos pioneiros nesse campo.

- Publicidade -

Levou 20 anos até que esse recurso fosse adotado em modelos de série da marca. Mais tarde introduziram-se outras primazias como os freios ABS (antibloqueio) eos airbags.

Veículos Experimentais de Segurança (ESF, na sigla em alemão) são apresentados desde 1974. Agora, para comemorar os 70 anos da carroceria deformável na frente e atrás, a empresa acaba de apresentar o ESF 2009.

Algumas das ideias parecem distante da realidade ou se classificariam de maluquices. Nada disso. Podem demorar para serem aperfeiçoadas até chegarem aos carros, de início opcional e depois em série, porém tudo apresenta base científica e grande segurança sem limites potencial de viabilidade.

Existe também preocupação de aumentar o nível de segurança e melhorar a eficiência energética sem conflitos. Tanto que o ESF 2009 foi desenvolvido a partir do sedã topo de linha S400 híbrido já à venda. Há um grande esforço para impedir ou compensar o aumento de peso do carro.

A proposição mais revolucionária é o braking bag, ou seja, um enorme airbag acomodado no assoalho externo.

Se um sensor indicar risco iminente de um impacto, ordena inflar instantaneamente essa bolsa de ar que estabiliza o veículo por meio de atrito com o solo. Ajuda a desacelerar de forma acentuada a velocidade.

Braking bag – Outra iniciativa de interesse são as estruturas infláveis de metal capazes de diminuir o peso e aumentar a integralidade de componentes importantes.

Em condições normais a seção metálica permanece dobrada para economizar espaço. Se houver necessidade de proteção, um gerador de gás injeta pressão interna de 10 a 20 bars em fraçõesde segundo, desdobrando aquela seção com significativo ganho estrutural.

O ESF pode ainda reduzirem cerca de um terço as forças atuantes no torso dos ocupantes durante colisão lateral.

Isso se faz movendo-os até 5 cm na direçãodo centro do veículo, por meio de almofadas de ar colocadas nas laterais dos encostos dos bancos. Parece pouco, mas cria um espaço adicional de segurança.

Braking bag – Vídeo – Faróis com função adicional de iluminação focada melhoraram a visibilidade do motorista em situações de risco potencial.

Se a câmera de visão noturna por raios infravermelhos, que já equipa alguns automóveis mais caros, detectar a presença de pessoas ou animais na estrada, um facho concentrado de LEDs (diodos de luz) ilumina brevemente, além da área coberta pelos faróis principais, como se fosse uma poderosa lanterna de mão.

Novas faixas reflexivas noturnas podem ser aplicadas nas laterais do carro, tornando-o mais visível para outros usuários da estrada na escuridão. Interessante que essas faixas são invisíveis durante o dia, preservando intacta a aparência da carroceria.

Enfim, o ESF 2009 objetiva evitar o acidente em primeiro lugar. Se não for possível, trata de mitigar os seus efeitos.

Sem trazer restrições à praticidade de uso do veículo ou comprometer a autonomia do motorista ao volante. Será dele ou dela a responsabilidade final na maioria dos casos, cabendo ao carro prover suporte ao processo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança