quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Ford e Google criam aplicativo de realidade virtual para mostrar aos jovens o perigo da distração no volante

A Ford Europa criou um aplicativo de realidade virtual em parceria com o Google e o estúdio especializado Happy Finish para mostrar os perigos da distração no volante.

- Publicidade -

Destinado principalmente aos jovens, o aplicativo chamado Ford Reality Check é o primeiro a usar a plataforma de realidade virtual Google Daydream para colocar a pessoa no papel de um motorista que pega os amigos a caminho de uma festa.

Nesse trajeto, ele é atraído por várias distrações que disputam a sua atenção, como mensagens instantâneas, ligações no celular e conversa com os passageiros, criando uma série de situações perigosas que terminam em um acidente fatal.

- Publicidade -

A plataforma Google Daydream VR foi projetada para oferecer uma experiência de realidade virtual simples e imersiva.

Para a interação com o mundo virtual, ela usa um smartphone compatível, um headset leve e um controlador de mão.

O novo aplicativo será usado inicialmente em programas educativos da Ford na Europa e a expectativa é que futuramente esteja disponível no Google Play Store.

- Publicidade -

Direção segura – O grande número de jovens mortos em acidentes de trânsito – que só na Europa chega a 3.600 por ano, sendo dois terços motoristas – motivou a criação do aplicativo para incentivar hábitos de direção mais seguros.

“Envolver-se em um acidente de carro é uma experiência que pode mudar a vida – e acabar com ela de forma trágica. Esperamos que, dando uma visão clara de como isso é fácil acontecer, possamos incentivar os jovens a dirigir com mais segurança”, diz Jim Graham, gerente do programa de educação no trânsito da Ford Europa.

“A realidade virtual é um meio ideal de destacar esses perigos para os jovens. Estudos mostram que experiências de imersão em mundo virtual também podem influenciar comportamentos no mundo real.”

O Ford Reality Check reproduz as distrações mais comuns para motoristas desse grupo, como celular e conversa com amigos.

Ele monitora durante quanto tempo o motorista ficou sem olhar para a pista e exibe o total no final.

O smartphone na mão do motorista também funciona como um elemento interativo: um controlador portátil espelha os seus movimentos no ambiente virtual, aumentando a sensação de realismo.

O Ford Reality Check é o primeiro aplicativo do Google Daydream VR voltado à educação de jovens motoristas.

“A colaboração criativa da Ford com suas agências parceiras e o Google Zoo (centro criativo do Google para marcas e agências) deu origem a um projeto educacional relevante, capaz de salvar a vida de muitos jovens”, diz Steve Paler, do Google.

Nos testes iniciais, 90% dos que experimentaram o aplicativo disseram que vão mudar seu comportamento na direção.

“Com o Ford Reality Check, criamos um ambiente seguro onde se pode falhar e aprender”, diz Daniel Cheetham, do Happy Finish.

“Uma coisa é mostrar um filme educacional para jovens motoristas. Outra, é mergulhá-los inteiramente nessa realidade. Temos certeza de que todos os motoristas vão se beneficiar dessa experiência.”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança