quinta-feira, 13 junho , 2024
28 C
Recife

Repotencialização de rolamentos oferece múltiplas vantagens, inclusive ambientais

Opção confiável recupera a vida útil do produto a um preço menor

Saem as peças recondicionadas, entram os rolamentos repotencializados. O princípio é o mesmo, mas o conceito evoluiu com recuperação completa do produto e preservação ambiental.

- Publicidade -

Tudo isso com segurança e garantia, já que o processo é conduzido por um fabricante de excelência: a Schaeffler.

Entre as vantagens da repotencialização de rolamentos estão: prazo de entrega mais rápido quando comparado a itens novos, investimento menor, benefícios ao meio ambiente, mesma garantia de peças novas, etc.

Preservação – Repotencializar é preservar. O procedimento reduz o consumo de energia e emissões de carbono na comparação com os novos e, em vez de descartar um rolamento, tem-se a sua aplicação novamente na máquina, o que evita a formação de sucata.

Na repotencialização há benefícios em todo o ciclo da chamada economia circular. Estima-se que essa prática já movimente 15 milhões de euros anuais apenas no mercado brasileiro.

- Publicidade -

Condicionalidade – “Repotencialização de rolamentos é algo comum e existe há bastante tempo. O que ocorre é que agora a tecnologia impulsionou essa prática”, resume o Diretor de Vendas Industriais da Schaeffler América do Sul, Donizeti Batista.

Em princípio, ao se efetuar uma manutenção no equipamento, rolamentos elegíveis dentro dos parâmetros dimensionais podem ser repotencializados com efetividade e plena recuperação da vida útil.

Antônio Campos, Chefe de engenharia industrial, frisa que é importante que o procedimento seja realizado por um fabricante confiável, já que há muitos processos até a peça chegar ao consumidor: inspeção do rolamento, limpeza, repotencialização, controle estrutural e dimensional, montagem, embalagem e envio.

“Dependendo da condição do rolamento, se faz necessária uma atenção especial. Como fabricante e fornecedor para todos os segmentos industriais, temos esse olhar, essa preocupação e esse domínio técnico. Isso é sinônimo de segurança”, enfatiza Campos. As indústrias de papel e celulose, de mineração e siderúrgicas são alguns dos segmentos que mais procuram a Schaeffler para a repotencialização de rolamentos.

Praticidade com versatilidade – O repotencializado pode ficar pronto em até 20 dias, custa quase metade do preço e tem a mesma garantia de um novo, com uma grande vantagem: o rolamento pode ser repotencializado até mais de uma vez. Aqui, o fato de também ser uma fabricante faz a diferença para a Schaeffler em um diagnóstico preciso.

- Publicidade -

“Observamos todos os parâmetros: dimensionais internos e externos, classe de folga etc. E, dependendo do tamanho do rolamento, é adotado o ultrassom para verificar se não há danos em pistas”, afirma Campos.

Customização e revalidação – A Schaeffler também faz customizações que auxiliam na performance. Um exemplo é a oxidação negra, um tipo de revestimento que garante expressiva resistência contra condições severas de trabalho – como escorregamento dos rolos – além de apresentar boa aparência.

Em resumo, a customização não faz crescer muito o custo pelo contratante e melhora a performance/vida útil da peça.

Outro importante serviço é o de revalidação de embalagem – espécie de repotencialização mais leve, com foco em rolamentos novos que estão parados há muito tempo em estoque ou são utilizados em um cenário de alta exigência – como por exemplo, na indústria de cimentos.

Nesses casos, o óleo protetivo pode ressecar e o rolamento fica desprotegido. Se o usuário não se atenta a isso e não faz a revalidação, pode até perder a peça.

Nesse procedimento, o produto é polido, relubrificado e reembalado para retornar ao seu armazenamento/uso habitual.

Seja qual for o procedimento, na Schaeffler tudo é realizado com pessoal altamente treinado e capacitado, em instalações 100% adequadas, com os mesmos padrões dos produtos novos e mesma garantia.

Resultado: satisfação completa do cliente final.

Matérias relacionadas

Site oficial de ofertas Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente