sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Tecnologia alertará motorista sobre acidentes à frente

A Volvo Cars lançou uma tecnologia inovadora de segurança conectada que agora pode alertar os motoristas sobre acidentes à frente. Com o recurso “Accident Ahead Alert”, os carros Volvo na Europa, começando pela Dinamarca, podem receber alertas em tempo real de um centro de gerenciamento de tráfego, permitindo aos condutores se prepararem proativamente para situações de acidentes.

- Publicidade -

A Volvo Cars apresentou uma tecnologia pioneira em segurança conectada, o “Accident Ahead Alert”, que permite que carros alertem diretamente os motoristas sobre acidentes à frente usando dados em tempo real de um centro de gerenciamento de tráfego. Disponível em carros Volvo compatíveis na Europa, inicialmente na Dinamarca, a novidade visa ajudar os motoristas a evitar colisões e congestionamentos causados por acidentes.

A funcionalidade fornece alertas instantâneos aos motoristas, informando sobre acidentes até algumas centenas de metros à frente. Os dados de localização são fornecidos por autoridades de estradas nacionais e carros compatíveis, começando pelos próprios carros da Volvo. A tecnologia é parte do compromisso contínuo da Volvo Cars em liderar inovações em segurança.

“Utilizando nossa tecnologia revolucionária de segurança conectada, nosso ‘Accident Ahead Alert’ pode auxiliar os motoristas da Volvo a evitar surpresas desagradáveis, contribuindo para tornar as estradas mais seguras para todos”, afirma Åsa Haglund, chefe do Volvo Cars Safety Centre. A colaboração com a Direção de Estradas Dinamarquesa e outros parceiros no ecossistema Data for Road Safety possibilitou a introdução dessa nova funcionalidade.

A tecnologia de segurança conectada da Volvo Cars, introduzida em 2016, utiliza a nuvem da Volvo Cars com dados em tempo real, permitindo que os carros se comuniquem entre si e alertem os motoristas sobre condições perigosas na estrada. Agora, os motoristas podem ser alertados sobre acidentes independentemente do horário do dia.

- Publicidade -

Os planos futuros incluem a integração de mais dados de tráfego compartilhados por parceiros no ecossistema europeu Data for Road Safety, incluindo centros de gerenciamento de tráfego em outros países e carros de outras marcas.

A Volvo Cars apela para mais autoridades rodoviárias compartilharem dados anônimos de acidentes de trânsito e encoraja outros fabricantes de carros a se juntarem à iniciativa para oferecer tecnologias semelhantes.

A empresa reitera seu compromisso contínuo em compartilhar dados de segurança conectada para integração em recursos de segurança e garantirá a privacidade dos usuários, compartilhando apenas informações essenciais.

“Estamos felizes que a Volvo Cars, como a primeira fabricante de automóveis, tenha começado a utilizar nosso novo feed de dados de eventos de tráfego em tempo real”, diz Stine Bendsen, chefe do Centro de Gerenciamento de Tráfego Dinamarquês na Direção de Estradas Dinamarquesa.

“Um alerta rápido sobre um acidente à frente dá ao motorista mais tempo para reduzir a velocidade e aumentar a distância para o carro da frente, ajudando a diminuir o risco de colisões subsequentes e proteger as pessoas que trabalham para liberar a via.”

- Publicidade -

Para os proprietários de carros Volvo, contribuir para a segurança nas estradas é simples: ativar o compartilhamento de dados por meio da opção “segurança conectada” no painel central do carro. O carro poderá então alertar o motorista sobre acidentes à frente usando a luz de alerta no painel e, se disponível, o display head-up. A Volvo Cars assegura que apenas informações essenciais serão compartilhadas com outros carros e os dados serão anonimizados para garantir a privacidade dos usuários.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança