sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Unidade Móvel de Saúde cedida pela Mercedes-Benz aos Amigos do Bem inicia atendimento à população do sertão do Ceará

Por meio do projeto #UnindoForças, Mercedes-Benz cedeu um caminhão Axor com baú implementado e transformado para consultas de oftalmologia e odontologia

A Mercedes-Benz do Brasil e os Amigos do Bem anunciam o início do atendimento de saúde a comunidades carentes a bordo de um caminhão Axor com baú implementado e transformado para consultas de oftalmologia e odontologia.

- Publicidade -

Como parte do projeto #UnindoForças, a Empresa cedeu o veículo para que a Instituição possa levar atenção médica ao sertão nordestino.

Depois de dois dias experimentais e preparatórios na cidade de Mauriti, no Sul do Ceará, a Unidade Móvel de Saúde começará agora, numa primeira etapa, a visitar diversos povoados daquele Estado.

Capitaneado pela Mercedes-Benz do Brasil, o projeto #UnindoForças, criado em março de 2021, vem buscando o engajamento de várias organizações e empresas num amplo compromisso para levar consultas médicas, assistência social e vacinas a populações carentes de localidades distantes de várias regiões do Brasil.

“Estamos muito felizes, satisfeitos e empolgados com o início de circulação de mais essa Unidade Móvel de Saúde do projeto #UnindoForças. Juntamente com os Amigos do Bem, nosso foco é o bem-estar e a qualidade de vida de populações carentes, reafirmando nosso compromisso com a Responsabilidade Social, que segue os princípios ESG da nossa Empresa”, diz Kathrin Pfeffer, CFO da Mercedes-Benz América Latina e uma das madrinhas do projeto #UnindoForças.

- Publicidade -

“Já são quase 30 anos de trajetória desta renomada Instituição, que vem transformando vidas por meio de vários projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia”.

Alcione Albanesi, presidente e fundadora da instituição social Amigos do Bem, destaca a importância da parceria com a Mercedes-Benz para viabilizar o atendimento de saúde às populações que vivem em extrema vulnerabilidade no sertão nordestino:

“Há 29 anos trabalhamos todos os dias para romper este ciclo de miséria no sertão nordestino. Ainda hoje, milhares de pessoas vivem em casas de barro, sem água, alimentos e sem nenhum recurso básico. Poder levar aos povoados isolados que atendemos o acesso à saúde através desta Unidade Móvel proporciona uma mudança de perspectiva na vida de quem está no sertão nordestino. As pessoas começam a ter acesso a uma vida mais digna e ganham a chance de sonhar. Esta parceria mostra que juntos somos melhores e podemos fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam”.

No dia 31 de julho, oftalmologistas e técnicos ópticos atenderam mais de 60 pessoas na comunidade de Agrovila em Mauriti, buscando também capacitar a equipe e testar os equipamentos.

No dia 1º de agosto, foi a vez do atendimento odontológico, com cerca de 50 procedimentos feitos por dentistas no Povoado Cajueiro.

- Publicidade -

Axor oferece mobilidade às equipes de atendimento – Ao ceder o caminhão extrapesado Axor para os Amigos do Bem, a Mercedes-Benz passa a apoiar o trabalho da instituição, assegurando mobilidade às equipes de atendimento com dois consultórios montados na carroçaria do veículo: um odontológico e outro oftalmológico.

Assim, os profissionais voluntários podem chegar mais perto das comunidades, encurtando caminhos para pessoas assistidas.

“Além disso, assumimos as despesas com a manutenção e o seguro do caminhão”, informa Kathrin Pfeffer.

“Assim, nossas Unidades Móveis de Saúde seguem indo, cada vez mais, para o interior do Brasil, ajudando a melhorar a qualidade de vida de muita gente. Fazer isso agora com os Amigos do Bem, uma instituição reconhecida por seu admirável trabalho voluntário e sua enorme capacidade de agregar parceiros, é motivo de orgulho para nós da Mercedes-Benz. Tem tudo a ver, portanto, com os ideais, ações e iniciativas do nosso projeto. Juntos com os Amigos do Bem, vamos levar assistência médica, atenção e carinho para quem mais precisa”.

Aporte de 4,5 milhões de euros do governo alemão via DEG –

O grande impulso financeiro do projeto #UnindoForças veio do governo alemão, que contribuiu com 4,5 milhões de euros para a construção das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação e aquisição de equipamentos médicos.

Essa participação é viabilizada pelo Ministério Federal de Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha.

O investimento foi realizado pela DEG, subsidiária da KfW Bankengruppe, um dos bancos de fomento líderes e mais experientes do mundo.

Entre diversas ações globais, destina recursos a programas de países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo) deu apoio importante na aproximação com o governo alemão.

Essa tradicional instituição representa oficialmente a economia alemã no Brasil, atuando como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países.

Além da idealização e gerenciamento do projeto, a Mercedes-Benz do Brasil contribui com o fornecimento dos caminhões e ônibus da marca para a mobilidade das Unidades Móveis de Saúde e de Vacinação, além de motoristas e recursos internos para administração do projeto.

Isso totaliza cerca de 1 milhão de euros em horas de trabalho para a Companhia.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança