sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

#TBT: Ford Modelo TT, o avô das picapes

O utilitário derivado do Modelo T surgiu da necessidade de veículos mais fortes para o transporte de carga

A Ford é reconhecida pela liderança mundial em picapes, fato que se deve principalmente ao notável desempenho da Série F, picape mais vendida da América do Norte há 45 anos consecutivos.

- Publicidade -

Porém, esse legado começou a ser construído muito antes, há exatamente 105 anos, com o lançamento do Modelo TT, versão utilitária do Modelo T, que criou as bases para a popularização do segmento.

O Modelo TT surgiu em um momento em que o sistema rodoviário dos Estados Unidos estava sendo expandido, graças em grande parte ao sucesso do Modelo T, e as empresas buscavam opções de veículos mais pesados, mais fortes e econômicos para as operações de transporte.

Os fabricantes do segmento de reposição já ofereciam adaptações para o Modelo T – que representava metade de todos os veículos da América do Norte em 1917 – com a instalação de caçambas antes de Henry Ford aproveitar essa nova demanda.

O Modelo T foi o veículo que deu início à produção em massa da Ford, estimulada pela entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial.

- Publicidade -

A versão picape, lançada em 1917, mantinha a cabine e o motor do antecessor, mas trazia uma estrutura mais robusta com capacidade para transportar até uma tonelada de carga útil.

O Modelo TT adicionava 61 centímetros à distância entre-eixos de 3,05 metros do Modelo T. Tinha também suspensão traseira mais rígida, um eixo de tração traseiro mais durável, já usado em muitas conversões no pós-venda, rodas de madeira de estilo militar e pneus traseiros de borracha sólida.

O chassi da picape de US$ 600 podia ser personalizado com caçambas e implementos de carga disponíveis no mercado, adaptados para cada tipo de trabalho.

As suas vendas acompanharam as do Modelo T. A Ford vendeu pouco mais de 200 unidades do Modelo TT no primeiro ano e no final da década de 1920 já era líder da categoria.

Em 1925, a sua produção anual cresceu para mais de 260.000 unidades e a venda total chegou a 1,3 milhão em 1928, quando o Modelo TT foi substituído pelo Modelo AA, com chassi de 1,5 tonelada.

- Publicidade -

O Modelo TT abriu caminho para a primeira picape da Ford com caçamba integrada, o Modelo T Runabout, que veio em 1925, e muitos outros que se seguiram, incluindo a Ford Série F em 1948. Para saber mais sobre a história do Ford Modelo T, veja aqui.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança