sexta-feira, 3 maio , 2024
28 C
Recife

PHINIA apresenta suas marcas ao mercado brasileiro

Delphi, Delco Remy® e Hartridge oferecem soluções para o segmento automotivo aliando tradição, inovação e alta tecnologia.

Após ser oficializada ao mercado em julho de 2023, a PHINIA, líder no fornecimento de soluções para o mercado automotivo e detentora das marcas Delphi, Delco Remy® e Hartridge, se consolida como um dos maiores conglomerados globais do segmento, oferecendo uma gama ampla e diversificada de produtos e serviços para os mais diversos setores e aplicações.

- Publicidade -

Tendo como seus principais pilares a oferta de soluções inovadoras que agreguem valor às operações de seus clientes e o comprometimento com a eficiência energética, reutilização e redução de resíduos, a nova marca se destaca pela qualidade, tecnologia, inovação e diversificação em seu portfólio. O Mecânica Online®, atendendo convite da PHINIA, foi até São Paulo conhecer de perto as novidades.

Com duas plantas industriais e cerca de 1,2 mil funcionários, a PHINIA reconhece o Brasil como um dos mercados prioritários em sua estratégia global de negócios, devido ao protagonismo do país no cenário internacional, com a adoção de matrizes de energia renováveis para a mobilidade, como o etanol e o biodiesel.

Essa condição faz do mercado local uma região naturalmente atraente nas metas da empresa, tanto para seus objetivos comerciais, como também no desenvolvimento de novas tecnologias, como descreve Amaury Oliveira: “O Brasil é extremamente estratégico para PHINIA, hoje a região das Américas representa mais de 40% do faturamento da empresa e concentra o maior número de unidades produtivas. Sabendo do futuro promissor da América do Sul no fornecimento de componentes, a PHINIA mantém os negócios e investimentos no Brasil principalmente por ser um polo de produção e distribuição para as outras regiões. Além disso, conquistamos uma posição privilegiada no fornecimento de componentes para segmentos estratégicos, como o de veículos pesados, tanto nas vendas de produtos originais (OEM), como para reposição. “

Para 2023 os esforços serão para reforçar a presença da nova marca e seus pilares junto ao mercado, sem, contudo, deixar de trabalhar na comunicação de suas subsidiárias, seguindo uma estratégia bem definida de posicionamento em relação a concorrência: “A PHINIA se apresentará ao mercado com suas marcas como a Delphi, Delco Remy® e Hartridge. Os produtos já são destaque conhecidos pelas montadoras e pelos mecânicos há mais de 100 anos. A PHINIA atuará como marca corporativa que dá nome ao grupo”, finaliza Amaury Oliveira.

- Publicidade -
Amaury Oliveira, Vice-Presidente de Aftermarket da PHINIA para a América do Sul

Marcas reconhecidas há mais de um século pelo mercado – As três marcas operadas pela PHINIA trazem como ponto em comum, tradição, pioneirismo e inovação em seus respectivos segmentos de atuação, sendo reconhecidas tanto no mercado de produtos originais (OEM), como no aftermarket automotivo como referências em suas áreas,.à partir de um portfólio de soluções que se complementam e atendem às necessidades dos clientes, como afirma Amaury Oliveira, Vice-Presidente de Aftermarket da PHINIA para a América do Sul: “Entregamos um pacote completo de soluções OE e Aftermarket aos nossos clientes, com garantia de qualidade, segurança, sustentabilidade e a melhor relação custo-benefício. É por isso que somos reconhecidos por nossos clientes como uma organização “parceira”, que está presente no dia a dia de suas operações, contribuindo na busca pelos melhores resultados operacionais”.

Essa percepção é possível graças às histórias de cada marca, que se firmaram como referências na indústria automotiva no decorrer do tempo. Com mais de 100 anos de existência, a Delphi se notabiliza pela inovação e inventividade na introdução das mais diversas tecnologias automotivas, que hoje são comuns na maioria dos carros, como a direção hidráulica, o ar-condicionado automotivo, o airbag e até mesmo o rádio.

Em todos esses anos, a companhia expandiu sua atuação para demais segmentos, entre eles, o de sistemas de injeção de combustível, onde figura entre os líderes globais, oferecendo tecnologias para motores a combustão por gasolina, diesel, etanol, metanol, GNV (Gás Natural Veicular), GNL (Gás Natural Líquido) e mais recentemente, hidrogênio.

Marcos Passos, Gerente Geral de Engenharia da PHINIA para a América do Sul.

Tal protagonismo se reflete no fornecimento de soluções altamente eficientes, que garantem a melhor performance, menor consumo de combustível e nível de emissões, como explica Marcos Passos, Gerente Geral de Engenharia da PHINIA para a América do Sul: “A tecnologia empregada nos sistemas Delphi proporciona uma alta precisão na injeção do combustível na câmara de combustão, propiciando o melhor desempenho do motor, o que contribui para a redução no consumo e na emissão de gases.”

Entre os produtos em destaque nesta linha estão os sistemas de injeção diesel, incluindo os do tipo common rail, que injeta o combustível por meio de um tubo único em alta pressão para os injetores, garantindo alta eficiência e não apenas performance, como em consumo e emissões. Além disso, os injetores diesel EUI (Eletronic Unit Injector), que consistem eu uma bomba de alta pressão e o injetor em uma só unidade compacta.

- Publicidade -

Diferentemente do sistema common rail, os injetores EUI são instalados diretamente no cabeçote do motor, dispensando o tubo de alta pressão, controlados por uma válvula que gerencia a entrada do combustível em cada cilindro com altíssima precisão.

Para veículos de passeio, a Delphi está entre os principais fornecedores no segmento de produtos originais (OEM) destinados às montadoras instaladas no país. Entre os diversos componentes disponibilizados, estão os sistemas de injeção do tipo GDi, de alta tecnologia para a injeção direta de combustível, proporcionando alta precisão e performance e maior eficiência no desempenho, consumo e emissões. Sendo hoje um dos líderes mundiais na tecnologia GDi, a marca aproveita sua expertise nesta tecnologia na oferta de componentes voltados para motores movidos a hidrogênio, sendo uma nova frente de atuação da marca para os próximos anos.

Linha Reman Delphi – A Delphi também trabalha fortemente na oferta de componentes remanufaturados para a indústria e para o segmento de reposição. No Brasil especificamente, são oferecidos injetores common rail para veículos Mercedes-Benz e a linha HR da Hyundai, e injetores EUI para veículos Volvo.

Todos os componentes disponibilizados pela linha de remanufaturados Delphi são certificados pelo IATF (International Automotive Task Force) e pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), entidades reconhecidas pelo mercado por sua importância. Elas reconhecem os requisitos que incorporam normas como a ISO 9001 para a melhoria contínua, prevenção de defeitos, redução de desperdício e segurança do produto, garantindo um produto de alta qualidade e nos padrões exigidos pelo mercado. A Delphi é a primeira marca no mercado de remanufaturados a ser certificada pelo IATF. 

Para realizar a remanufatura dos componentes, a empresa coleta dispositivos substituídos após reparo em diversos pontos de atendimento Delphi, evitando seu descarte no meio ambiente.

Bruno Gomes, Gerente de OES e ESG da PHINIA para a América do Sul.

O processo de recuperação dos dispositivos segue parâmetros de alto nível, garantindo a máxima qualidade do produto que será ofertado ao mercado, de acordo com Bruno Gomes, Gerente de OES e ESG da PHINIA para a América do Sul.

“Realizamos o processo de remanufatura seguindo exatamente os mesmos critérios adotados na produção de componentes novos. Nossa linha Reman oferece a mesma garantia das demais. Todos saem de fábrica como “Produto Original Remanufaturado”. Isso significa que o nosso cliente terá uma peça que passou por todos os controles de qualidade, garantindo a segurança em sua utilização”. O custo de aquisição de um componente remanufaturado, dependendo da linha e aplicação, pode ser até 60% inferior à de um similar novo. Além disso, o índice de retorno em garantia de peças remanufaturadas Delphi gira hoje em cerca de 0,5% do total comercializado, comprovando a sua qualidade.

Além das vantagens financeiras, Gomes alerta para os benefícios ambientais gerados pela remanufatura de componentes automotivos: “Ao promovermos a economia circular, com o reaproveitamento dos componentes já utilizados estamos evitando a contaminação do meio ambiente por metais pesados e produtos químicos, além de promovermos a economia de recursos naturais em sua produção. Com o processo de remanufatura é possível economizar entre 50% e 70% no consumo de matéria-prima e cerca de 85% no consumo de energia.” Desde sua introdução, a PHINIA já reaproveitou mais de 10 mil toneladas de produtos que deixaram de ser descartados no meio ambiente.

Atualmente, o volume de componentes remanufaturados oferecidos pela Delphi é de 60% para o mercado original (OE) e de 10% para o mercado de reposição. Bruno Gomes ressalta que há ainda confusão por parte de alguns clientes, que confundem a existência de produtos remanufaturados com recondicionados, que são coisas totalmente diferentes: “O produto recondicionado é resultado de um processo de restauro ou reparo após um dano ou desgaste para que volte a funcionar por um determinado tempo. Não segue parâmetros de qualidade, nem de garantia ou segurança. Por outro lado, os componentes remanufaturados são resultado de um processo completo de produção, seguindo rígidos padrões de qualidade e segurança e homologado pelos órgãos de fiscalização competentes, como um produto novo, com garantia de fábrica.”

A Delphi também oferece uma extensa gama de produtos em demais linhas como bobinas, cabos e velas de ignição; sensores de oxigênio, sistemas de ar-condicionado e arrefecimento, componentes de suspensão e direção e sistemas de diagnóstico e escaneamento de veículos diesel.

Delco Remy® – Outra marca tradicional pertencente à PHINIA é a Delco Remy®. Sua história data do final do século 19, com uma pequena fábrica de cabos elétricos, em Anderson, Indiana, Estados Unidos. Fundada pelos irmãos Frank e Perry Remy, a empresa foi posteriormente comprada e anexada à concorrente Dayton Engineering Laboratories Company (Delco) e posteriormente adquirida pela General Motors, se tornando um dos principais fornecedores de componentes para a indústria automotiva mundial. Nos anos seguintes, a marca passou para a BorgWarner, antes de migrar com a Delphi e Hartridge para o controle da PHINIA.

No Brasil, a Delco Remy® produz e comercializa uma ampla gama de linhas de alternadores e motores de partida, produzidos na planta da marca em Brusque, Santa Catarina, destinados para uso em veículos comerciais e pesados como caminhões, tratores, ônibus, veículos agrícolas e de construção.

Os motores de partida são projetados para dar a partida em veículos pesados e que atuam fora da estrada em todas as condições e ambientes. Eles possuem tecnologia exclusiva para evitar problemas como partida prolongada, bateria descarregada, picos de tensão, alta resistência do circuito elétrico, ou mau uso do operador.

Já a linha de alternadores possui características como design sem escovas e a tecnologia Sensor Remoto, que otimiza o tempo de carga da bateria. Possui uma linha completa de 70A a 450A (24V), as unidades são mais leves e o design utiliza menos potência do motor, o que se traduz em economia de combustível. Os alternadores com design sem escovas têm menor desgaste e maior vida útil.

Hartridge – A terceira marca do grupo, Hartridge é referência entre equipamentos de teste e diagnóstico de motores diesel, utilizados em indústrias, oficinas mecânicas, laboratórios e centros de treinamento em todo o mundo. Fundada em 1930 em Londres, na Inglaterra, a companhia se especializou em oferecer uma série de equipamentos voltados para teste e diagnóstico de funcionamento de motores diesel. O seu portfólio contempla soluções para diversas marcas de motores diesel. A expertise da marca no segmento OE e as parcerias com grandes montadoras (mercado OEM) permitem que vários dos bancos de testes possuam autorização para o mercado de reparação. 

Vale destacar também as soluções proprietárias, com ampla cobertura e testes avançados para oficinas independentes. 

Entre os principais produtos, se destacam os equipamentos da linha CRi-Pro, destinada para testes diesel common rail avançado, incluindo as principais aplicações Euro 6, que oferece uma operação fácil e simples, desde a instalação do injetor até o relatório final de teste. O dispositivo permite a utilização de dois diferentes softwares, dependendo dos requisitos da oficina: O software Magmah Touch, líder de mercado, e o Delphi IRIS para estabelecimentos autorizados.

Também estão disponíveis bancadas das linhas Sabre, Toledo e Excalibur, com configurações específicas para cada aplicação. 

Amaury Oliveira ressalta que a PHINIA vê a presença da Hartridge no mercado brasileiro como uma grande oportunidade de negócios para a empresa e comenta os objetivos para a marca: “O aumento da tecnologia presente nos sistemas de injeção de combustível exigem atualmente um maior controle do funcionamento desses componentes, seja nas linhas de produção ou nos estabelecimentos de reparo e pós-venda. Por isso, a disponibilidade de equipamentos de alta precisão é cada vez mais necessária. Com o aumento da demanda por serviços de alta precisão e tecnologia temos na Hartridge uma importante ferramenta de negócios na prestação de serviços para montadoras, indústrias de autopeças e reparadores, consolidando assim, nossa posição nesse importante mercado.”

Investimentos na fábrica de Piracicaba

Inaugurada em 1991, na cidade paulista de Piracicaba, a planta da PHINIA é uma das mais eficientes e sustentáveis do grupo, alcançando resultados significativos em suas operações.

Responsável pela produção dos componentes da marca Delphi, reconhecida pelo alto nível de tecnologia e eficiência pela indústria automotiva e pelo mercado de reposição, a fábrica de Piracicaba ostenta diversas certificações nacionais e internacionais, que atestam a excelência tecnológica, produtiva e ambiental. Além disso, possui instalações diversas, como laboratórios de testes, centro de distribuição de peças e o primeiro centro de treinamento da marca na América Latina. Tudo isso é possível graças ao investimento de R$30 milhões realizado em 2023.

Com uma área total de 42 mil m², nela trabalham cerca de 1 mil profissionais, divididos em três turnos. O volume médio de produção anual é de quase 11 milhões de componentes, que atendem aos mercados do Brasil e de países na Europa e Ásia.

Entre as principais soluções produzidas na unidade estão as linhas de sistemas de injeção de combustível, incluindo sistemas flex fuel e diesel. Neste último, se destacam o de injeção a diesel novos e remanufaturados, bombas injetoras diesel e sistemas common rail. Para veículos de passeio, há os exclusivos injetores aquecidos e a linha de injetores GDi, introduzidos ao mercado recentemente, oferecendo melhor performance, consumo de combustível e redução de emissões de CO2, além da linha de bombas e módulos de combustível e canister

Operação sustentável – A unidade de Piracicaba tem uma operação altamente sustentável, na qual investe em iniciativas diferenciadas para a redução do consumo de recursos naturais, além de promover a conscientização ambiental em suas rotinas produtivas junto aos seus colaboradores, assim como, com fornecedores, clientes e com a comunidade local.

Giovani Benato, Plant Manager da operação de Piracicaba.

100% Aterro Zero – Desde 2020 todas as operações na fábrica evitam que 100% dos resíduos sejam descartados no meio-ambiente, garantindo assim, a certificação de Aterro Zero. A conquista ocorreu após um levantamento sobre os descartes de rejeitos industriais e novas formas de destinação, como explica Giovani Benato, Plant Manager da operação de Piracicaba: “Desenvolvemos ações como a reciclagem de materiais de uso diário, como papel toalha, copos plásticos e EPI’s descartados em nossas instalações. Também iniciamos a compostagem do resíduo orgânico proveniente da varrição da área fabril, composta por folhas e galhos pequenos gerados nas áreas verdes da fábrica, que nos permitiu atingir 100% de destinação alternativa a aterros”. Com essa conquista, a PHINIA Piracicaba ultrapassou a meta definida pela operação global, de 95% de destinação final em aterros, além de retirar do meio ambiente quase 4 toneladas de CO², por ano.

Compostagem – A iniciativa de compostagem permite que mais de 1,2 toneladas de material orgânico sejam descartados sem tratamento e ainda contribui para a produção de adubo orgânico, oferecido aos colaboradores da organização. Para isso, o material recolhido é depositado em grandes espaços, usados como composteiras.

Em seguida, ele é irrigado com ureia e coberto para a aceleração da decomposição, onde microrganismos decompõem a matéria orgânica, transformando-a em humus, rico em nutrientes. Após um período, a terra é separada e peneirada, e, após isso, já está pronto para ser utilizado.

Logística Reversa – Outra importante atividade ambiental adotada é o uso de logística reversa para embalagens. O sistema funciona por meio da compensação ambiental, garantindo a reinserção do material utilizado nas embalagens comercializadas no ciclo produtivo da empresa.

Em 2021 foram compensadas mais de 6,6 toneladas em embalagens de papel e papelão e 129 kg em embalagens plásticas, quando a empresa recebeu a certificação CRE (Certificado de Reciclagem de Embalagens em Geral), emitida pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Desde então, a companhia mantém o processo, garantindo o reaproveitamento constante de matéria-prima, mitigando o impacto ambiental.

Sistema de Osmose Reversa – O consumo de água é feito a partir da captação em poços artesianos. Para minimizar os impactos do consumo, a empresa adotou o Sistema de Osmose Reversa, que permite economizar aproximadamente 4 mil litros de água/mês. O sistema funciona retirando os sais da água e transformando-a em dois produtos: água pura, que é utilizada para o processo produtivo e o reaproveitamento da água, com grandes concentrações de sais nos demais procedimentos. “O processo permite oferecer até 99% de água purificada, essencial na operação de máquinas industriais porque evita a ocorrência de problemas de corrosão e incrustações”, afirma Geovani Benoto.

Eficiência Energética – Por meio do uso racional da energia em suas instalações, a PHINIA realiza a troca de matrizes energéticas com uso de combustíveis fósseis por outras que atendam à mesma capacidade, usando fontes renováveis e de baixa emissão de CO². Entre as ações está a troca dos equipamentos de ar-condicionado no refeitório da planta, por climatizadores, gerando uma economia anual de mais de 112 mil kW e uma redução de 94% de emissões de CO². Vale também ressaltar que toda a energia elétrica consumida em Piracicaba provém de fontes renováveis, com mais de 1,4 MWh (Megawatts) gerados por meio de energia eólica em 2022, conforme a certificação The International REC Standard.

Ações de Inclusão – Entre os seus pilares, a empresa tem a inclusão e a diversidade como principais valores em suas estratégias de negócio. Investimentos em diferentes ações mostram a seriedade com que os temas são tratados na PHINIA, que reconhece que as diferenças são uma fortaleza para o sucesso.

Desde o início de suas operações em Piracicaba, a companhia investe em parcerias com entidades locais, promovendo ações voltadas para a capacitação profissional, educação, artes e ações sociais diversas. Entre elas se destaca a parceria com o SENAI, a partir da promoção da capacitação profissional para portadores da Síndrome de Down, que após treinados, são contratados para trabalharem nas operações de embalagem da área de aftermarket da empresa.

O resultado é positivo para ambas as partes, conforme explica Amaury Oliveira, Vice-Presidente de Aftermarket da PHINIA para a América do Sul: “Este projeto permite com que ofereçamos uma porta de entrada a esses profissionais no mercado de trabalho, garantindo sua inclusão social. Ao serem contratados, eles adquirem um cargo formal na companhia. E o convívio diário com uma equipe heterogênea, derruba barreiras e minimiza preconceitos”.

Vale também ressaltar a presença de profissionais surdos e com deficiência auditiva nas atividades produtivas, que atuam em diferentes atividades “Os deficientes auditivos têm uma sensação tátil apurada e uma grande concentração para a realização de atividades complexas. Eles estão presentes em muitas das mais complexas atividades em nossa linha de produção”, ressalta Oliveira.

Em 2023, a operação da Delphi no Brasil foi reconhecida com o Prêmio Innovation Award 2023, por sua iniciativa na realização de treinamentos técnicos para profissionais surdos e com deficiência auditiva durante a Automec, sendo a única unidade global a apresentar um projeto de inovação baseado na inclusão e diversidade.

Presença Feminina – As mulheres têm uma presença significativa na PHINIA, atualmente, 27% ocupam cargos de liderança além de estarem presentes em posições nas áreas administrativas, comerciais, tecnológicas, na manufatura e no aftermarket. “Metade do quadro de colaboradores no aftermarket da empresa é composto por mulheres.”, ressalta Amaury Oliveira.

Para incentivar cada vez mais o protagonismo feminino em posições de decisão, a empresa mantém o programa “Woman in Leadership”, que capacita profissionais em cargos executivos.

Importância estratégica – Com uma história de 23 anos no mercado, a fábrica da PHINIA já faz parte da rotina da cidade, contribuindo para a economia e geração de empregos locais. Muitos de seus profissionais foram formados na empresa e desenvolveram suas carreiras nela.

Hoje, o sentimento de motivação com a chegada de um novo ciclo de investimentos e inovações se mistura com o orgulho de pertencer e pela importância da presença da companhia na região e dos benefícios que serão gerados futuramente: “Somos uma das indústrias mais tradicionais da cidade, reconhecidos por diversas gerações de trabalhadores que aqui construíram suas carreiras e prosperaram. Criamos uma relação muito próxima com a comunidade local. Nossas atividades não se restringem aos muros da fábrica. Nosso time está sempre participando ativamente de atividades voluntárias, engajados em fazer parte do dia a dia da região. Ainda neste ano reforçaremos nossos investimentos na fábrica, incluindo a construção do primeiro centro de treinamento da América Latina.”, finaliza Oliveira.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais