segunda-feira, 27 maio , 2024
28 C
Recife

Volvo V60 revela sua tecnologia em segurança

Pedestre na frente? O modelo freia sozinho. Piloto automático inteligente e muito mais!

- Publicidade -

Mais um lançamento que vai acontecer na edição 2010 do Salão de Paris e que você já confere em seu portal e Revista multimídia Mecânica Online.

Temos agora o Volvo V60 que chega oferecendo todo o dinamismo já conhecido da linha S60 e seus traços de um coupé, mas oferecendo o espaço extra para o transporte das bagagens, cerca de 430 litros.

Na dianteira encontramos faróis angulosos que invadem as laterais. Os traços remetem na sensação de velocidade e dinamismo.

Observamos um design moderno, esportivo e ao mesmo tempo transmitindo força e robustez.

- Publicidade -

Falando em Mecânica Online o novíssimo V60 vai oferecer uma ampla gama de motores. O D3 de 163 cavalos e o D5 de 205 cavalos funcionam com diesel. Já o 2.0 turbo de 203 cavalos e o T6 de 304 cavalos e tração integral vão utilizar gasolina.

A Volvo ainda planeja mais quatro novas opções de motores com potência entre 115 cavalos e 240.

Mas quando o assunto é segurança a marca Volvo sempre é lembrada. E motivos não faltam. Esse lançamento da marca sueca apresenta um sistema que freia automaticamente o modelo caso surja um pessoa em sua frente.

Uma unidade de radar fica integrada na grade dianteira do veículo, enquanto um câmera de vídeo é colocada na parte da frente do espelho retrovisor interno mandando informações para uma unidade central.

A tarefa do radar é detectar um pedestre/pessoa ou veículo na frente do carro e determinar sua distância. Já a câmara determina que objeto o radar identificou. Sensores avançados garantem a força de frenagem.

- Publicidade -

O sistema pode detectar objetos a partir de 80 centímetros de altura, assim, até mesmo as crianças podem ser localizadas.

A tecnologia utiliza os mesmos princípios do olho humano e também pode sofrer influencias de determinadas condições de luz e climáticas. A duração de desenvolvimento do projeto foi de cinco anos.

É importante destacar que essa tecnologia de freio automático só entra em ação quando o veículo está em velocidade inferior a 35 km/h. Em velocidades mais altas o objetivo está na redução da velocidade do carro, na ordem de 25 km/h.

Para concluir lembre-se que cerca de 90% dos acidentes rodoviários são causados por distração e em metade das colisões traseiras o motorista não teve tempo de reação para totalmente acionar o pedal de freio.

Falando mais sobre tecnologia e segurança, a Volvo também oferece o piloto automático inteligente, que agora passa a funcionar em velocidades inferiores a 30 km/h.

O sistema permite que o veículo mantenha uma distância pré-definida para o veículo da frente considerando a variação de velocidade.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais