quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Fábrica da GM em Joinville atinge a marca de um milhão de motores produzidos

A fábrica de motores, cabeçotes e blocos da General Motors em Joinville (SC) acaba de atingir o marco de um milhão de motores produzidos.

Inaugurada em 2013, a unidade iniciou produzindo os motores e cabeçotes da primeira geração do Onix.

Em 2017, recebeu investimentos da ordem de R$ 1,9 bilhão que quadruplicaram sua área e atualizaram toda a sua linha de produção para receber a nova geração de motores três cilindros do novo Onix, Onix Plus e novo Tracker.

Operando com capacidade anual de 417 mil motores por ano, a fábrica é referência global em sustentabilidade.

A unidade foi a primeira a implantar um conjunto de sistemas pioneiros na área de eficiência energética e proteção ao meio ambiente, com destaque para a energia fotovoltaica – gerada a partir da luz do sol -, reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento inédito de efluentes e esgotos por meio de jardins filtrantes.

Pelo programa “Zero Aterro”, todos os resíduos do processo produtivo são reutilizados, reciclados ou coprocessados. A mesma prática foi adotada durante todas as obras de reformas e expansões da fábrica.

As tecnologias sustentáveis foram ampliadas no processo de expansão da fábrica.

Outras iniciativas, como a troca de torres de resfriamento, o melhor direcionamento da água pluvial e a substituição dos carregadores de bateria, fizeram com que a unidade se tornasse ainda mais eficiente, gerando redução do consumo de água equivalente ao gasto de 43 residências no período de um ano e de energia elétrica na ordem de 106 residências por ano.

Muitos processos da linha de motores da fábrica de Joinville da GM possuem nível de automação da indústria 4.0.

Cerca de 20% da frota de empilhadeiras da fábrica são autônomas e as demais são equipadas com uso eficiente de energia limpa.

Além disso, os dispositivos de automação da linha de montagem e usinagem de componentes escaneiam o código de cada peça e selecionam automaticamente o programa correto para fabricar aquele tipo de motor, ajustando os parâmetros de manufatura quando necessário.

Entre os avanços tecnológicos implementados na fábrica está o monitoramento de consumo de utilidades de água, ar comprimido e energia por linha e processo produtivo, tanto no setor de usinagem de componentes, como na linha de montagem de motores.

A unidade de Joinville conta com 90 robôs operando um sistema integrado e inteligente onde todas as peças são monitoradas pelo seu número serial, permitindo registrar dados importantes de manufatura e qualidade.

Motores Ecotec – Na fábrica de Joinville são fabricados os inovadores motores Ecotec flex 1.0 (turbo e aspirado) e 1.2 (turbo), de três cilindros do Onix, Onix Plus e Tracker.

O motor Ecotec 1.0 Flex Turbo da Chevrolet conta com as mais modernas tecnologias disponíveis, como bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversos conceitos inovadores ou até mesmo inéditos na categoria.

O volante do motor possui um sistema de dupla massa suspensa que absorve de forma mais eficiente as vibrações provenientes do motor para a transmissão, além disso, a correia dentada imersa em óleo torna o funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes usado pela concorrência e igualmente livre de manutenção até 240 mil quilômetros.

Neste motor, também há a otimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação dos pistões.

Outro segredo da performance deste propulsor está no sistema avançado de gerenciamento eletrônico, que potencializa os resultados tanto na configuração manual como na automática, ambas de seis marchas.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn