quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Ford adere ao pacto de Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU na América do Sul

A Ford tornou-se signatária da iniciativa que promove a equidade de gênero e empoderamento das mulheres nos locais de trabalho e na comunidade

A Ford tornou-se signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), iniciativa criada pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global das Nações Unidas para promover a equidade de gênero e empoderamento das mulheres nos locais de trabalho e na comunidade.

- Publicidade -

Com isso, a empresa assume publicamente o seu compromisso com a agenda de diversidade e inclusão, formalizando esse conceito em seus valores e ações.

“Ao aderir aos ‘Princípios de Empoderamento das Mulheres’ da ONU em toda a América do Sul, a Ford avança, de forma definitiva, no protagonismo da luta pela construção de um mundo mais diverso e justo”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

- Publicidade -

“Temos feito um intenso trabalho para promover a diversidade, equidade e inclusão em diversos aspectos na nossa empresa. Em relação à equidade de gênero, oferecemos às mulheres que trabalham na Ford condições de evoluírem em suas carreiras na direção em que desejarem e, ao assinarmos este pacto, reforçamos nosso compromisso na promoção de um ambiente de negócios mais inclusivo, onde todas as pessoas que se relacionam conosco se sintam valorizadas e respeitadas”, completa.

Sete princípios – Criada em 2010, a ONU Mulheres coordena os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres, sucedendo o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), que durante duas décadas apoiou movimentos de mulheres negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e trabalhadoras rurais, entre outras ações.

A entidade tem sede em Nova York, EUA, e conta também com uma representação regional no Brasil, em Brasília.

- Publicidade -

O WEPs é a organização que coordena as ações em prol da igualdade de gênero no sistema das Nações Unidas, dentro do grupo de trabalho de gênero, raça e etnia.

Com a adesão a esse acordo, que além do Brasil inclui também as unidades da empresa na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela, a Ford assume o compromisso de incorporar os sete princípios de empoderamento das mulheres, que são:

  • Estabelecer uma liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;
  • Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação;
  • Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa;
  • Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
  • Apoiar o empreendedorismo e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing;
  • Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; e
  • Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Diversidade e inclusão – Como elementos fundamentais da cultura da empresa, a diversidade, equidade e inclusão são representadas localmente por cinco grupos de afinidade na Ford: Equidade de Gênero; Pessoas com Deficiência; Raça; LGBTI+; e Gerações.

Eles foram criados a partir de pesquisas e indicadores internos sobre a realidade local e são formados por empregados para troca de informações, discussões e promoção de conscientização e ações afirmativas sobre os temas.

Também são realizados regularmente eventos como o Mês da Mulher, Mês do Orgulho LGBTI+, Mês das Gerações, Semana da Diversidade & Inclusão, Mês das Pessoas com Deficiência e Mês da Consciência Negra, com palestras, entrevistas e outras atividades.

Um dos objetivos estabelecidos pela Ford este ano é ter pelo menos uma mulher em desenvolvimento ou qualificada para sucessão em cada posição de liderança na empresa.

Atrair maior diversidade para a organização também é o foco do programa de estágio, que este ano teve três ondas na região, com a contratação de 150 estudantes e outros 100 selecionados para o início de 2022.

Foi desenvolvido ainda um programa de mentoria regional, gerando novas oportunidades de desenvolvimento interno para empregados dos grupos de afinidade.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança