quarta-feira, 22 maio , 2024
28 C
Recife

Fundação Guggenheim e BMW Group anunciam importante nova iniciativa global

Programa de seis anos de laboratórios itinerantes para experimentos urbanos e programação pública.

- Publicidade -

Primeiro laboratório será lançado na América do Norte em 2011 e inicia viagem de dois anos para cidades ao redor do mundo

CDs Mecânica Online®

Reportagem | Mecânica Online® & Visar Planejamento

Nova York/Munique/São Paulo – 07 de outubro de 2010 – O Richard Armstrong, diretor da Fundação e Museu Solomon R. Guggenheim, e Frank-Peter Arndt, membro do Conselho Administrativo da BMW AG, anunciaram hoje uma colaboração de longo prazo que englobará seis anos de atividades programadas, engajando pessoas nas maiores cidades do mundo e inspirando a criação de uma visão de vanguarda em termos de conceitos e designs para a vida urbana.

- Publicidade -

A iniciativa vai engajar uma nova geração de líderes em arquitetura, arte, ciência, design, tecnologia e educação, que lidarão com os desafios das cidades de amanhã por meio do diagnóstico das realidades das cidades de hoje.

Uma estrutura móvel inovadora que viaja de cidade em cidade, o Laboratório BMW Guggenheim reunirá pensadores ambiciosos do mundo todo e será um lugar público para o compartilhamento de idéias e soluções práticas para as maiores questões que afetam a vida urbana.

Haverá três diferentes Laboratórios BMW Guggenheim, cada um com seu próprio arquiteto, designer gráfico e tema, e cada um deles viajando para três das maiores cidades ao redor do mundo.

Os Laboratórios BMW Guggenheim viajarão separadamente, em ciclos de dois anos consecutivo, por um período total previsto de seis anos.

Em cada cidade uma equipe multidisciplinar, formada por quatro membros do Laboratório BMW Guggenheim com profissionais que estão no início ou meio de suas carreiras e que foram identificados como líderes emergentes em suas áreas, irá desenvolver novos conceitos e designs em torno de um tema específico.

- Publicidade -

Em colaboração com a equipe do Guggenheim, eles também irão desenvolver os programas e eventos para o Laboratório BMW Guggenheim.

Os membros da Equipe do Laboratório BMW Guggenheim serão indicado por um Comitê Consultivo, composto por especialistas conhecidos internacionalmente nas áreas de criatividade, acadêmica e científica.

O primeiro Laboratório BMW Guggenheim de 465 metros quadrado será instalado na América do Norte no terceiro trimestre de 2011 e mostrará sua programação até o quarto trimestre de 2011, antes de se deslocar para as próximas duas cidades em sua turnê global, na Europa e na Ásia, respectivamente.

Eventos e programas educacionais específicos de cada local, relativos ao tema do ciclo, incluirão workshops, discussões públicas, performances e reuniões formais e informais, que irão incorporar o programa ao tecido diário da cidade.

O Laboratório BMW Guggenheim também irá apresentar as respostas da equipe multidisciplinar de profissionais reunida para estudar o tema.

Na conclusão de cada uma das três cidades do ciclo será apresentada uma mostra especial no Museu Solomon R. Guggenheim em Nova York, explorando questões que foram levantadas, discutidas e apresentadas em cada um dos diferentes Laboratórios BMW Guggenheim.

O tema para o primeiro Laboratório BMW Guggenheim será Confrontando o Conforto: A Cidade e Você – como os ambientes urbanos podem ser mais sensíveis às necessidades das pessoas, como as pessoas podem se sentir à vontade no ambiente urbano e descobrir um equilíbrio entre as noções modernas de conforto e a necessidade urgente por responsabilidade e sustentabilidade ambiental.

Ao escritório de arquitetura sediado em Tóquio, o Atelier Bow-Wow, foi encomendado o design do primeiro Laboratório BMW Guggenheim, e a empresa sediada em Seul, Sulki & Min, foi anunciada como designer de sua identidade gráfica.

“Nossa colaboração com a BMW reúne três tipos de expertise – um museu internacional, empresas de design internacional e talentos emergentes de várias áreas – para um projeto de pesquisa e desenvolvimento com potencial quase sem limite”, declarou Richard Armstrong.

“Nós estamos gratos à BMW por sua colaboração neste projeto ousado e respeitamos muito o comprometimento de longa data da empresa com design, arquitetura e as artes.”

“Durante quase 40 anos, o BMW Group tem iniciado e se engajado em muitas cooperações culturais internacionais. Para nós, comprometimento sustentável no setor cultural é estar ciente de nossa responsabilidade social enquanto preservamos a absoluta liberdade criativa para nossos parceiros”, declarou Frank-Peter Arndt.

O Laboratório BMW Guggenheim Lab tem a curadoria de David van der Leer, curador-assistente de Arquitetura e Design, e de Maria Nicanor, curadora-assistente do Museu Solomon R. Guggenheim.

Os membros do Comitê Consultivo de Conselho e da Equipe do Laboratório BMW Guggenheim, informações sobre a programação e o design do primeiro Laboratório BMW Guggenheim serão anunciados ao longo dos próximos meses.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais