terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Preço médio de veículos elétricos 0 km sobe 19,7% em fevereiro de 2024

Chegada de carros elétricos de marcas de luxo impulsionou o aumento, tornando o segmento o mais caro no mercado de veículos novos.

Em fevereiro de 2024, o preço médio dos veículos elétricos 0 km registrou uma alta significativa de 19,7% em relação ao mês anterior, de acordo com o 5º Relatório AutoAcrefi, realizado pela ACREFI em parceria com a Cox Automotive. Essa elevação foi impulsionada pela entrada de carros elétricos de marcas de luxo no mercado brasileiro, resultando no retorno do segmento elétrico ao posto de mais caro, considerando a média simples de preços praticados para modelos novos.

- Publicidade -

O 5º Relatório AutoAcrefi revelou que o preço médio dos veículos híbridos, que havia subido 3,49% em janeiro, teve uma leve queda de -0,58% em fevereiro, enquanto os modelos a combustão registraram um aumento de 2,24% no mesmo período. Filipe Pena, diretor executivo da ACREFI, explicou que o retorno da cobrança do Imposto de Importação contribuiu para a alta nos preços de híbridos e elétricos, e a chegada dos carros elétricos de luxo intensificou essa tendência.

Por outro lado, Pena destacou que as perspectivas são positivas para quedas na taxa de juros para financiamento automotivo, devido à redução da Selic, e também devido ao novo Marco Legal das Garantias, sancionado em outubro de 2023. Esse marco legal estabelece a retomada extrajudicial do bem quando o consumidor está inadimplente, um processo mais rápido e eficiente que impulsiona o mercado de crédito.

A pesquisa também analisou os preços dos veículos zero quilômetro desde janeiro de 2021 até fevereiro de 2024. Nesse período, os modelos elétricos apresentaram uma queda de -10%, enquanto os híbridos registraram um aumento de 8%, e os modelos a combustão tiveram um crescimento de 31%. Esses números são apresentados em um contexto de inflação acumulada de 23,33%.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança