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Veículos híbridos: entenda como funciona a tecnologia que une motores elétrico e a combustão

Conhecemos de perto os Honda Insight e CR-Z que já utilizam essa tecnologia
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Piracicaba (SP) Reportagem | Tarcisio Dias

Fotos | Caio Mattos / Divulgação Honda

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Você foi ao Salão do Automóvel em São Paulo? Quem foi viu que a tecnologia híbrida combinando motores de combustão interna e motores elétricos surgiram não apenas como futuro, mas como realidade.

No Michelin Challenge Bibendum já havíamos testado o primeiro modelo híbrido a ser comercializado no mercado brasileiro, o Mercedes-Benz S 400 Hybrid.

Depois, em Detroit andamos com o próximo lançamento da Ford, que acontece essa semana em nosso mercado, o Fusion Hybrid, que também esteve presente no Salão.

A Honda apresentou em seu estande dois exemplares dessa tecnologia, que dificilmente chegará nos respectivos modelos Insight e CR-Z em nosso mercado, mas similarmente pode ser incorporada no New Fit, como já acontece com seu irmão gêmeo Jazz lá na fora.

Em um evento exclusivo para a imprensa especializada, a Honda disponibilizou no mais novo autódromo brasileiro, localizado em Piracicaba, os dois carros para avaliação, além da realização de um workshop com o engenheiro mecânico Alfredo Guedes, para apresentação da tecnologia híbrida utilizada.

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Mecânica Online® – O Insight de nova geração é um hatchback de cinco portas e cinco lugares, e o CR-Z, um cupê esportivo com três portas e 2+2 lugares, que são novidades até mesmo no exterior, onde foram apresentados em 2009.

A Honda deixa claro que é preciso uma política de incentivo por parte do governo que permita a entrada desses novos modelos/tecnologia em nosso mercado.

Mas, como funciona a tecnologia híbrida? Os carros híbridos que estamos abordando combinam um motor de combustão interna e um motor elétrico e podem ser classificados em série, paralelos ou combinados, conforme seja a utilização do motor elétrico junto ao motor de combustão interna.

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CR-Z e Insight – Tecnologia híbrida garante performance com economia de combustível e baixa emissão de poluentes

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CR-Z – Esportividade externa e também no interior

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Tanto nos modelos da Honda, quanto no S 400 temos veículos híbridos em paralelo, onde a atuação do motor elétrico está mais direcionada para auxiliar o motor de combustão em situações de maior solicitação de potência.

Assim, quando pisamos mais fortemente no pedal do acelerador ou mesmo ao pararmos e sairmos em seguida o motor elétrico pode assumir o funcionamento do veículo, desligando temporariamente o motor de combustão interna.

Situações de híbridos combinados encontramos com o Toyota Prius, onde há uma divisão entre os esforços do motor de combustão e o elétrico.

Desde já fique sabendo: a eficiência de um motor elétrico é bem maior e rápida quando comparamos com um motor termodinâmico.

Assim, o torque é disponibilizado logo no início do seu funcionamento, garantindo uma sensação de maior dinamismo ao modelo, característica ainda mais solicitada quando temos um veículo de caráter esportivo, como o CR-Z.

Equipado com um motor de combustão 1.5 litro e 16 válvulas sempre ligado, com comando variável iVTEC, combinado com o motor elétrico, produz 124 cavalos de potência, e a sensação de estarmos em um motor de maior capacidade é logo percebida.

“Você tem um motor 1.5 litro, com rendimento próximo ao de um motor 1.8 litro / 2 litros e consumo reduzido quando relacionado com a eficiência oferecida e baixa emissão de poluentes”, destaca Alfredo Guedes, engenheiro mecânico da Honda.

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Modos de condução são sinalizados por cores – Quando temos a cor verde o motorista está dirigindo ecologicamente correto

Apesar do aspecto esportivo do CR-Z, é possível a escolha dos modos de condução, variando entre Sport, Normal e Econ.

Acionados por meio de botões instalados à esquerda do volante permitem ao motorista escolher o comportamento do veículo.

Assim, pensando em um dia de trabalho, você acorda e sai atrasado para o trabalho. A escolha será o modo Sport – Aceleração, direção e assistência elétrica priorizam o desempenho.

Na hora do almoço você adota uma condução Normal, onde não há alterações nas configurações padrões para direção, motor e ar-condicionado.

Ao largar, a tranquilidade de mais um dia cumprido e o bom retorno para casa em segurança, você escolhe a opção Econ.

Temos uma condução visando a economia de combustível e proporcionalmente de emissões, ou seja, uma condução ecologicamente correta, mas com certa perda no rendimento do desempenho.

Caso aconteça uma situação em que necessite da força do motor, basta pisar rapidamente que o modo de condução muda para garantir a segurança e condução do veículo conforme desejo do motorista.

Quando o carro pára entra em ação o sistema Stop-Start (que desliga o motor quando o carro pára, e liga automaticamente ao pisar no acelerador), tudo funcionando rapidamente e quase que imperceptível o seu retorno ao funcionamento.

O CR-Z também dispõe de um sistema regenerativo dos freios, que aproveita a energia cinética de uma frenagem para ser convertida em energia elétrica.
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Design futurista – O CR-Z conta com capô rebaixado e uma ampla grande dianteira que reforça a característica futurista do modelo.

O teto inclinado tem linhas arrojadas, além de cortes secos e dos ângulos em sua carroceria, que facilitam seu perfil aerodinâmico. Os faróis contam com iluminação por LEDs.
Insight – Economia ecologicamente correta

Em sua segunda geração, o Honda Insight possui o sistema IMA (Integrated Motor Assist – Motor de Assistência Integrado), que utiliza como principal fonte de energia o motor a gasolina de baixa emissão de poluentes (1.3 i-VTEC), auxiliado por outro elétrico, que fornece energia extra em momentos de alta demanda, como arrancadas, retomadas e aceleração.

Com capacidade para cinco pessoas, o Honda Insight tem algumas avançadas tecnologias, como o Ecological Drive Assist System (Eco Assist), que monitora o estilo de condução (aceleração e frenagem) e, consequentemente, auxilia na economia de combustível.

Para isso, dispõe no painel o Multi-Information Display, que demonstra, entre outros detalhes, se o desempenho do veículo está sendo ecologicamente correto.

Honda CR-Z e Insight | Tecnologia híbrida – O sistema VSA (Vehicle Stability Assist), que melhora a estabilidade do veículo, sistema de piloto automático (Cruise Control), seis airbags, freios ABS e câmbio CVT, além de banco e volante com regulagens de altura são outros destaques do modelo, que teve seu design inspirado no FCX Clarity, carro da Honda movido à célula de combustível. Tudo isso o transformou em sucesso por onde é comercializado.

Quem faz a economia no Insight é literalmente o motorista e carro simplesmente vai avisando se a condução está realmente dentro da economia esperada.

Mantendo uma velocidade próxima de 40 km/h e com pouca variação, encontramos uma situação onde apenas o motor elétrico mantém o funcionamento do modelo, desligando o motor a combustão interna, permitindo redução no consumo e na emissão de poluentes.

Buscando diminuir o arrasto aerodinâmico ele conta com pneus estreitos e altos, mas garantem uma condução em segurança.

Seu interior lembra o do Civic com duas camadas. No fator custo de desenvolvimento o sistema híbrido da Honda tem nas baterias o maior custo, que representa cerca de 30% do valor total do carro.

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