sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Fiat Chrysler Automóveis adere ao IPT Open Experience para inovações voltadas ao carro conectado

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anunciou hoje sua adesão ao projeto IPT Open Experience, uma iniciativa liderada pelo renomado Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) para fomentar a inovação em grandes companhias.

- Publicidade -

A união foi formalizada em evento digital comandado pelo governador de São Paulo, João Doria, com a participação do presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, além de integrantes do governo e dirigentes de outras empresas que também se engajaram à iniciativa.

“São Paulo tem o ambiente mais amigável de negócios em todo o Brasil e é compromisso de nossa gestão fortalecer ainda mais o Estado com tecnologia de ponta em todas as cadeias de produção. A adesão de uma companhia historicamente inovadora como a Fiat Chrysler Automóveis ao IPT Open Experience permitirá que novos campos de pesquisa e desenvolvimento sejam explorados por centros de excelência e pelo próprio mercado consumidor”, afirmou o governador João Doria.

- Publicidade -

“Esta é, na verdade, a continuidade de uma longa história de parceria com o IPT. Iniciamos a nossa colaboração nos anos de 1970, nos esforços para desenvolver o primeiro carro a álcool do Brasil, e mantivemos uma relação muito produtiva desde então”, recordou Antonio Filosa. A Fiat foi pioneira ao lançar, em 1979, o modelo 147 – o primeiro automóvel produzido em série no Brasil a utilizar o biocombustível. Desde então, a FCA já desenvolveu diversos projetos com o IPT nas áreas de manufatura e ferramental.

Conectividade – O IPT Open Experience é uma plataforma empresarial com o objetivo de desenvolver e incorporar inovação hardtech nos negócios, potencializada pelo modelo “open innovation” (Inovação Aberta).

Através desta parceria, a FCA se conecta com pesquisadores e corpo estratégico da rede de Centros Tecnológicos e laboratórios de pesquisa do IPT, que ao longo de 120 anos de história construiu parcerias altamente estratégicas nas esferas pública e privada e atuou como um agente de transformação e inovação no âmbito tecnológico mundial.

- Publicidade -

O foco da FCA na parceria é a aceleração do desenvolvimento de tecnologias para o carro conectado, com ênfase na validação dos sistemas de infotenimento e conectividade veicular sob a ótica da experiência do consumidor.

Para isso, a FCA integrará o espaço compartilhado “Hub de Inovação”, destinado a solucionar desafios tecnológicos das empresas por meio da interação com instituições de pesquisas, universidades e governo. As áreas tecnológicas de concentração são o Hardtech, a Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade, além da Experiência do Consumidor.

“No contexto atual, a inovação aberta ajuda muito a ampliar as possibilidades de desenvolvimento de novas soluções em prazo mais curto. As oportunidades e demandas atuais exigem competências e conhecimentos que nem sempre possuímos internamente. Mobilizar parceiros em um processo de cocriação traz agilidade e vantagens competitivas em um mercado em transformação acelerada”, conclui Filosa.

Recentemente, a FCA foi nomeada como uma das 100 empresas líderes em inovação aberta no Brasil pelo ranking TOP 100 Open Corps, elaborado pela 100 Open Startups, plataforma que conecta startups a grandes empresas.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança