quarta-feira, 29 maio , 2024
28 C
Recife

Veículos eletrificados crescem 145% no trimestre e têm segundo melhor mês da história

Emplacamentos de veículos elétricos apresentam crescimento expressivo, impulsionados por investimentos em infraestrutura e incentivos governamentais.

O mercado brasileiro de veículos leves eletrificados alcançou números recordes no primeiro trimestre de 2024, com um aumento de 145% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) revelam que março foi o segundo melhor mês da série histórica, com 13.613 emplacamentos.

- Publicidade -

O primeiro trimestre de 2024 foi marcado por um crescimento significativo no mercado de veículos leves eletrificados no Brasil. Com 36.090 emplacamentos no período, as vendas registraram um aumento de 145% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Esse desempenho histórico foi impulsionado por uma série de fatores, incluindo investimentos em infraestrutura de recarga, incentivos do programa governamental Mover e uma ampla oferta de modelos.

Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, os números refletem o crescente interesse dos consumidores brasileiros por veículos mais modernos e sustentáveis. Ele ressaltou a importância das sinalizações do governo para manter esse processo de crescimento e desenvolvimento da cadeia produtiva e industrial associada ao transporte elétrico.

No primeiro trimestre de 2024, os veículos leves elétricos plug-in (BEV+PHEV) consolidaram sua liderança no mercado brasileiro, representando 68% dos emplacamentos totais de veículos eletrificados. Esse segmento já ultrapassou o marco simbólico de 5% das vendas totais do setor automobilístico, indicando a consolidação da tecnologia no país.

Os veículos totalmente elétricos (BEV) foram os mais vendidos no período, com um aumento expressivo de 614% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Já os híbridos plug-in (PHEV) registraram um crescimento de 114%. Em março, as montadoras BYD, Toyota e GWM lideraram os emplacamentos de veículos eletrificados, sendo responsáveis por 72% das vendas do mês.

- Publicidade -

Quanto à distribuição geográfica, os estados do Sudeste, especialmente São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, lideraram os emplacamentos no primeiro trimestre, representando praticamente metade de todas as vendas no país.

O mercado brasileiro de veículos leves eletrificados continua a crescer rapidamente, impulsionado por investimentos, incentivos e uma crescente demanda dos consumidores por tecnologias mais sustentáveis. O aumento nas vendas reflete uma mudança significativa no setor automotivo e aponta para um futuro mais verde e eletrificado no Brasil.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais