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Ano novo? Invista em segurança. Saiba como funciona o ESP

O ESP corrige eventuais falhas de pilotagem, evitando que o veículo derrape e mantendo uma trajetória segura.

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Além das funções específicas para controle de estabilidade, ele reúne, num único módulo, três funções: ABS, TCS e EBD (Electronic Break force Distribution, que calcula a máxima pressão do freio que pode ser aplicada sem risco de travamento do eixo traseiro, com base nos efeitos da variação da carga do veículo)

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O ESP corrige eventuais falhas de pilotagem, evitando que o veículo derrape e mantendo uma trajetória segura.

Além das funções específicas para controle de estabilidade, ele reúne, num único módulo, três funções: ABS, TCS e EBD (Electronic Break force Distribution, que calcula a máxima pressão do freio que pode ser aplicada sem risco de travamento do eixo traseiro, com base nos efeitos da variação da carga do veículo).

Segundo a divisão Chassis Systems da Bosch do Brasil, o sistema é controlado por um processador central, um computador cujo software tem a capacidade de interpretar o comportamento do veículo e detectar se há risco de perda da estabilidade.
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Durante manobras bruscas de emergência o ESP é capaz de corrigir automaticamente a trajetória do veículo freando as rodas individualmente, de forma autônoma, e gerenciando a potência do motor de acordo com a necessidade

Para fazer a leitura dos dados, o processador central conta com o auxílio de um conjunto de sofisticados sensores.

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Em cada uma das rodas há um sensor de velocidade, responsável por informar se há risco de travamento ou giro em falso.

No centro do veículo existe um sensor de aceleração lateral da carroceria e de sua rotação em torno do seu próprio eixo vertical (YAW), e finalmente existe um outro sensor instalado no volante de direção, que indica a intenção de direção do motorista.

Com as informações enviadas pelos sensores, o processador central compara o ângulo e a velocidade de esterçamento imposta pelo motorista ao volante com a resposta do veículo, medida pelo sensor de aceleração lateral e YAW.

Havendo diferença entre as duas medidas, o ESP, sem nenhuma intervenção do motorista, poderá reduzir o torque ou aplicar o freio em uma ou mais rodas para estabilizar o veículo.

Se, por exemplo, apesar de estar com o volante totalmente virado para a esquerda, o veículo estiver ameaçando derrapar para a direita – o que indicaria uma situação de desvio de emergência sem controle numa situação normal -, o ESP vai atuar freando uma ou mais rodas de forma a garantir que o veículo siga a trajetória imposta pelo motorista ao volante, e conseqüentemente sua estabilidade. Isso ocorrerá toda vez que houver risco de perda da estabilidade.

A introdução dessa tecnologia garantiu uma redução substancial no número de acidentes nos carros equipados com ESP.

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Durante manobras bruscas de emergência o ESP é capaz de corrigir automaticamente a trajetória do veículo freando as rodas individualmente, de forma autônoma, e gerenciando a potência do motor de acordo com a necessidade

ESP Bosch equipa o novo Fiat Bravo T-Jet

Entre os vários pontos fortes do novo Fiat Bravo T-Jet a segurança é um item de destaque. O modelo traz, de série, o ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade.

“A resolução do CONTRAN para obrigatoriedade de ABS – Sistema Antibloqueio de Frenagem e do airbag começou a vigorar esse ano e deve atingir 100% da frota em 2014. A aplicação do ESP é um passo à frente, que segue a tendência dos principais mercados mundiais”, avalia Carlo Gibran, gerente de Marketing e Vendas da divisão Chassis Systems Control da Robert Bosch América Latina.

Durante manobras bruscas de emergência o ESP é capaz de corrigir automaticamente a trajetória do veículo freando as rodas individualmente, de forma autônoma, e gerenciando a potência do motor de acordo com a necessidade.

Pesquisas em todo mundo comprovam que o ESP é o sistema mais eficaz para evitar a derrapagem do carro, situação responsável por grande parte dos acidentes.

Um regulamento da União Européia aprovado em 2009, e que entra em vigor gradativamente a partir de 2011, determina que todos os novos modelos de veículos de passageiros e comerciais produzidos naqueles países deverão ser equipados com ESP.

Ações globais a favor da segurança – Em março de 2010, a assembléia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução proclamando 2011-2020 uma Década de Ação pela Segurança Viária.

O objetivo é incentivar os governos a implantarem políticas de redução de acidentes. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,3 milhões de pessoas morrem t odos os anos em conseqüência de acidentes de trânsito.

Além de melhorar as redes viárias, as ações para redução de acidentes incluem a utilização de sistemas de segurança ativa mais avançados e em um maior número de veículos.

O New Car Assessment Programme (NCAP), na Europa, incluiu o ESP em seus critérios de avaliação.

A partir de 2010, apenas os modelos de veículos que possuírem o ESP como equipamento de série poderão receber a classificação máxima de cinco estrelas.

Essa ação visa destacar ainda mais a importância dos sistemas de segurança oferecidos pelas montadoras.


Tecnologia – ESP

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