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Linha Transit 2023 ganha novas versões automática, chassi e elétrica e serão apresentadas na Fenatran

Em um ano, a Transit atingiu 12% de participação e picos de 17% no segmento de passageiros. A Furgão foi a segunda que mais cresceu, com 4% de participação e picos de 11% em apenas sete meses

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A Ford foi a marca que mais cresceu no segmento de vans de passageiros nos últimos 12 meses, com o lançamento da Transit, e anunciou de uma só vez três novas versões que chegam para ampliar a linha em 2023: a Automática, a Chassi e a E-Transit elétrica.

O Mecânica Online® esteve em São Paulo para conhecer de perto as novidades reveladas pela Ford e que serão destaques na edição 2022 da FENATRAN – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo e terá cobertura Mecânica Online®.

“Estamos muito satisfeitos com o desempenho da Transit no mercado brasileiro. Em apenas 12 meses, a versão minibus atingiu 12% de participação, com picos de 17%. A Furgão foi a segunda que mais cresceu, com 4% de participação e picos de 11% em sete meses, e continua crescendo mês a mês”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.

“A Transit tem atendido clientes de diferentes segmentos, desde pequenos empreendedores a governos e grandes frotistas, que têm dado um retorno muito positivo do produto, principalmente em relação à qualidade.”

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Segundo Daniel Justo, o mercado de vans está em crescimento, impulsionado pelo comércio eletrônico, e com a ampliação da linha Transit a Ford terá condições de aumentar a sua participação no segmento, com foco nas necessidades do cliente.

“Vamos continuar a investir para trazer o que há de melhor em produto, tecnologia e serviços para oferecer máxima rentabilidade aos nossos clientes de veículos comerciais”, afirma.

Primeira van automática do mercado – A Transit Automática já é sucesso na Europa e nos Estados Unidos combinando a motorização, com um custo de operação mais baixo e grande durabilidade. A eliminação da manutenção de embreagem e a menor frequência de paradas programadas para serviço também contribuem para tornar a operação mais econômica.

Com 10 velocidades, conversor de torque e programação adaptativa de mudança em tempo real, a Transit Automática tem uma aceleração suave e progressiva que ajuda a nivelar o padrão de condução dos motoristas, reduzindo o consumo total da frota, junto com a tração traseira e o sistema auto start-stop, único na categoria.

Ela chega ao mercado no primeiro semestre de 2023, nas versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e na versão furgão longa com capacidade de 12,4 m3.

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A Transit Chassi chega no segundo semestre de 2023 para continuar o crescimento dos negócios de veículos comerciais da marca, atendendo um segmento que representa 40% do mercado de vans.

Ela será oferecida em duas versões: de 3.500 kg (que pode ser dirigida com habilitação tipo B) e 4.700 kg de PBT. Entre outras aplicações, ela pode ser implementada como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais, com capacidade de carga de 1.400 kg até 2.600 kg.

“As novas versões da Transit vão nos colocar em grandes subsegmentos nos quais não atuamos hoje, ampliando a abrangência e a participação da linha no mercado”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.

Eletrificação – Para atender a demanda por veículos eletrificados, principalmente na distribuição de grandes centros, a Ford E-Transit começa a ser introduzida no Brasil e na América do Sul este mês.

Ela será oferecida em um programa para grandes frotistas para entender o tipo de uso, rotas, necessidades e padrões de recarga desses clientes, de modo a oferecer a melhor opção de negócio.

O mesmo tipo de programa foi desenvolvido na Europa e nos Estados Unidos, onde a E-Transit já é um sucesso e domina 90% do mercado de vans elétricas.

Por ter a mesma carroceria da versão a diesel, bateria instalada no assoalho e um desenho exclusivo da suspensão e da tração traseira, a E-Transit preserva o espaço para carga e a versatilidade de adaptação a diferentes aplicações. Além disso, como possui 86% menos peças de desgaste e utiliza energia elétrica, seu custo total de operação é 40% menor.

A bateria de íons de lítio de 68 quilowatts permite uma autonomia máxima de 317 km (método WLTP) dependendo da versão, ambiente e modo de uso.

O seu sistema de regeneração inteligente aproveita a energia das desacelerações e frenagens para maximizar o rendimento, principalmente em uso urbano.

O carregamento é flexível, em corrente alternada ou corrente contínua. Normalmente, em 11 kW CA ele leva cerca de 8 horas e, em 115 kW CC, em 35 minutos se obtém 15% a 80% da carga.

A E-Transit será oferecida inicialmente no modelo furgão, com um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista desenhadas para maximizar a produtividade e minimizar o risco de paradas, incluindo câmera de 360 graus, assistente de frenagem de ré, assistente de cruzamento e central multimídia com tela de 12”. O veículo faz parte do investimento global de US$ 50 bilhões da Ford em eletrificação até 2026.

“A eletrificação é uma tendência global que começa a crescer no Brasil, alavancada pela necessidade de redução de custo operacional e da emissão de carbono. Além disso, é uma exigência que os frotistas encontram cada vez mais na contratação de investimentos”, destaca Daniel Justo.

Gama completa – A Divisão de Veículos Comerciais da Ford América do Sul faz parte da organização global Ford Pro, dedicada ao segmento comercial. Ela conta com uma estrutura própria de vendas, pós-vendas, engenharia e experiência do consumidor para oferecer aos clientes uma solução completa de produtos e serviços com foco na produtividade.

A Ford é a única marca a oferecer uma van conectada. Todos os modelos da Transit que estão no mercado e que serão lançados – tanto a combustão quanto eletrificados – são conectados.  Além da localização do veículo, agendamento de serviços online e geração de indicadores para o negócio, a conectividade permite serviços exclusivos como o acompanhamento preventivo inteligente e a assistência técnica em conferência, para apoiar o cliente em toda a sua jornada.

Com uma rede formada por mais de 100 concessionárias em todas as regiões do Brasil, a Ford dispõe também de um canal exclusivo de atendimento aos clientes da Transit, com assistência 24 horas, sete dias por semana. O seu sistema de logística integrado de peças garante a entrega de itens de reposição com agilidade e preço competitivo.

“O cliente de veículos comerciais não busca só um produto, mas uma solução completa que seja capaz de atender todas as necessidades da sua operação. Nós temos tudo isso e também tecnologias exclusivas, como a conectividade embarcada, que ajudam a elevar a produtividade do cliente a um novo patamar”, completa Guillermo Lastra.

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