segunda-feira, 20 maio , 2024
28 C
Recife

Setembro é melhor mês de venda de eletrificados leves desde 2012

Crescimento recorde de BEV e PHEV impulsiona mercado brasileiro

Setembro de 2022 entra para a história das vendas de veículos eletrificados no Brasil e se torna o melhor mês da série histórica desde 2012, com 6.391 unidades emplacadas, superando a marca de dezembro de 2021, quando o total atingiu 4.545 unidades.

- Publicidade -

Em agosto, quando foram vendidas 4.249 unidades, o mercado já sinalizava um aquecimento nas vendas, o que foi comprovado com o número de setembro, que representa um aumento de 50,41% em relação ao mês anterior.

Na comparação com setembro de 2021, quando foram vendidas 2.756 unidades, observa-se um aumento de 131,89% no mercado de veículos leves eletrificados em setembro de 2022.

Tal aumento pode ser considerado reflexo de um somatório de fatores: maior conhecimento do público em relação a tecnologia, maior oferta de modelos, ampliação da infraestrutura de recarga e até mesmo os incentivos fiscais, como a redução da alíquota de IPVA na cidade de São Paulo (o maior mercado do país).

ACUMULADO – No acumulado do ano, foram vendidos 34.203 veículos eletrificados, de janeiro a setembro, o que indica um aumento de 41,61% em relação ao total de vendas no mesmo período de 2021 (24.153).

- Publicidade -

 VENDAS DE VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS NO BRASIL – JAN/SET 2022

FONTE: ABVE/Renavam/Anfavea/Abeifa
Veículos eletrificados = Veículos Elétricos Híbridos (HEV) + Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) + Veículos Elétricos 100% a Bateria (BEV). Automóveis + Comerciais Leves (não inclui ônibus, caminhões e veículos elétricos levíssimos).

PHEV GANHAM MERCADO; BEV ALCANÇAM A MELHOR MARCA DA SÉRIE HISTÓRICA
As vendas dos veículos leves eletrificados, no Brasil, tiveram em setembro o melhor mês da série histórica, com 6.391 emplacamentos, impulsionados pelo crescimento recorde dos BEV (100% elétricos) e dos PHEV (veículos híbridos plug-in).

O marketshare das tecnologias dos veículos garante o destaque dos veículos PHEV, que alcançaram o marco histórico de vendas de 2.442 unidades, representando 38,21% do total das vendas do mês.

Em seguida, são acompanhados dos veículos HEV híbridos flex, que detiveram 31,73% das vendas do mercado, os veículos BEVs (100% elétricos), com 22,55%, e os HEV híbridos a gasolina, com 8%.

ELETRIFICADOS LEVES POR TECNOLOGIAS NO BRASIL – SETEMBRO/2022

- Publicidade -
FONTE: ABVE Data/Renavam/Anfavea/Abeifa
Veículos eletrificados = Veículos Elétricos Híbridos (HEV) + Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) + Veículos Elétricos 100% a Bateria (BEV). Automóveis + Comerciais Leves (não inclui ônibus, caminhões e veículos elétricos levíssimos).

PHEV – Os veículos PHEV vêm ganhando mercado ao longo de 2022, reflexo de uma maior oferta de modelos, associada a uma maior oferta de infraestrutura de recarga, e despontam assim, como um tipo de tecnologia que está agradando o consumidor.

Na comparação com as vendas de agosto (955 unidades), observa-se um aumento de 155,7%, percentual expressivo para um mercado ainda em fase de consolidação no país.

Na comparação setembro de 2021 (1.091 unidades) verifica-se um aumento de 124% nas vendas dos modelos, isto é, o número de emplacamento dos veículos PHEV mais que dobrou em 12 meses.

VENDAS DE VEÍCULOS PHEV NO BRASIL – JAN/SET 2022

FONTE: ABVE Data/Renavam/Anfavea/Abeifa

BEV – Os veículos BEV (100% elétricos) também são destaque no mês de setembro, pois atingiram o maior número de emplacamentos na série histórica desde 2012, com 1.411 unidades vendidas, um aumento de 48,68% em relação a agosto (949 unidades).

Na comparação com setembro de 2021 (309 unidades), o percentual se eleva consideravelmente para 356,63%, demonstrando o quanto o mercado de veículos 100% elétricos se encontra em expansão, e a tendência é este número crescer mais nos próximos meses.

VENDAS DE VEÍCULOS LEVES BEV NO BRASIL – JAN/SET 2022

FONTE:ABVE Data/Renavam/Anfavea/Abeifa

Os veículos híbridos (HEV) também se destacaram em setembro, com um total de 2.538 unidades vendidas, o que representa aumento de 8,23% em relação ao mês anterior (2.345).

Desses 2.538 unidades, 2.028 são híbridos flex e 510 híbridos a gasolina. Em relação ao mês anterior, os híbridos flex apresentaram um aumento 6,23% (1.909 em agosto/2022), enquanto os híbridos a gasolina praticamente mantiveram o mesmo patamar de vendas, com pequeno aumento de 16,97% em relação a agosto (436).

VENDAS DE HÍBRIDOS LEVES FLEX (HEV) NO BRASIL – JAN/SET 2022

FONTE: ABVE Data/Renavam/Anfavea/Abeifa

VENDAS DE HÍBRIDOS LEVES A GASOLINA (HEV) NO BRASIL – JAN/SET 2022

FONTE: ABVE Data/Renavam/Anfavea/Abeifa

No que se refere aos comerciais leves (veículos direcionados para o transporte de carga urbana), verifica-se que cada vez mais as empresas estão aderindo à tecnologia.

Apesar de setembro não ter sido o melhor mês de vendas para este segmento (21 unidades), deve-se destacar que este ainda é um mercado estritamente relacionado à demanda das empresas, principalmente do setor de logística, para utilização de uma nova tecnologia em seus serviços de transporte de carga urbana.

VENDAS DE COMERCIAIS LEVES ELÉTRICOS (BEV) NO BRASIL – JAN/SET 2022

FONTE:ABVEData/Renavam/Anfavea/Abeifa

Pelo segundo mês consecutivo as vendas dos veículos leves eletrificados ganha força e mercado, um ponto muito positivo para as montadoras que estão investindo na nova tecnologia e que esperam uma resposta dos consumidores.

O ganho de mercado de veículos BEV e PHEV sinaliza que o mercado está evoluindo, que questões relacionadas à infraestrutura de recarga estão sendo solucionadas e que, cada vez mais, postos de recarga estão sendo espalhados pelos país, o que possibilita que a tecnologia ganhe novos mercados, e não fique concentrada somente nas capitais, mas também esteja presente nos mais diversos municípios brasileiros.

A mais recente estimativa da ABVE indica, até setembro, a existência de 2.862 eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil, dos quais 45,6% no estado de São Paulo, seguido por Rio Grande do Sul com 10% e Santa Catarina com 7,7%.

EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS NAS PRINCIPAIS CAPITAIS BRASILEIRAS – JAN/SET 2022

FONTE:ABVE Data/Renavam/Anfavea/Abeifa.

DIVERSIFICAÇÃO – O mercado consumidor de veículos eletrificados se diversifica. Por exemplo, os três modelos mais vendidos no mês de setembro são de tecnologias diferentes:

1º- Caoa Chery Tiggo 8 Plug-in (PHEV): 1.032;
2º -Toyota Corolla Cross (HEV FLEX): 762;
3º Caoa Chery iCar (BEV): 594.

Dentre os 10 modelos mais vendidos em setembro, 40% são veículos HEV (elétrico híbrido), 40% PHEV (elétrico híbrido plug-in) e 20% BEV (100% elétrico).

ELETRIFICADOS LEVES MAIS VENDIDOS NO BRASIL – SETEMBRO 2022

FONTE: ABVE Data/Renavam/Anfavea/Abeifa.

Apesar de os veículos PHEV começarem a ganhar destaque no mercado de veículos leves eletrificados, os HEV ainda lideram o mercado no ano de 2022, com destaque para o Corolla Cross e o Corolla Altis, ambos da Toyota, empresa líder, no Brasil no segmento de veículos híbridos flex.

ELETRIFICADOS LEVES MAIS VENDIDOS NO BRASIL – JAN/SET 2022

FONTE: ABVE Data/Renavam/Anfavea/Abeifa.

SÉRIE HISTÓRICA
VENDA DE VEÍCULOS LEVES ELETRIFICADOS NO BRASIL – 2012 A SETEMBRO DE 2022

FONTE: ABVE Data/Renavam/Anfavea/Abeifa
Veículos eletrificados = Veículos Elétricos Híbridos (HEV) + Veículos Elétricos Híbridos Plug-in (PHEV) + Veículos Elétricos 100% a Bateria (BEV). Automóveis + Comerciais Leves (não inclui ônibus, caminhões e veículos elétricos levíssimos).

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Fiat Toro

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais